Data Science

Business Intelligence e Analytics para o sucesso no varejo

11 de Setembro de 2019

por Marketing

Tempo de leitura: 9 minutos

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Saiba como tornar seu negócio mais eficiente e bem sucedido usando softwares de Business Intelligence e Analytics no varejo

Competição digital e consumidores mais informados do que nunca são só alguns dos fatores que tornam cada vez mais difícil obter respostas assertivas sobre o futuro do varejo. É necessário informação. E para isso, o business intelligence e analytics poderão proporcionar insights.

Isso não é novidade. Usar informações do próprio negócio para melhorar o seu desempenho tem sido uma necessidade visualizada por muitos gestores no setor de varejo e fora dele.

Mas o que significam e qual a diferença entre essas duas tecnologias e por qual optar em cada situação? Que respostas o business intelligence e o analytics proporcionam no varejo? Por que investir nessas tecnologias? É o que veremos neste post.

Conceito de Business Intelligence e de Business Analytics

O Business Intelligence e o Business Analytics têm a mesma função de basear a tomada de decisão em dados mensuráveis, porém usam métodos diferentes. Por isso, eles são complementares, na maioria das vezes.

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Através do BI é possível coletar dados e criar processos analíticos com um amplo conjunto de informações. Porém, na maioria das empresas, a quantidade de dados é tão grande que pode ser difícil para o gestor fazer uma análise ágil de forma assertiva. E é aí que entra o Analytics, para simplificar e otimizar a operação.

O BA tem o papel de acelerar o trabalho ao apresentar relatórios mais simples e eficazes, resultado da utilização de recursos da análise preditiva. Ou seja, o Analytics ajuda os gestores a entenderem, por meio de dados estatísticos e quantitativos não só o que e quando aconteceu, mas também como chegou-se a tal situação. Esta é considerada uma nova abordagem de dados para informações complexas.

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Business Intelligence para a gestão do negócio

Utilizar as ferramentas do BI a favor do crescimento do seu negócio de varejo pode ser um ótimo caminho para otimizar os processos e a tomada de decisão. Aproveitar todas as possibilidades que essas informações oferecem de forma ágil e com segurança pode auxiliá-lo a alcançar o sucesso

Por isso, para ajudar você a entender melhor como os avanços tecnológicos e as tendências do mercado de varejo irão tornar seus resultados cada vez mais satisfatórios e rentáveis, relacionamos abaixo 6 vantagens dessa ferramenta para a área de gestão. 

1. Melhora a gestão de estoque

Monitorar a mercadoria em estoque é um dos pontos sensíveis para quem atua no varejo, pois é importante que o produto esteja sempre disponível para o cliente, mas sem excessos, para não deixar o dinheiro parado.

Com o Business Intelligence, o gestor conhece melhor os processos da operação e com isso pode descobrir a quantidade certa de material para cada loja, analisar a frequência de compra e organizar o remanejo de mercadorias, se for o caso.

2. Análise precisa de fornecedores

Os dados fornecidos pelo BI também podem auxiliar no relacionamento com os fornecedores, uma vez que possibilitam a mensuração da qualidade e do volume de compras com cada fornecedor, permitindo ao gestor conhecer com mais precisão aqueles que oferecem melhor prazo, valores mais baixos e quais não têm problemas com entrega de mercadoria.

Trabalhar com fornecedores de confiança e que atendem as necessidades da sua empresa pode ser um fator determinante para o sucesso dos negócios. Avaliar as características de quem presta serviço para você com base em dados faz com que suas ações sejam muito mais assertivas.

Leia mais: Transformação digital em vendas B2B: tendências pós-pandemia

3. Planejamentos mais estratégicos

A partir da utilização de ferramentas de BI é possível fundamentar melhor a tomada de decisão dentro de uma empresa. Isso porque uma série de dados, métricas e análises precisas são usadas para que o planejamento estratégico aconteça de forma mais organizada.

Com o Business Intelligence é possível compreender o cenário de forma sistêmica, entendendo os níveis de inadimplência, o funcionamento do fluxo de caixa e a necessidade de mudanças, caso algo esteja fora do planejado.

4. Avaliação inteligente da rentabilidade de lojas

No mercado de varejo é natural que nem todas as lojas tenham o mesmo rendimento e a mesma rentabilidade, nesse caso o Business Intelligence pode ser muito útil para entender os motivos pelos quais uma unidade é mais lucrativa do que outra. 

Com os dados obtidos em mãos, o gestor é capaz de desenhar estratégias e tomar decisões importantes para o negócio, como fechar uma loja, por exemplo.

5. Acompanhamento assertivo de metas 

Para o acompanhamento e conquistas de metas, o BI pode ser um ótimo aliado, pois, a ferramenta consegue mostrar e comparar dados do passado e do presente e até mesmo fazer uma estimativa para o futuro, com base nas informações anteriores.

A ferramenta também auxilia a alcançar novas metas, já que para isso é preciso que o gestor entenda como está o desempenho da equipe, quanto falta ser vendido para alcançar os resultados pré-definidos e se as vendas estão evoluindo a cada mês ou não. 

