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Veja dicas valiosas na área de gestão de pessoas para manter o engajamento e o bem-estar dos profissionais de TI

Atrair e reter talentos para o setor de tecnologia não está sendo uma tarefa fácil no Brasil, principalmente em tempos de pandemia, com o aumento da demanda por soluções digitais nas organizações.

Por conta disso, a gestão de pessoas de TI vem se tornando uma função cada vez mais estratégica, exigindo de gestores de tecnologia algumas habilidades e competências específicas

Entre essas características está a capacidade de manter a performance e o engajamento da equipe, assim como o bem-estar dos profissionais, mesmo no home office. Um verdadeiro desafio para muitos líderes acostumados a fazer a gestão de forma presencial.

Segundo dados do 2021 People Management Report, que entrevistou mais de 2.000 profissionais, 63% deles, que consideram o gestor péssimo, revelaram que pensam em pedir demissão no próximo ano.

De acordo com o relatório, a habilidade que os profissionais mais sentem falta em seus gestores é a comunicação assertiva. Além disso, 36% dos profissionais dizem que seus gerentes estão esgotados. E, a falta de comunicação é ainda mais pronunciada entre os entrevistados com gerentes exaustos.

Falta de comunicação aliada à exaustão em uma gestão de pessoas de TI costuma gerar consequências como falta de engajamento, motivação, alinhamento e bem-estar do time.

Por isso, a fim de auxiliar gestores de tecnologia a manterem a produtividade do setor, oferecendo à equipe liderança e apoio, mesmo à distância, neste artigo, abordamos a importância da gestão de pessoas de TI, 8 boas práticas para o engajamento e bem estar dos profissionais e como ser um líder que inspira seus liderados.

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A importância da gestão de pessoas de TI

É unânime entre os gestores de TI que, por mais que a inovação seja essencial para o crescimento e a evolução da empresa no mercado, o capital humano é o mais importante recurso dentro de uma organização, sendo diretamente responsável pelos resultados alcançados.

Por isso, é fundamental para o sucesso das operações ter uma boa gestão de pessoas de TI, a fim de garantir uma equipe qualificada, motivada e produtiva.

Muitos profissionais buscam mais do que alguém para chefiá-los, querem um gestor que esteja atento às suas necessidades profissionais e em muitos casos as pessoais também.

Até porque a motivação de um profissional de TI, atualmente, não está somente no recebimento de um salário compatível com o mercado, mas sim em benefícios que vão além disso, como plano de carreira, bom ambiente de trabalho, horários flexíveis e autonomia.

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Inclusive, a própria noção de liderança para alguns gestores precisa ser atualizada, à medida que novas gerações assumem papéis de destaque no dia a dia dos negócios. 

Afinal, estar à frente de um grupo de pessoas que trabalha pautado na colaboração e no sentido de propósito não é uma tarefa simples.

Contudo, atualmente, uma boa gestão de pessoas de TI abrange tarefas de recrutamento e retenção, mas também de desenvolvimento contínuo de profissionais

Nesse sentido, um bom trabalho nessa área garante um melhor desempenho do time e potencializa os resultados da empresa.

Líderes com boas avaliações em gestão de pessoas de TI costumam ter perfis parecidos, com características como:

  • Incentivo à inteligência;
  • Reconhecimento dos méritos;
  • Capacidade de tomar boas decisões;
  • Assumem responsabilidades;
  • São proativos e observam dores;
  • Estão a par das novidades;
  • Estabelecem limites pessoais claros e;
  • Serão um exemplo aos liderados.

Leia também: 9 sinais de que a relação de confiança entre CIO e liderados está fraca

8 boas práticas para gestão de pessoas de TI

1. Organize os processos 

Revise todos os processos, o modo de trabalho e as atividades de cada profissional do setor, com objetivo de ver o que pode ser melhorado. Se precisar, realoque o profissional ou a atividade e alinhe tudo às atuais práticas de TI, aumentando as chances de potencializar a produtividade e a satisfação da equipe.

2. Desenvolva talentos

Gestores experientes sabem que o talento é um elemento crucial para garantir o sucesso das operações no setor. De modo que pessoas talentosas na área de TI precisam estar em sintonia com as inovações tecnológicas. Isso gera motivação no profissional e cria uma vantagem competitiva para a organização.

