Veja quais soft skills são essenciais para um líder de TI ter sucesso com a sua equipe e nos negócios
Com o avanço das transformações digitais, as organizações perceberam que as relações de trabalho no ambiente de TI precisam de colaborações com habilidades que vão além da técnica.
Assim, as soft skills de gestores de tecnologia, que estão relacionadas com competências comportamentais dos profissionais, passaram a ser muito importantes no atual contexto organizacional.
Por isso, se você é um líder de TI, é fundamental reconhecer quais são as suas soft skills e como ampliar suas habilidades, a fim de trabalhar seu desenvolvimento pessoal e tornar seu trabalho mais simples e objetivo, explorando características que ajudem você a alcançar suas metas.
De acordo com o relatório: A reinvenção da cultura corporativa, que aborda as tendências globais de talentos 2022, divulgado pelo Linkedin, a criatividade é a qualidade mais demandada atualmente pelas empresas.
Os empregadores procuram profissionais de TI capazes de conceber soluções exclusivas. E, apesar dos processos operacionais serem cada vez mais automatizados, com as tecnologias de automação, a criatividade ainda é bastante valorizada por ser um diferencial competitivo para as organizações.
Percebemos que, nos últimos anos, a inovação tecnológica e as novas políticas de inclusão trouxeram uma mudança no perfil profissional dos líderes de tecnologia e o processo de recrutamento e seleção de TI precisou ser mais estratégico para atrair mais profissionais talentosos.
Mas, quais as soft skills que todo gestor de TI precisa desenvolver para estar alinhado com as expectativas das organizações, atualmente?
Neste post, vamos abordar porque as soft skills são importantes no mercado de TI, quais as 7 habilidades comportamentais que gestores de TI precisam desenvolver e como será o futuro dos líderes de TI.
Soft skills: porque são importantes no mercado de TI
De grande relevância, atualmente no ambiente de trabalho, as soft skills podem dizer muito sobre quem é o profissional no mercado de TI.
Isso porque, muitas organizações já comprovaram que características social, mental e emocional do profissional de tecnologia contribuem efetivamente para os resultados do setor.
Com isso, por exercerem cargos cada vez mais estratégicos, os gestores de TI costumam influenciar não só a equipe de tecnologia, mas também o clima e a cultura da empresa.
Desse modo, quesitos como inteligência emocional, comunicação assertiva e foco no processo, ao invés de apenas nos números, são algumas das habilidades que organizações têm se interessado mais nos últimos anos.
Assim, podemos observar que as soft skills alinhadas com a cultura da empresa são indispensáveis, pois ajudam a direcionar pessoas para áreas de maneira mais afirmativa, sabendo que a gestão do capital humano é fundamental para o bom desenvolvimento do negócio.
No entanto, nem sempre as habilidades valorizadas pelo mercado já foram desenvolvidas por gestores de TI. Afinal, em tempos atrás, as habilidades técnicas eram mais importantes do que as comportamentais.
Porém, hoje em dia, ignorar ou desconsiderar as soft skills pode trazer prejuízos para os negócios. E, nesse contexto, cabe ao gestor de TI desenvolver essas características para ter sucesso na carreira e auxiliar as organizações a alcançar os resultados esperados.
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7 soft skills para gestores de TI desenvolver
Por se tratarem de habilidades subjetivas, as soft skills geralmente são construídas ao longo da vida do profissional.
Entretanto, de acordo com Carine de Paiva Farias, tech recruiter na Supero Outsourcing, existem algumas competências comportamentais que gestores de TI precisam ter, pois aliadas às hard skills, ajudam a conquistar equipes mais eficientes e obter sucesso na carreira.
Com o apoio de Farias, relacionamos a seguir 7 soft skills que todo líder de TI precisa desenvolver:
1. Comunicação
A comunicação é uma das soft skills mais importantes para a liderança. A falta dessa habilidade, tanto a verbal quanto a escrita, para profissionais de TI é um forte indicador de problemas com a equipe, que inclusive pode se estender também para clientes.
2. Colaboração
Trabalhar bem em equipe e com outros profissionais da área de negócios é outra prioridade entre os líderes. A falta de capacidade de colaboração do gestor de TI com seus liderados gera problemas na resolução de desafios em projetos de tecnologia. Essa habilidade se tornou ainda mais importante hoje em dia, com a TI mais estratégica, em que líderes de TI trabalham diretamente com os executivos das companhias e clientes externos.
3. Liderança
A liderança é outra habilidade essencial e, muitas vezes, difícil de encontrar em profissionais de TI, mesmo em funções gerenciais. Ter a mentalidade de ser um educador, não só com a equipe de TI, mas com outras áreas da empresa nem sempre está no mindset desses profissionais. Ter essa característica ajuda no reconhecimento de autoridade junto à equipe e faz com que sejam referência técnica e em soluções de desafios do dia a dia.
4. Entendendo e resolvendo problemas de negócios
Ser um solucionador de problemas significa ter a capacidade de entender e resolver problemas de uma forma consultiva. Muitas vezes, os líderes de TI com essa soft skill enxergam que o consumidor ou um colega interno como um cliente e traram a demanda focados em liderança de atendimento ao cliente. Difícil de encontrar no profissional e bastante valorizada no mercado, essa é uma soft skill que é mais difícil de ensinar do que outras, como a comunicação, por exemplo.
5. Inteligência emocional / empatia
Habilidades interpessoais, como a capacidade de ver uma situação do ponto de vista de outra pessoa, podem ser muito importantes para os líderes de tecnologia. Essas são algumas das habilidades mais importantes, principalmente para gestores que lidam com clientes, pois os deixam empatizar com o outro a ponto deles realmente entenderem e se colocarem no lugar dele.
6. Planejamento e Execução
Em uma organização, regularmente, os líderes são medidos também pela capacidade de bater metas e entregar os números esperados. No entanto, sabemos que atingir bons resultados não é algo que cai do céu. Por isso, além do protagonismo e da iniciativa em ter atitude para se planejar e começar a fazer, é importante ter a “acabativa” para alcançar os resultados pretendidos.
7. Delegação e Mentoria
Além de liderar pelo exemplo e realizar atividades de gestão de pessoas e de negócios, outra importante atribuição de um bom gestor de TI é desenvolver as pessoas do seu time, para que sejam cada vez melhores em suas habilidades. No entanto, para isso ser possível no dia a dia do trabalho, deve-se planejar a delegação, oferecer e receber feedbacks e usar situações de trabalho para treinar a equipe. No curto prazo, isso costuma gerar maior engajamento e motivação do time. No médio prazo, resultados mais consistentes e senso de pertencimento e integração. Olhando para o futuro, é a formação de sucessores que fornece a linha para a continuidade do modelo de gestão.
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O futuro dos líderes de TI
Como vimos, o futuro do trabalho exigirá soft skills de líderes de TI cada vez mais alinhadas com as estratégias da organização.
Devido ao avanço da automação, em alguns anos, as pessoas dividirão espaço com máquinas inteligentes e, certamente, irão se destacar no trabalho profissionais que tiverem habilidades comportamentais que contribuem para o desenvolvimento da empresa.
Além das hard skills, que são fundamentais para uma entrega técnica eficiente, as soft skills estão cada vez mais valorizadas em áreas de TI por auxiliarem as áreas de negócios, inclusive na comunicação com os clientes.
Contar com equipes de TI autogerenciáveis e profissionais altamente capacitados na área de tecnologia também pode ajudar o gestor a acelerar o desenvolvimento de soft skills.
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