Blog

Veja quais são as 4 competências tecnológicas que você precisa desenvolver para entregar uma estratégia de TI alinhada ao futuro da organização

Há mais de uma década, acompanhamos organizações globais investindo em tecnologia e transformação digital para estarem a par das tendências do mercado e conseguirem lançar modelos de negócios mais rápidos e eficientes. 

Entretanto, nos últimos dois anos, a capacidade de se diferenciar dos concorrentes diminuiu, os métodos de inovação já não surtem os mesmos efeitos e metodologias ágeis, como design thinking, que antes gerava resultados incríveis, agora são o padrão.

Diante desse cenário, muitos líderes de TI têm se perguntado o que aconteceu com as promessas de crescimento rápido, aumento de produtividade e a cultura da inovação? Será que todas as mudanças em função do digital não foram suficientes?

Talvez. Pois, apesar dos esforços, a maioria das empresas ainda está no estágio de iniciante ou intermediário de maturidade digital e não consegue alcançar todos os benefícios de uma transformação digital bem sucedida. 

De acordo com pesquisa da Forrester, há 4 competências tecnológicas, diretamente relacionadas às áreas de pessoas, processos, governança e tecnologia, que precisam ser desenvolvidas pelos líderes de TI com objetivo de fortalecer a estratégia de tecnologia e se alinhar para o futuro da organização. 

Uma estratégia de tecnologia de ajuste futuro permite que as empresas se adaptem constantemente e reimaginem novas oportunidades de negócios, antecipem as necessidades dos clientes com criatividade e rapidez e priorizem a resiliência para oferecer inovações sustentáveis e disruptivas.

Neste artigo, vamos abordar as 4 competências tecnológicas que líderes de TI precisam dominar para entregar uma estratégia de TI alinhada ao futuro das organizações.

Por que investir em competências tecnológicas estratégicas?

Independente de evolução tecnológica, focar na experiência do usuário continua sendo a estratégia mais assertiva para ter sucesso nos negócios. 

Isso é uma máxima que vale para todas as organizações, em todos os setores da indústria, e em todos os departamentos dentro da própria empresa.

No entanto, para alcançar resultados, não basta adquirir a tecnologia necessária para oferecer uma experiência incrível para o cliente. 

Segundo pesquisa da Forrester, já citada, para ser eficiente, a tecnologia deve permear todos os profissionais, pontos de contato do cliente, processos de negócios e política da organização. Ou seja, o líder de TI precisa de uma estratégia de tecnologia de ajuste de futuro, definida pela Forrester como:

Uma abordagem tecnológica obcecada pelo usuário que permite que uma empresa reconfigure rapidamente estruturas e recursos de negócios para atender às necessidades futuras de clientes e profissionais com adaptabilidade, criatividade e resiliência.

Nova call to action

Competências tecnológicas a serem alcançadas por líderes de TI

Para a Forrester, para alcançar seus objetivos de uma estratégia realmente eficiente o líder de TI precisa focar em 4 competências tecnológicas:

1. Pessoas

Em um primeiro momento pode parecer contraditório focar em pessoas para maximizar a contribuição da tecnologia para o valor do negócio. Entretanto, valorizar o talento, a cultura e a estrutura organizacional pode causar um grande impacto para os resultados da empresa que investe em tecnologia para melhorar a experiência do cliente. 

De acordo com estudos da Forrester, profissionais mais engajados têm melhor desempenho e estão mais aptos a contribuir com o crescimento da empresa, a partir de ideias inovadores e empatia pelo cliente.

Nesse caso, cabe ao líder de TI manter os profissionais motivados e alinhados aos objetivos da organização, introduzindo novas formas de medir, avaliar e melhorar a produtividade da equipe e promover uma mudança de mentalidade, se for necessário.

2. Processo

A velocidade nos processos que dependem de tecnologia continuarão sendo importante para os clientes. No entanto, as empresas que estarão na vanguarda serão altamente adaptativas. Isso significa que as organizações estarão dispostas e preparadas a mudar o modelo de negócio para se adaptar às oportunidades.

Para dominar essa competência tecnológica, a Forrester indica 5 ações:

3. Governança

Historicamente, a governança tecnológica se concentrou na organização por meio do líder de tecnologia por ser o principal fornecedor de TI para a empresa.  Hoje, vários stakeholders em todo o ecossistema selecionam, desenvolvem, usam e aprimoram a tecnologia de negócios.

Afinal, manter a integridade corporativa como instrumento de governança facilita a tomada de decisão, avaliação de riscos e alocação de profissionais de TI, quando necessário. Ao abordar a governança tecnológica, a Forrester sugere algumas maneiras de reimaginar a TI:

  • Financie resultados de negócios, não projetos ou requisitos;
  • Gerencie riscos no ecossistema da empresa para obter vantagem competitiva;
  • Use a política para impulsionar soluções baseadas em plataformas;
  • Meça os resultados dos clientes e a agilidade para ter sucesso.

4. Tecnologia

Olhar para a inovação orientada à tecnologia é uma das maneiras eficientes de ganhar e manter clientes mais exigentes. Para desenvolver essa competência, a Forrester indica:

  • Dispor de plataformas para flexibilidade, como transações que automatizam operações de negócios.
  • Oferecer segurança e privacidade para ter um controle dos dados e gerenciar melhor os riscos.
  • Usar tecnologias emergentes para novas oportunidades, a fim de oferecer experiências aprimoradas.

Veja a seguir quais são as principais tendências tecnológicas utilizadas pelas organizações líderes durante a transformação digital e veja em qual dessas tecnologias emergentes sua empresa está investindo.

Contudo, para que os resultados de apostar nessas competências tecnológicas façam a diferença para a organização, o líder de TI deve saber enfrentar desafios, que certamente virão com as mudanças, como dívida técnica, resistência cultural e silos organizacionais.

Assim, poderá evoluir rapidamente para continuar atendendo as necessidades dos clientes que certamente exigirão cada vez mais das empresas. E, nesse caso, buscar recursos para uma futura estratégia de TI é o próximo passo para se manter competitivo no mercado.

Leia também: Confiança corporativa: como construir e fortalecer?

O plano de líderes tecnológicos para o futuro das organizações

Como vimos, as competências tecnológicas que envolvem pessoas, processo, governança e tecnologia são ferramentas importantes para líderes de TI dominarem, a fim de estarem preparados para entregas mais estratégicas no futuro.

As mudanças no universo da tecnologia continuam acontecendo e soluções seguem evoluindo para facilitar a vida e o trabalho de uma sociedade cada vez mais apta ao digital. Mas, e a sua organização, tem desenvolvido ações alinhadas a essas 4 competências tecnológicas para gerar resultados e acelerar as mudanças nos negócios e no mercado?

Pense e reflita sobre isso. Se você chegar à conclusão que precisa de um parceiro para ajudar você a desenvolver as competências, conte com a Supero. Presente no mercado de soluções de TI há 18 anos, somos especialistas em auxiliar empresas a conquistarem  agilidade e resiliência a fim de fortalecer seus pilares estratégicos.

Entre em contato com um de nossos consultores especializados e veja como podemos ajudar sua organização a ter uma visão mais ampla dos negócios, pensando nas necessidades de uma sociedade que já antevê o futuro.

Procurar

Contato

Sede Florianópolis

Rod. José Carlos Daux, 4190

Sede Blumenau

Rua São Paulo, 3251 – 2º andar

SedeTrento/IT

Via dei Solteri, 38

Posts Relacionados

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Política de privacidade.