3. Ofereça e receba feedbacks

A comunicação entre os gestores de tecnologia com seus times é uma das tarefas mais poderosas para uma boa gestão de pessoas de TI. Afinal, para contar com uma equipe inovadora e criativa é importante dar e receber feedbacks. Poder se expressar, sanar as dúvidas e expor o que incomoda faz com que as tarefas estejam mais alinhadas.

4. Incentive a capacitação

Oferecer treinamentos e cursos aos profissionais de TI impacta diretamente na qualidade do serviço e indiretamente na rentabilidade da empresa. Para contar com uma equipe que responde bem aos desafios propostos é preciso que todos possuam os conhecimentos necessários para exercer suas funções com excelência. 

5. Identifique as necessidades

Para identificar as necessidades de cada profissional dentro da equipe, o gestor deve avaliar individualmente o que está prejudicando os resultados. Incentivar uma competição saudável entre os profissionais também é válido, inclusive com metas e recompensas individuais e em grupo.

6. Conceda autonomia 

Ao focar na gestão de pessoas de TI, evite a todo custo o microgerenciamento. Este estilo de liderança leva à alienação dos profissionais, sendo pouco produtivo. Ao invés disso, assegure que os profissionais tenham independência e autonomia para encontrar soluções aos desafios que enfrentam no dia a dia.

7. Invista em melhoria contínua

Nenhum profissional gosta de se sentir robotizado. Nesse sentido, uma gestão de pessoas de TI realmente efetiva é aquela capaz de aumentar os níveis de satisfação e desempenho de cada integrante da equipe, para que o profissional esteja preparado e se sinta capacitado a tomar decisões assertivas em relação às suas atividades. 

8. Aposte em novas tecnologias

Contar com tecnologias que garantem mais efetividade aos processos operacionais pode ser bastante eficiente para uma boa gestão de pessoas de TI. Afinal, a aplicação de tecnologias de automação que otimizam serviços manuais potencializam os resultados da equipe e fazem com que os profissionais tenham mais tempo para se dedicar a tarefas de maior valor.

Saiba mais: Kaizen: o processo de melhoria contínua no Lean Thinking

Líderes de TI que inspiram profissionais

Uma boa gestão de pessoas de TI deve garantir profissionais capacitados, motivados e altamente qualificados para executar todos os processos do setor com máxima efetividade.

Um líder competente, democrático e inspirador fará toda a diferença para isso.

Porém, contar com lideranças que tenham técnicas e habilidades para atrair e reter bons profissionais de TI, principalmente, os que detêm alta capacidade de entrega, é um desafio nos dias de hoje. 

Ter um CIO que participa efetivamente das decisões da empresa, junto aos demais líderes, é essencial para inspirar os liderados e fazê-los acreditar que as áreas de uma organização podem trabalhar muito bem unidas por um objetivo em comum.

Os setores de RH e TI de muitas organizações com visão analítica já atestaram os benefícios de atuarem juntos e cada vez mais colocam em prática ações no sentido de tornar a área tecnológica das empresas mais humanizada.

Confira ainda: Saúde mental no trabalho da TI: 5 formas de CIOs atuarem

Conte com um parceiro de negócios

Como vimos, a gestão de pessoas de TI impacta diretamente nos negócios, uma vez que a produtividade e o engajamento dos profissionais nos projetos estão diretamente relacionados com a atuação do líder.

Se a sua empresa precisa de expertise e experiência nessa área de gestão para profissionais de tecnologia, conte com um parceiro especialista e com credibilidade para oferecer os melhores resultados.

Presente no mercado de soluções de TI há 18 anos, a Supero conta com serviços de outsourcing de profissionais de TI, que oferecem um modelo próprio de gestão de pessoas que atende sob demanda os seus projetos.

Assim, enquanto a Supero faz a gestão das pessoas, a empresa conduz a gestão do projeto, de acordo com suas necessidades e valores organizacionais.

Entre em contato com um de nossos consultores e veja como otimizar as demandas do seu time e aumentar a produtividade nos negócios terceirizando a gestão de pessoas de TI.

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