Há 17 anos, recrutar profissionais de TI é nossa especialidade. Veja como fazemos isso.
Mais cedo ou mais tarde, toda empresa vai se tornar uma empresa de tecnologia em algum grau. O que a obrigará, também, a recrutar profissionais de TI.
Como uma empresa de outsourcing de TI e uma fábrica de softwares, há 17 anos faz parte do nosso dia a dia selecionar profissionais da tecnologia. Com muitos projetos entregues, hoje conseguimos recrutar e contratar profissionais para demandas de TI em um período de apenas 5 a 15 dias, com alta taxa de sucesso dentro de nossos clientes. Por isso, nos orgulhamos de ser, em virtude disso, uma marca empregadora.
Saiba mais: Fábrica de software é a solução para seu projeto?
Porém, ao longo de todos esses anos, ouvimos, de boa parte das empresas que atendemos, o quão desafiador é ter sucesso na contratação de um programador.
De acordo com uma pesquisa da ManpowerGroup, o nível de concorrência para recrutamento e seleção em TI é muito alto, sendo o segundo setor mais difícil de recrutar. Na batalha por recrutar e reter talentos, 40% dos empregadores entrevistados revelam escassez de profissionais capacitados na área.
Leia também: Como funciona o outsourcing de TI da Supero?
Então, neste post vamos contar: como fazemos contratações bem-sucedidas em TI há 17 anos para nossos clientes?
Recrutamento em TI: os desafios
Contratar em TI é desafiador em vários aspectos. Boa parte disso se deve à existência de mais vagas de TI disponíveis do que profissionais, o que produz uma alta competitividade entre os empregadores, dificulta o fit técnico e comportamental entre empresa e profissional, e eleva a taxa a turn-over.
A pandemia do novo coronavírus contribuiu ainda mais com a alta procura por profissionais de TI no mercado. Com o processo de transformação digital nas empresas a um ritmo acelerado, a COVID-19 impulsionou a busca por vagas nessa área, não só de programadores mas também de desenvolvedores.
Veja: Por que está tão difícil contratar desenvolvedores?
Outro motivo está nas próprias características da área, diferente de outras carreiras. É muito comum que os profissionais atuem em projetos temporários, sobretudo os especialistas em tecnologias muito específicas ou em metodologias ágeis, como os agile coaches. Isso faz com que o salário e os benefícios, por exemplo, sejam atrativos com peso maior do que a estabilidade e longevidade da contratação, por exemplo.
Por fim, o aspecto técnico torna a contratação de profissionais de TI desafiadora para os RHs, sobretudo de empresas que não têm o setor no seu core business. Além de definir o perfil, é preciso avaliar competências comportamentais e técnicas, o que requer que os recruiters dominem bem a linguagem tecnológica.
Entenda: Recrutamento online: como contratar profissionais de TI a distância
Recrutamento de profissionais de TI na Supero
1. Alinhamento do perfil do profissional buscado
Esse alinhamento do perfil profissional buscado começa já no comercial, que faz o primeiro entendimento e, claro, o encaminhamento da necessidade para o setor de contratação após o fechamento do negócio.
Já no DHO, é feito o contato com o cliente para entender e alinhar o perfil profissional necessário para atender a demanda. De acordo com Bárbara Vieira, nossa coordenadora de DHO:
Por vezes o cliente diz que precisa de um [especialista em] Java. Mas é um Java o quê? Qual é a descrição? Qual é a real necessidade?
Para tal, nós mergulhamos a fundo na necessidade, usando nossa própria expertise acumulada em projetos nas mais diversas subáreas de TI para ajudar o cliente a chegar na melhor definição sobre o nível de senioridade do perfil que vai contratar, assim como skills técnicas e comportamentais.
2. Temos o perfil internamente ou precisamos recrutar um novo profissional de TI?
Após o alinhamento do perfil, o DHO vai verificar se há disponibilidade interna de profissionais para iniciar na vaga pretendida pelo cliente.
É bem comum que já tenhamos em casa o profissional, o que acelera o processo de contratação. No entanto, embora já tenha passado por nossas avaliações comportamentais e técnicas, até mesmo esse profissional será avaliado pelo cliente, que dará a palavra final na aprovação da contratação.
Caso o profissional não esteja disponível, abriremos e gerenciaremos todo o processo seletivo, a partir das informações já obtidas do alinhamento.
3. Gestão do recrutamento das vagas de profissionais de TI
Utilizamos um sistema de recrutamento e seleção para gerir todo o processo seletivo, tanto internamente quanto com o candidato.
- Divulgar a vaga
Nossas vagas são pulverizadas em vários canais, o que inclui, além de nosso site, redes sociais, plataformas de recrutamento, imprensa e até ações internas de indicação.
Além disso, a posse de uma base extensa de candidatos nos permite prospectar ativamente profissionais que, segundo nossa avaliação, teriam fit cultural e técnico para a vaga.
- Triagem
Coletados os currículos, fazemos a primeira triagem por meio do sistema.
- Entrevista com DHO por competências
A primeira entrevista do candidato é com os recruiters. Todos os nossos recrutadores têm formação para recrutamento e seleção em tecnologia, dominando linguagem e ferramentas, o que os torna não apenas capazes de avaliar as competências culturais, mas também técnicas.
