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Veja quais as tecnologias-chave que auxiliam o engajamento e a produtividade dos profissionais em trabalho remoto

O ano de 2022 iniciou com a crise pandêmica voltando a se agravar em todo o mundo. 

Diante desse cenário, o trabalho remoto, que foi bastante difundido no Brasil e adotado pela maioria das organizações, desde o início da COVID-19, torna-se o modelo de trabalho padrão em muitas empresas que viram a produtividade de seus profissionais aumentar durante o home office.

De acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que mapeou o trabalho remoto no país desde o início da pandemia, de maio a novembro de 2020, 7,3 milhões de pessoas trabalharam de forma remota no Brasil, o que equivale a 9,2% da população ocupada e não afastada, sendo responsável por 17,4% da massa de rendimentos gerada via trabalho.

No universo da TI, o home office é ainda mais popular. Segundo levantamento da GeekHunter, plataforma de recrutamento de pessoas desenvolvedoras de software e data science, mostra que 78,27% dos profissionais que atuam na área de TI preferem manter o trabalho remoto pelos benefícios que ele oferece.

A pesquisa apontou ainda que as empresas perceberam essa inclinação dos profissionais e estão mais abertas a manterem essa modalidade. Entre as que já decidiram o modelo que vão implementar no pós-pandemia, 43,87% devem continuar com o home office.

Entretanto, para líderes de TI e áreas de negócio, uma das maiores questões nessa nova realidade é: quais ferramentas e serviços são essenciais para dar suporte aos profissionais de home office hoje? O que permitirá que eles sejam produtivos, conectados, engajados e satisfeitos, independentemente de onde quer que estejam trabalhando? 

Neste post, vamos abordar o que as organizações estão realizando para melhorar a experiência do profissional, quais as plataformas e ferramentas colaborativas mais usadas no mercado e 3 tecnologias-chaves adotadas por empresas para o trabalho remoto.

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Melhorando a experiência do profissional

Vivemos a era dos negócios digitais, por isso faz sentido que as organizações utilizem as tecnologias também para melhorar a experiência do profissional com o trabalho.

Além de contar com uma maior satisfação do profissional, a organização que o motiva por meio de boas experiências no ambiente corporativo tende a se beneficiar também do aumento na produtividade e com um maior engajamento dele nas atividades em equipe.

De acordo com o relatório Transformação Digital na América Latina, 64% das organizações latino-americanas devem apostar no trabalho completamente remoto a partir dos próximos anos, número que era apenas 9% antes da pandemia. 

Assim, com o aumento do trabalho remoto, o que se espera é que mais equipes de TI estabeleçam estratégias de experiência digital do profissional.

webinar business agility

Atualmente, existem no mercado plataformas e ferramentas que fornecem a capacidade de medir e melhorar a experiência do profissional por meio de dispositivos, onde quer que estejam.

Afinal, sabemos que quanto mais satisfeito com a sua experiência na organização, mais chances o profissional de TI tem de permanecer na empresa.

Contudo, com a escassez de mão de obra qualificada nessa área e o aumento de demanda no setor de TI, reter profissionais de tecnologia apostando em inovação é fundamental nesse momento de transformação digital nas empresas.

Saiba mais: Comunicação assertiva: 6 dicas para equipes remotas

Plataformas e ferramentas de colaboração corporativa

Com o atual contexto do trabalho remoto é possível prever que as novas tecnologias irão se expandir cada vez mais para atender profissionais que atuam nessa modalidade.

Assim, organizações buscam plataformas para transformar os espaços de trabalho digitais, incluindo fornecer aos profissionais implantações automatizadas de aplicativos e acesso a serviços em nuvem, além de ferramentas para tarefas e fluxos de trabalho comuns.

De acordo com a Hostinger, entre as melhores ferramentas de colaboração online para trabalho remoto, estão:

Canva

O Canva é uma plataforma que permite criar designs em tempo real junto ao resto do time. O fluxo de trabalho é facilitado pela possibilidade de publicar comentários em tempo real, marcar os membros da equipe e compartilhar os designs com colegas. Ainda é possível enviar feedbacks de modo imediato e aplicar as sugestões diretamente na ferramenta.

