Mesmo com a manutenção da produtividade dos profissionais, empresas repensam o modelo home office a fim de manter ativa a cultura da inovação
A pandemia do novo coronavírus alterou a rotina de milhares de pessoas no mundo inteiro, inclusive no dia a dia do trabalho, com experiências de home office mais recorrentes e intensificadas.
O resultado dessa mudança para as empresas, como revela uma pesquisa encomendada pela Microsoft, foi a continuidade ou elevação do nível de produtividade dos times, que, com o trabalho remoto, passaram a contar com profissionais mais motivados.
De acordo com a pesquisa, os 5 principais motivos disso, são:
- vestir-se mais casualmente,
- poder personalizar o espaço de trabalho,
- ter mais tempo para os hobbies,
- trazer o trabalho para dentro de casa e
- poder trabalhar com o seu pet do lado.
Com isso, os executivos que responderam à pesquisa revelaram que veem o trabalho remoto como uma forma de aumentar o engajamento dos profissionais, com mais da metade deles dizendo que essa será uma forma poderosa de reter os melhores talentos no futuro.
Entretanto, a pesquisa constatou também que apesar da produtividade em alta, o home office provocou uma diminuição na inovação dos negócios.
Leia também sobre: Como manter a motivação da equipe durante o home office.
A causa disso, de acordo com os dados coletados, é que além da falta de preparo dos líderes para empoderar times virtuais, o distanciamento social pode fazer o profissional se sentir distante da empresa, menos unido à equipe e, dessa forma, menos colaborativo.
Mas, afinal, como adotar o sistema de trabalho híbrido na sua empresa a fim de obter bons resultados e manter a cultura da inovação?
É o que veremos neste artigo.
Home office: aumento da produtividade e diminuição da inovação?
De acordo com a pesquisa encomendada pela Microsoft, citada anteriormente, promover a inovação está se mostrando mais difícil do que garantir a produtividade.
Isso porque o sucesso do trabalho no home office vai muito além de ter as ferramentas tecnológicas certas para aumentar a produtividade.
Ser mais produtivo significa, resumidamente, fazer mais em menos tempo. Já ser inovador no trabalho não é apenas criar algo novo, e sim promover mudanças que tragam benefícios para a organização.
A inovação no ambiente corporativo é um dos indicadores de equipes bem sucedidas. No entanto, inovar em um modelo onde as pessoas estão geograficamente distantes, não é uma tarefa fácil.
Afinal, a inovação em equipe é alimentada quando as pessoas sentem-se conectadas umas às outras, assumem riscos inteligentes e são capazes de falar abertamente quando têm ideias novas.
Diante disso, o principal desafio das empresas é fazer com que as pessoas sintam confiança e empatia por seus colegas e a partir do senso de camaradagem contribuam para a inovação, promovendo mudanças realmente significativas para as organizações.
Inovação no home office: como alavancar
De acordo com o Sebrae, o trabalho remoto é uma tendência de mercado para os próximos anos, não somente no Brasil, mas no mundo. O estudo traz as seguintes tendências:
Atração de talentos – Profissionais passam a procurar trabalhos e querer se estabelecer em empresas que proporcionam essa modalidade de trabalho.
Mais preocupação com resultados – As empresas irão se preocupar cada vez mais em acompanhar e monitorar os resultados das métricas, com profissionais comprovando o desempenho por meio de entregas.
Estratégia de negócio – Em relação a custos operacionais, o trabalho remoto reduz os gastos da empresa com espaços físicos e mobilidade de pessoas até o local de trabalho.
Crescimento do freelancer – Com a cultura do home office e do modelo de trabalho híbrido, muitos profissionais passam a optar por ser freelancers em tempo integral e ter mais flexibilidade com horários.
Exigência de habilidades específicas – Trabalhar de casa ou dividir a rotina de trabalho entre casa-escritório não é para todos. Para se adaptar bem a essa nova tendência, o profissional precisa ter determinadas habilidades, como: comunicação digital, gerenciamento de tempo e foco, comunicação proativa, mindset voltado para o crescimento e familiaridade com dispositivos tecnológicos e softwares.
Além do profissional, o líder, por sua vez, deve estar alinhado com as particularidades desses modelos de trabalho, que ao que tudo indica, vieram para ficar e proporcionar ao profissional todas as ferramentas que ele precisa para desenvolver o trabalho esperado.
Por isso, para auxiliar você a motivar sua equipe e alavancar a inovação no home office, listamos 3 práticas de sucesso.
1. Adote um modelo híbrido
O modelo de trabalho híbrido, adotado por algumas empresas no Brasil durante a crise da COVID-19, em termos gerais, consiste em dividir a jornada de trabalho dos profissionais entre realizar parte das atividades home office e outra parte no escritório da empresa.
Quando bem executado, o modelo tem se mostrado bastante eficiente para os negócios, pois alia a produtividade, que geralmente aumenta no home office, com a inovação, que na maioria das vezes acontece quando o profissional tem uma conexão com a empresa e sua equipe.
No entanto, manter um sistema híbrido pode ser um desafio para muitas empresas.
O trabalho híbrido exige foco, organização e disciplina por parte de todos os envolvidos, principalmente dos gestores, que em muitas empresas precisaram enxugar suas equipes, diante de um cenário de incertezas econômicas, e manter a qualidade de suas entregas.
2. Adote lean thinking
Apostar no lean thinking pode ser uma alternativa efetiva no enfrentamento dos desafios da inovação no home office, pois, essa filosofia visa a melhoria contínua, que tem a inovação, principalmente incremental, como uma de suas buscas
Além disso, o método é focado na gestão de mudanças e na redução de desperdícios de recursos, ajudando a otimizar rotinas remotas.
Tudo isso por meio de ferramentas que produzem a transparência dos processos, empoderam todos os envolvidos e, por fim, elevam o nível de responsabilização.
3. Adote tecnologias como vantagem competitiva
A tecnologia também pode fazer do home office um modelo de trabalho propício para a inovação, uma vez que um ambiente de trabalho adequado deve estimular novas ideias.
Priorizar a adoção de novas tecnologias ao recriar processos remotamente e tornar a sua empresa mais eficaz nos novos modelos de trabalho deixará, certamente, mais espaço para a inovação no home office.
Entretanto, para a fluidez do trabalho, talvez seja preciso, por exemplo, rever a infraestrutura de TI.
E assim, dessa forma, as soluções tecnológicas se mostram cada vez mais importantes, inclusive para assegurar não só a produtividade, mas também os processos colaborativos e a conexão entre os profissionais que trazem a inovação.
Veja também: Gestão da inovação: como inovar de forma sustentável
Como encontrar a melhor solução para inovar no home office
Se a capacidade de inovar está diretamente ligada à motivação e ao engajamento é bem possível que a inovação surja no trabalho remoto. Um ambiente diferente da habitual sala de escritório e com menos distrações pode proporcionar iniciativas nunca antes pensadas.
Com uma cultura de trabalho híbrido, orientada a resultados, por meio de metodologias ágeis e soluções tecnológicas pensadas para atender a necessidade de cada modelo de negócio, você aumentará as chances de a inovação fluir, inclusive no home office.