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Conheça as principais tendências mundiais em tecnologia para o varejo e potencialize vendas

Com as mudanças no comportamento do consumidor, a tecnologia já tem seu lugar cativo dentro do setor de varejo. Mas de que tecnologias estamos falando?

De acordo com os apontamentos do Worldwide Retail 2018 Predictions, feitos pela IDC, estamos falando de experiências integradas e personalizadas e de ampla conectividade com o público.

Tudo isso foi reunido no estudo, que levanta 10 tendências que devem ser adotadas até 2021 pelo comércio e serviços de varejo. Confira neste post quais são.

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10 tendências em varejo para 2021

1. Omnichannel

A melhora da experiência do usuário por meio do amplo uso dos canais de comunicação será opção para 50% dos varejistas até o final de 2021, segundo a IDC. Segundo as análises, o omnichannel será, sozinho, responsável por aumentos de até 30% na rentabilidade.

2. Cloud

Os varejistas já estão ativamente envolvidos na transformação digital. Segundo a pesquisa da IDC, as principais mudanças acontecem com o investimento em tecnologias de plataformas fundamentais baseadas em cloud computing.

Leia também: Quando é hora de migrar para a cloud?

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3. Arquitetura para customer experience

A previsão é que 40% dos varejistas irão desenvolver ainda este ano uma arquitetura de customer experience suportada por uma camada IA, que permitirá um alto nível de personalização. A tecnologia promete proporcionar um aumento de conversão de até 30% e, com isso, uma receita até 25% maior.

4. Dados geoespaciais

Até 2021, de acordo com os estudos, os varejistas terão adotado dados geoespaciais para gerar maior eficiência na orquestração omnichannel, reduzindo os custos de estoque em até 25% em centros de distribuição e lojas.

5. Fulfillment

Segundo os dados da pesquisa, em 2020, mais de metade dos consumidores terão no fulfillment o principal motivo de lealdade. Como resultado, as empresas do setor de varejo aumentarão seus orçamentos para iniciativas em logística digital para criar uma experiência de realização totalmente transparente e amigável.

Leia também: Tecnologias de transporte last mile: tendências em modais

6. Assistentes digitais

Em 2021, 10% das vendas de varejo em cadeia serão criadas e gerenciadas por meio de assistentes digitais habilitados por voz, o que deve acelerar a predominância de mercados para a compra de produtos diários.

7. Defesa cibernética

No meio de ameaças cibernéticas em rápida evolução e atores ameaçadores de crescente sofisticação, 75% dos varejistas até o ano que vem devem adotar tecnologias de defesa cibernética baseada em Inteligência Artificial.

8. Força de trabalho digital

Até o fim deste ano, a previsão é que 40% dos varejistas terão iniciado uma transformação significativa da força de trabalho para oferecer ao cliente uma experiência virtual que rompe cada vez mais as barreiras do digital-físico, diminuindo a distinção entre eles.

9. Redes PIM/MDM

Em 2020, 20% dos varejistas terão redesenhado suas redes de Inteligência Artificial para PIM/MDM. Essas redes conectam os atributos do produto através da análise social e do comportamento de clientes, criando insights competitivos ​​para unificar merchandising e marketing.

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10.  IA, AR e IoT

Até 2021, respondendo às expectativas de experiência das partes interessadas, os varejistas que utilizarem a Inteligência Artificial, Realidade Aumentada (AR) e IoT (Internet das Coisas) para o envolvimento dos funcionários e clientes verão os níveis de satisfação do cliente aumentarem em até 20%, o aumento da produtividade dos funcionários cresce em até 15% e o estoque sobe em até 25%.

Veja: Logística inteligente: por que usar Big Data, IA e IoT para se diferenciar

10 tecnologias para usar agora no varejo

E, para deixar você ainda mais inteirado das inovações em varejo, separamos 10 ideias de novas tecnologias que aumentam a capacidade das lojas (tanto físicas quanto virtuais) de fazerem negócios e ampliarem os lucros.

1- Realidade Aumentada (AR)

Por meio de um espelho interativo, o cliente pode “provar” roupas e acessórios sem precisar vestir a roupa. O equipamento é composto por um hardware específico que conta com uma tela e uma câmera que captura a imagem da pessoa e sobrepõe as peças, demonstrando como elas ficariam no corpo.

2 – Vitrine virtual

Utilizando telas especiais é possível criar uma vitrine com efeitos que capturam a atenção dos clientes através de animações e imagens interessantes.

3 – Totem digital

Por meio de máquinas é permitido ao cliente o acesso a diversos conteúdos de seu interesse dentro de uma loja ou um espaço. Informações, por exemplo, sobre os produtos e dados da marca.

4 – Robôs em estoque

Com a evolução da tecnologia surgiram os robôs inteligentes que atuam no estoque do setor de varejo. A automatização de armazéns, por exemplo, melhora a eficiência da cadeia logística, garantindo melhores resultados e diminuição de erros.

5 – Chatbots

No varejo online, um dos principais problemas de lojas virtuais é manter a qualidade no atendimento ao cliente. Com o auxílio das tecnologias de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data, os sistemas inteligentes entendem a linguagem do cliente e conseguem fazer o atendimento inicial como se fossem humanos.

6 – Aplicativos de vendas

Ter um app da loja disponível para o cliente acessar é muito mais simples e prático do que o cliente ter que entrar no site da empresa. Além disso, o aplicativo permite o uso de recursos do Smartphone como notificações, GPS e outras funcionalidades.

7 – Personalização do site

Com uma coleta de dados eficaz, as empresas varejistas podem personalizar suas páginas do site de acordo com as preferências do usuário. Isso permite que a marca se mostre de uma maneira mais interessante ao consumidor e maximiza os resultados, evitando que ele perca tempo com aquilo que não interessa.

Saiba mais: O que são sistemas de recomendação?

8 – Sistemas de gestão online

Os sistemas de gestão são fundamentais para realizar todo controle logístico entre as lojas físicas e virtuais, além de administrar a questão financeira dos dois canais.

9 – Análise de dados inteligente

Soluções de Big Data ajudam a coletar dados, processá-los e analisá-los com o objetivo de auxiliar no crescimento do negócio. Os dados coletados nas lojas virtuais ainda podem auxiliar a empresa a entender características do cliente que podem ser úteis também para a loja física.

10 – Aplicações blockchain

Tanto o varejo físico quanto o online sofrem com as tentativas de fraude e todos os anos amargam milhões de reais em prejuízo por conta disso. A tecnologia blockchain pode ser uma saída para a segurança das transações financeiras.

Confira: O novo pnorama da segurança de dados no setor financeiro

Tecnologia no varejo: uma aplicação voltada a resultados

Como vimos, há muito espaço para a aplicação de tecnologias no varejo. Transformar tais tendências e tecnologias em projetos reais, que criem valor para a jornada de compra, no entanto, requer uma estratégia robusta e um setor de TI ativo e afinado a negócios.

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