Essa é a segunda triagem, da qual sairão os candidatos aprovados para a prova técnica.
- Prova técnica
Todos os selecionados pelo DHO fazem um teste técnico. “A prova é bem customizada”, diz Bárbara Vieira. “Temos provas de algumas tecnologias e aquelas que não temos buscamos fazer”.
Ao recebermos os testes técnicos dos candidatos pré-selecionados, a correção fica sob a responsabilidade de uma banca técnica da Supero, que também ficará à frente da próxima etapa.
- Entrevista técnica
Nesta fase, os candidatos aprovados na prova técnica serão avaliados por uma especialista na área, a fim de determinar os que estão tecnicamente aptos à vaga.
Para realização desta entrevista, é fundamental que o especialista técnico tenha passado por um treinamento de entrevistas obtido com o apoio do DHO.
Ele também dará o feedback sobre a prova técnica ao candidato, discutindo questões e pontos específicos sobre o desempenho dele a fim de compreender os resultados obtidos, do ponto de vista dele.
- Enviar currículos selecionados para o cliente
Agora, sim, os candidatos pré-aprovados tanto pelo DHO quanto pelo especialista técnico da Supero serão apresentados ao cliente.
No dossiê, apresentaremos o currículo e os resultados das avaliações e prova técnica feitas pela Supero.
- Entrevista do cliente
O cliente também realiza uma entrevista com o candidato. Aliás, mesmo que o cliente não deseje, nós recomendamos que faça essa entrevista em conjunto com a Supero, para conhecer o candidato antes da aprovação.
Após a confirmação da contratação, o novo colaborador dá continuidade a seu processo de integração à Supero.
- Integrações
São três integrações, que envolvem o DHO, a torre de que o profissional fará parte – pode ser Alocação, Projetos, Cloud, Data Science, Sustentação ou Lean Digital – e cliente.
Sobre a primeira, com o DHO, Bárbara Vieira conta que:
Nossa integração não inicia apenas no dia que o profissional começa na Supero, seja presencial ou remotamente. Encaminhamos trilhas para a gente abraçar esse profissional e para colocá-lo no nosso meio. Depois disso é agendado um horário com ele, e ali analistas de DHO mergulham na história da Supero, nossos processos, políticas etc. para inserir de fato esse profissional no mundo Supero.”
Depois da integração do DHO, o profissional chega para sua equipe. De acordo com Fernando Silva, nosso executivo da torre de Alocação:
Ele passa por verticais, gestores, quais os clientes que temos, quantos profissionais temos e qual a nossa distribuição neles. E por fim, entramos no cliente em que o profissional será alocado: qual o perfil do cliente, quais as políticas do cliente, com quem ele vai trabalhar, com quem vai se comunicar tecnicamente dentro do cliente – seja em relação à Supero, seja em relação ao cliente –, para que se sinta bem à vontade e por dentro de toda a estrutura da alocação.
- Gestão do profissional de TI
Após o profissional estar alocado no cliente, sua respectiva torre deve realizar as tarefas correspondentes à gestão da alocação de modo a tornar a performance do profissional alocado e a satisfação do cliente as melhores possíveis.
- Realizar visitas para acompanhamento e gestão dos profissionais alocados;
- Analisar indicador de produtividade conforme horas previstas x horas realizadas por profissional
- Entrar em contato com pontos focais na alocação para ações de correção de rota.
De acordo com Fernando Silva:
Gestão bem próxima e integrada com o cliente, justamente para podermos performar e deixar o nosso profissional bem à vontade dentro do cliente e amparado pela gestão da Supero.
Os profissionais parceiros da Supero
É seguro afirmar que com a pandemia da COVID-19, a maioria das organizações precisou se adaptar a um novo modelo de trabalho. Entretanto, empresas que já tinham o home office inserido em sua cultura organizacional, como a Supero Tecnologia, usaram essa situação como estratégia de negócio.
Possibilitando outras formas de contratação e reforçando sua comunicação, inclusive com pessoas de fora do país, a Supero passou a contratar profissionais de vários estados do Brasil e até do exterior para compor seu quadro colaborativo.
Esse movimento fez com que a empresa gerasse ainda mais valor aos seus clientes, que passaram a contar com equipes de referências e experiências diversificadas. Além disso, o cliente da Supero pode optar por ter o profissional remoto ou presencial, dependendo da sua atual política de trabalho.
Com mais de uma sede própria, em Santa Catarina, a Supero hoje mantém seu modelo padrão de trabalho no sistema híbrido, sendo acordado previamente com o profissional como ele se sente mais confortável em prestar seus serviços.
Confira: Outsourcing de TI: quando vale a pena?
Recrutamento de profissionais de TI: uma solução de sucesso
Ao longo de 17 anos, validamos uma metodologia consistente de recrutamento e seleção de profissionais de TI e continuamos a melhorá-la.
Nossas soluções vão muito além do domínio das tecnologias, ela está diretamente ligada à criatividade, visão de negócios e trabalho em equipe.
Quer conhecer ainda melhor como a Supero trabalha para compor os melhores times que irão atender as suas demandas com eficiência e agilidade nos resultados? Fale com um de nossos consultores.