Parceira da Supero Tecnologia há 9 anos, a Portonave é reconhecida internacionalmente pela qualidade na prestação de serviços portuários e alta produtividade nas operações, sendo a maior empresa de Santa Catarina no setor de Transporte e Logística.
Mas, como toda boa parceria, esta partiu de um desafio: aumentar a eficiência de seus processos de logística. Para o qual teríamos que entregar um projeto de automatização, que foi realizado com a alocação de profissionais de TI da Supero Tecnologia.
Veja em detalhes o case da Supero na Portonave, neste post.
Desafio: renovação do sistema de logística portuário
Quando a Portonave chegou à Supero Tecnologia, em 2011, ela havia passado por uma renovação em seus sistemas após quatro anos de operações e precisava de uma solução para atender a demanda estrutural da empresa, que suportasse o crescimento tecnológico do terminal e que estivesse alinhada às normas de legislação vigente.
Recebendo em média 60 navios por mês e com a experiência de já ter atendido 2.200 caminhões por dia, a Portonave demandava alta eficiência nos processos e necessitava de sistemas totalmente automáticos e interligados.
Para conseguir crescer no ritmo desejado e estar à frente das demandas relacionadas às regulações portuárias, o terminal buscava, naquele momento, mais do que um fornecedor. A Portonave procurava um parceiro que entendesse sua necessidade e suprisse as carências de um projeto complexo, e ainda a auxiliasse na avaliação do que poderia ser melhorado e na inclusão de novas tecnologias.
Solução: automatização de processo de logística com a Supero Tecnologia
Percebendo a necessidade de agilizar seus processos e diminuir o tempo desperdiçado com burocracias, a Portonave decidiu que estava na hora de tornar os processos logísticos para os clientes (importadores, exportadores e demais envolvidos no processo de movimentação da carga no porto) o mais ágil possível e, disposta a inovar e superar as barreiras encontradas, foi em busca de soluções no mercado.
Foi então que a Portonave investiu na terceirização de profissionais de TI e encontrou no time Supero uma equipe altamente qualificada e comprometida com seus objetivos.
A partir da entrada dos profissionais da Supero para complementar o time Portonave, o desenvolvimento de novos softwares teve um grande avanço. Após o levantamento inicial da equipe, foi desenvolvido para o terminal um novo produto que mudou cerca de 70% dos processos que já existiam. Segundo o gerente executivo de TI, Jardel Fischer, houve um ganho substancial na eficiência nos processos de gate, agendamento e portal de clientes.
"Um caminhão chega hoje no terminal já com toda a documentação e os processos validados. Processos como RPA, robotização, toda a nossa validação agora funcionam de forma automatizada. Antes um caminhão sobre a balança demorava até 9 minutos e hoje o caminhão fica sobre a balança no máximo 2 minutos. E isso é um reflexo das mudanças que foram realizadas e faz com que sejamos referência na operação portuária no Brasil e no mundo."
Jardel Fischer - IT Manager da Portonave
Ao fazer a revisão de todos os seus processos e controles aduaneiros, incluindo o relacionamento com intervenientes e clientes para ver o que poderia ser melhorado, a Portonave, com o auxílio da equipe de profissionais da Supero, teve ganhos nesses procedimentos, alcançando melhores tempos de gate, por exemplo, o que reflete diretamente na gestão e satisfação do cliente, uma vez que os resultados da operação são mais eficazes que outros terminais do Brasil.
Portonave e Supero Tecnologia: resultados alcançados
Hoje, com uma equipe de TI com cerca de 30 profissionais, divididos entre as áreas de infraestrutura e sistemas, a Portonave conta, entre essas pessoas, com 8 desenvolvedores da Supero Tecnologia. Eles atuam em projetos estratégicos do terminal, focando principalmente em inovação e buscando o que pode ser superado em cada um dos processos operacionais.
"Iniciamos com três recursos da Supero Tecnologia dentro da Portonave, mas, à medida que a demanda de serviços foi aumentando e surgiu a vontade de inovar, vimos a necessidade de aumentar o time para o desenvolvimento de projetos diversos. E, sem o comprometimento dos profissionais da Supero, nós não teríamos o sucesso que temos nas entregas do dia a dia. E isso contribui para que esse terminal seja a referência que é hoje”.
Jardel Fischer - IT Manager da Portonave
Um dos principais impactos causados pela equipe da Supero dentro da Portonave é a garantia do cumprimento de todas as legislações, que competem os regulamentos aduaneiros.
Tanto que o terminal, hoje, é referência no Brasil em cumprimento de legislação, estando muito próximo à Receita Federal, atuando como piloto das leis que são criadas e participando, de forma bastante efetiva, nos grupos de trabalho, de modo a antecipar qualquer demanda ou controle aduaneiro e, realmente, ser inovador.
Mais que alocações de TI: parceria que se fortalece
Satisfeitos com os resultados alcançados em relação ao desempenho dos profissionais e entregas realizadas, a Portonave tem planos de continuar com os serviços Supero pelos próximos anos, aperfeiçoando sempre seus processos de desenvolvimento.
“O diferencial importante que nós identificamos nessa parceria já de longa data é o envolvimento do time da Supero. Esses profissionais estão sempre dispostos a nos ajudar, independente de horário, de projeto. É mais do que um outsourcing, é um recurso que entra no nosso DNA, que entende nosso problema e faz parte do nosso time, efetivamente”, diz Jardel Fischer.
Aposta em novas tecnologias: futuro Portonave + Supero TI
Percebendo o quanto os serviços integrados agregam qualidade às operações, a Portonave acredita nas soluções inteligentes da Supero para trazer mais transparência e agilidade nos processos.
“O que a Supero nos conforta é a segurança de ter nessa parceria profissionais altamente qualificados, engajados com nosso negócio, atualizados no que tem de mais inovador no desenvolvimento de software e trazendo isso para a nossa realidade no dia a dia”. Jardel Fischer - IT Manager
O forte crescimento em tecnologia mobile no terminal, que leva a aplicação e controles a áreas que até então usavam papel, foi uma das mudanças significativas que o time da Supero ajudou a implantar.
Hoje, na equipe de TI da Portonave, as duas pessoas que estão há mais tempo no setor são da Supero. E isso, segundo o Jardel Fischer, garante credibilidade e confiança nos serviços prestados e entregues ao cliente:
“Da mesma forma que nove anos atrás, quando nós chegamos no nome da Supero e tivemos essa recomendação, isso se manteve ao longo desse tempo. E, hoje, nove anos depois eu posso passar da mesma forma que eu recebi essa referência de uma equipe comprometida, engajada para entrar no nosso negócio e fazer a diferença”.
Supero Tecnologia: o que podemos fazer pela sua empresa
Sua empresa também está com dificuldades de avançar nos processos de desenvolvimento de software e controle logístico?
Acesse nossa página de produtos, conheça nossas soluções inteligentes e conte com um time de especialistas para garantir mais eficiência e produtividade ao seu negócio.