6. Melhor performance do Marketing

Os dados do BI também podem ser úteis para traçar o perfil dos clientes da rede varejista e, assim, fornecer ao departamento de marketing informações que podem servir para criação de campanhas de comunicação, eventos promocionais e até na criação de novos produtos ou serviços, de acordo com a necessidade do consumidor final. 

Fazer uma análise das informações obtidas através de dados dos clientes é fundamental para conhecer quem está consumindo seu produto/serviço, conseguindo fazer uma abordagem mais direcionada e certeira para esse público.

7. Identificar skills necessárias para vendedores

Com analytics, os varejistas podem subsidiar uma estratégia de desenvolvimento de skills, compreendendo o que é necessário para suas atividades essenciais para o crescimento, entendendo o que já tem em casa e o que ainda precisará desenvolver em seus colaboradores.

A evolução do varejo com o Business Analytics

Um estudo da Snowflake Computing com a Harvard Business Review revela que empresas que utilizam dados para tomar decisões têm mais chances de alcançar a longevidade

Leia mais: Coleta de dados do consumidor em tempos de LGPD: qual o impacto?

O curioso da pesquisa é que, embora 89% dos varejistas do mundo digam que ter acesso a informações mais qualificadas ajuda a entender melhor as necessidades dos clientes e 79% acreditem que os dados auxiliam na tomada de decisões com agilidade, apenas 5% orientam-se por esses dados.

Diante disso, você deve estar se perguntando: por que, mesmo sabendo da importância das informações fornecidas pela análise de dados, os gestores as ignoram?

A resposta é simples e está revelada na mesma pesquisa: 44% dos varejistas não se sentem preparados para interpretar e analisar esses dados, ou seja, mais de um terço tem resistência por parte da equipe interna e 29% dos participantes dizem que a culpa está nos processos.

No entanto, a tendência é que os varejistas adaptem-se a essa evolução, pois, aquele modelo antigo de varejo que está preocupado apenas em ter uma vitrine atrativa, prateleiras repletas de produtos e ambiente organizado, além de um vendedor sempre pronto para ajudar o cliente, está ultrapassado.

Hoje, as empresas precisam investir em soluções inteligentes como o Business Analytics que são capazes de reunir e organizar os dados necessários para planejar estratégias com base na quantidade e qualidade das informações.

Por que investir em Analytics no varejo?

Para você entender melhor por que investir em Analytics para o seu negócio, listamos a seguir 4 motivos para aplicar essa tecnologia no seu negócio.

1, Motivação das pessoas

Muitas vezes, o que falta para aumentar as vendas no varejo está na motivação dos colaboradores. Com o uso do Analytics, pode-se analisar o comportamento do consumidor, conhecer melhor seus hábitos e, assim, informar os vendedores, possibilitando que eles melhorem os processos de venda. 

2. Visão geral das lojas

A supervisão de lojas realizada pelo Analytics permite a criação de uma visão geral das praças, que facilita a tomada de decisões e segmentações de mercado. Relatórios podem ser emitidos e utilizados para intercâmbio de informações e ações.

3. Mapeamento do estabelecimento

Algumas ferramentas analíticas permitem mensurar o que chama atenção do público, o que preferem comprar e o que não sai da prateleira. Isso faz com que o gestor saiba exatamente o que deixar diante dos olhos dos clientes e o que pode ficar mais no fundo da loja.

4. Campanhas de marketing

Independente de ser loja física ou e-commerce, algumas campanhas costumam atrair mais o público justamente por atingir o canal certo de comunicação. Com o Analytics é possível saber qual canal seu público alvo deseja receber informações e acertar na hora de informar sobre seus principais produtos e serviços.

Leia mais: Como usar IA no relacionamento com clientes?

Inteligência de dados no e-commerce

De acordo com um relatório produzido pelo Instituto de Pesquisa Forrester, em levantamento solicitado pelo Google, até 2021, o e-commerce deve dobrar a sua presença no varejo mundial e ter uma média de crescimento acima de 12% ao ano.

Segundo os dados apurados, é previsto que o faturamento do setor chegue a quase 85 bilhões de reais em 2021 e conquiste 4,6% do mercado.

Com o e-commerce em expansão em todo o mundo, o varejo brasileiro também está de olho no comércio eletrônico e vem aderindo a inteligência de negócios para coletar dados em grandes quantidades, analisar as informações de forma ágil e garantir precisão nas tomadas de decisão.

Para os especialistas do mercado de varejo, aderir a ferramentas de dados já não é mais uma vantagem competitiva para o setor, e sim questão de sobrevivência, uma vez que análises úteis e confiáveis podem fazer a diferença no dia a dia da empresa e nos resultados dos negócios.

Analytics: no varejo físico ou digital

O que podemos concluir é que no varejo soluções como o Business Intelligence e o Business Analytics simplificam a gestão, que hoje vai além do gerenciamento de estoques e controle de quebras e perdas.

Ferramentas como essas ajudam a aumentar a produtividade por meio de análises e podem ser a chave do sucesso para a empresa e toda cadeia envolvida, tanto de lojas físicas como e-commerce.

Agora que você já sabe como usar os softwares de Business Intelligence e Business Analytics para alavancar os seus negócios, que tal começar a aplicá-los agora mesmo? Conheça nossas soluções inteligentes referentes a análise de dados e aproveite todos os benefícios dessas ferramentas para a sua empresa.


Escrito por Marketing

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