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Despesas com recrutamento e seleção: como calcular?

3 de Janeiro de 2022

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min.

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Veja como saber o valor gasto com processos de recrutamento e seleção em TI e como mitigar esses custos

Em algumas organizações, é natural que os custos gastos com processos seletivos em TI passem despercebidos e não sejam calculados corretamente. Isso acontece, principalmente, porque despesas com recrutamento e seleção não são contínuas, sendo necessárias somente quando se está em busca de um profissional.

Contratar um novo integrante para a equipe de tecnologia, especialmente em tempos de falta de mão de obra qualificada e dificuldade de contratar desenvolvedores não está fácil e nem barato.

De acordo com as Estatísticas de RH de 2021, divulgadas pelo Zety, em média, cada oferta de emprego atrai 250 currículos. Desses candidatos, 4 a 6 serão convocados para uma entrevista e apenas um será admitido.

No entanto, se a pessoa tem o perfil que se encaixa à oportunidade e está alinhada aos valores da organização, geralmente as despesas com recrutamento e seleção valem a pena, pois o profissional vai gerar mais lucro do que custo.

No entanto, é importante lembrar que ao contratar um novo integrante para a sua empresa, você não deve levar em consideração apenas o valor que será pago mensalmente ao profissional pelos serviços prestados, mas também as despesas com recrutamento e seleção, o custo com pacote de benefícios e os equipamentos que serão utilizados.

E aí surge a dúvida: como calcular esse valor? E o que se perde quando o processo seletivo não é efetivo?

Neste post, vamos abordar os custos envolvidos em processos de recrutamento e seleção, como calcular as despesas com recrutamento e seleção e ainda como analisar se a despesa está alta a fim de otimizar os custos. 

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Os custos envolvidos em processos de recrutamento e seleção: o que incluir

As despesas com recrutamento e seleção de um processo seletivo em TI começa com a divulgação da oportunidade e o tempo gasto do recrutador para promover essa vaga nos canais disponíveis. 

Segundo levantamento do Zety mencionado anteriormente, 79% dos candidatos a um emprego dizem que provavelmente usarão as mídias sociais durante sua busca e isso aumenta para 86% quando são os jovens que procuram emprego.

Dependendo dos canais que são usados para divulgação da vaga, os custos podem ser bastante altos nessa etapa.

Após a divulgação e a filtragem do currículo dos candidatos selecionados, na primeira fase, há o tempo de avaliação desses candidatos. E, aqui, novamente deve-se considerar o tempo gasto pelo tech recruiter para selecionar os mais indicados para a oportunidade.

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A fase seguinte é a entrevista técnica. Muitas vezes, nessa terceira etapa envolve-se também o gestor de operação ou um tech lead, para auxiliar na escolha dos profissionais mais capacitados para exercer as atividades indicadas. E, nesse caso, deve-se calcular, além das horas do recrutador, também desse outro profissional envolvido.

De acordo com as estatísticas do Zety, 1 em cada 6 candidatos que a um emprego foram convidados para uma entrevista. As 5 principais informações que os candidatos a emprego desejam que os empregadores forneçam enquanto pesquisam onde trabalhar é: 

  • Detalhes sobre pacotes de remuneração
  • Detalhes sobre pacotes de benefícios
  • Informações básicas da empresa
  • Detalhes sobre o que torna a empresa um lugar atraente para se trabalhar
  • Missão, visão e valores da empresa.

A fase seguinte é o teste técnico, realizado ainda na pré-contratação. Esse teste envolve custos de atualização das questões e, para isso, horas do especialista e horas do tech recruiter devem ser calculadas como despesas de recrutamento e seleção.

Esta é uma etapa que deve ser realizada com bastante cuidado, porque as competências e habilidades em TI do candidato podem fazer toda a diferença no dia a dia da operação.

Segundo a pesquisa mencionada, 91% dos empregadores preferem que seus candidatos tenham experiência profissional e 65% deles preferem experiência profissional relevante.

Saiba mais: 7 erros que atrapalham o recrutamento e seleção em TI

Como calcular as despesas com recrutamento e seleção

Contar com um orçamento detalhado para conduzir um processo de recrutamento e seleção é a forma mais eficiente de calcular suas despesas.

Para isso, elencamos abaixo 6 etapas para calcular as despesas com recrutamento e seleção e planejar seu orçamento da maneira certa. 

1. Estime o número de contratações 

Converse com os gestores da organização, utilizando uma comunicação assertiva para descobrir, em média, quantas vezes ainda será preciso contratar em um determinado período. 

Sabendo das necessidades de contratação, você conseguirá projetar e assim planejar os custos, de acordo com os objetivos, a fim de preencher as lacunas atuais e futuras das equipes. 

2. Estime o custo básico de recrutamento

O custo básico de recrutamento, pode incluir 3 itens:

  • Painéis de emprego - Analise despesas com recrutamento e seleção em períodos anteriores. Se achar útil, use suas contratações estimadas para calcular as taxas futuras do quadro de empregos.
  • Valor pago aos recrutadores - Adicione os custos do recrutador ao seu orçamento. A média utilizada por empresas globais de TI, como regra geral, é de um recrutador para cada 50 contratações planejadas em um ano.
  • Marca do empregador - Inclui os fundos que serão gastos com campanhas de marca empregadora, que promovem e divulgam a empresa para os candidatos interessados. Isso pode incluir materiais para mídia social e eventos da empresa.