Google drive 

O Google Drive é um serviço de gerenciamento de armazenamento baseado em nuvem. Ele permite que pessoas envolvidas no processo armazenem, editem, compartilhem e acessem arquivos. Ele também permite sincronizar arquivos em vários dispositivos, além de aplicativos para Windows, Mac, Android e iOS com recursos offline. Ou seja, os profissionais têm acesso aos arquivos de trabalho em qualquer lugar e a qualquer hora.

Microsoft Teams

Integrado ao Office 365, o Microsoft Teams combina mensagens de grupo com videoconferências, armazenamento de arquivos e anexos. O melhor da ferramenta é poder personalizá-la de acordo com as necessidades da equipe. 

Trello

O Trello é uma ferramenta de colaboração online e gerenciamento de projetos bastante utilizada por equipes de TI autogerenciáveis e líderes que são adeptos de uma gestão compartilhada de TI. Baseado na ideia de cartões de tarefas em lista, que estão localizados em um quadro, a ferramenta também é excelente para quem trabalha com o scrum.

Leia também: Comunicação assíncrona: quando ela eleva a produtividade?

3 tecnologias-chave para o trabalho remoto

Ao longo dos dois últimos anos, tanto as organizações quanto os profissionais precisaram se adaptar às tecnologias que colaboraram com o trabalho remoto.

À medida que o home office se consolidava, ferramentas e plataformas foram evoluindo, assim como as relações de trabalho, para atender às atuais demandas. 

Entre as 3 tecnologias que se destacaram no trabalho remoto e ainda devem continuar em alta para os próximos anos, podemos elencar:

1. Ferramentas baseadas em IA

A inteligência artificial está cada vez mais presente no ambiente corporativo auxiliando em processos de trabalho, principalmente remotos, tanto que especialistas dizem que a IA desempenhará um papel importante no futuro do trabalho. O que se espera é ver a implantação acelerada de dispositivos inteligentes habilitados para IA, como câmeras inteligentes que identificam rostos e vozes em ainda mais empresas.

2. Tecnologias de automação

O aumento de plataformas e ferramentas de automação, como a automação de processos robóticos (RPA), já é uma realidade em muitas empresas, e essas tecnologias representam uma grande parte do futuro local de trabalho. Além de auxiliarem em tarefas repetitivas, com a diminuição de falhas, as tecnologias de automação também são fundamentais para ajudar no desenvolvimento de fluxos de trabalho mais contínuos.

3. Análise avançada

A partir do momento que as organizações aprimoram seus recursos em análise, as tomadas de decisões de líderes tornam-se mais assertivas, pois são orientadas a dados. E isso, em um momento de tantas mudanças no ambiente de trabalho é fundamental para otimizar a força de trabalho, manter o engajamento da equipe e a produtividade em alta. Ter ferramentas analíticas avançadas que possam capturar, combinar, analisar e visualizar dados altamente complexos relacionados ao trabalho remoto pode ser um grande diferencial para empresas que desejam continuar competitivas no mercado.

Veja ainda: Outsourcing de TI em tempos de home office

Aumentando a performance da força de trabalho

Como vimos, as tecnologias projetadas para acomodar, proteger e melhorar a satisfação e a produtividade de profissionais remotos serão fundamentais com o home office como modalidade padrão de trabalho, principalmente na área de TI.

Por parte das organizações, elas precisaram criar experiências de alta qualidade aos profissionais, para que estes se sentissem motivados com o trabalho.

Já os profissionais precisaram aprender um novo jeito de atuar utilizando a tecnologia como aliada nas relações de trabalho e no fluxo das tarefas.

Mostrando-se como um parceiro importante de seus clientes nessa jornada de inovação, a Supero coloca-se à sua disposição e da sua empresa para auxiliar no processo de transformação digital e trabalho remoto.

Entre em contato com um de nossos consultores especializados e veja como podemos melhorar os resultados de produtividade e engajamento de seus profissionais que atuam no home office.

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