3. Estime os custos fixos 

Como custos fixos, podemos entender itens, como:

  • Parcerias com instituições universitárias - adicione taxas que você terá para recrutar recém-formados que se destacam na universidade.
  • Empresas de recrutamento externo - adicione o custo para realizar o recrutamento e seleção com um fornecedor, de maneira mais especializada.
  • Eventos de recrutamento - calcule ingressos, hospedagem e despesas com alimentação para frequentar eventos próprios de recrutamento.

4. Estime custos de tecnologia 

Incluir despesas com softwares e ferramentas tecnológicas, que incluem inteligência artificial, para auxiliar no recrutamento, é essencial para você ser mais assertivo ao longo do processo seletivo.

5. Estime custos para melhorias

Considere sempre custos para melhorar seu processo de recrutamento e seleção. Implantar um programa que bonifique profissionais por indicação, por exemplo, é uma forma de atrair talentos sem precisar gastar muito. 

Para calcular, multiplique todos os incentivos e bônus em seu programa de indicação pelo número de contratações que você espera que venham de recomendações.

6. Estime custos diversos

Considere até onde irá seu orçamento de recrutamento. Por exemplo, você prefere entrevistar os candidatos presencialmente? Considere os custos. Quer um design mais moderno para a página de carreiras? Anote no orçamento e calcule essa despesa também.

Dessa forma, você terá um planejamento e orçamentos completos para avaliar se seus custos estão compatíveis com o que você quer atingir e qual a melhor forma de negociar esses gastos com a organização.

Leia também: Um profissional-chave pediu demissão? 7 ações para lidar

Como analisar os resultados: a despesa está alta?

Para entender se as despesas com recrutamento e seleção estão altas vai depender se a organização está alcançando seus objetivos com o processo.

Por exemplo, se a empresa conta com um processo veloz, considerado competitivo no mercado, ela pode gastar mais, pois os resultados mostram que está valendo a pena.

Ou se a organização busca qualidade, um profissional acima da média, ela certamente precisará gastar mais para conseguir atingir e contratar esse candidato.

Afinal, trazer os melhores e mais brilhantes talentos para o seu negócio tem um preço. E, muitas vezes, esse preço está oculto. 

Por isso, para auxiliar você a garantir os melhores profissionais para a sua empresa, relacionamos a seguir 3 custos que você deve incluir nas suas despesas com recrutamento e seleção de TI:

1. Custo da equipe durante a contratação

Ter ciência e calcular o tempo que está sendo gasto pelo gestor e pela equipe que irá receber o novo profissional é algo que deve ser considerado no processo. Afinal, durante o tempo de contratação não há produtividade para aquela função, a menos que alguém se desloque para fazer e isso deve ser levado em conta na hora de calcular as despesas.

Além disso, o gestor possivelmente ajudará em alguma fase da contratação. Sendo assim, mesmo que esses elementos da fase de recrutamento, embora não tenham um preço estimado, somam tempo perdido para os profissionais atuais nas suas funções.

2. Custo de contratações ruins

Calcular os custos de uma contratação ruim faz parte do processo, afinal, pode acontecer que, mesmo depois de todas as etapas de recrutamento e seleção concluídas, o novo profissional não se encaixe perfeitamente para aquela oportunidade.

Neste caso, desligar essa pessoa que não atendeu as expectativas do gestor e da empresa e fazer um novo processo seletivo para contratar a “pessoa certa” deve ser o próximo objetivo da organização para que as atividades não fiquem descobertas ou não sobrecarregue outro profissional.

3. Custo de terceirizações

Terceirizar o processo de recrutamento e seleção para empresas parceiras é uma forte tendência de organizações globais que precisam de agilidade e eficiência durante o processo seletivo.

Com um banco de talentos variado, de profissionais altamente capacitados e preparados para atuar em diferentes funções na área de TI, uma empresa especializada consegue não só alocar profissionais em tempo recorde como também fazer a gestão de TI de forma personalizada.

Confira: Como conquistar equipes de TI autogerenciáveis?

Otimize as despesas com R&S

Como vimos, saber calcular suas despesas com recrutamento e seleção auxilia na avaliação de quais as melhores práticas a serem adotadas a fim da contratação ser realmente efetiva e os problemas relacionados ao processo seletivo serem mitigados.

Muitas vezes, o body shop de TI e as squads as a service são uma alternativa bastante eficiente para resolver desafios comuns nessa área, como turnover de profissionais de tecnologia.

Com 18 anos de experiência em soluções de TI, a Supero atua com um modelo próprio de recrutamento em TI, equilibrando custos e benefícios à empresa e ainda atraindo os melhores talentos para o seu time.

Entre em contato com um de nossos consultores especializados e saiba como otimizar suas despesas com recrutamento e seleção a fim de melhorar seus resultados em processos seletivos.

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