Gestão de pessoas

Cultura de feedback em TI: como implementar?

25 de Outubro de 2021

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min

Voltar

Saiba como construir uma cultura de feedback rica a fim de estabelecer hábitos saudáveis e eliminar os tóxicos

Uma cultura de feedback saudável baseia-se fundamentalmente em confiança, comunicação assertiva e segurança. Normalmente, um feedback honesto entre líderes e liderados auxilia os profissionais a reconhecer seus pontos fortes e a corrigir seus erros, estabelecendo objetivos que os ajudam a crescer.

Sem a cultura de feedback, as organizações permanecem estagnadas, fazendo com que os profissionais não evoluam em seus comportamentos e atividades, gerando resultados muitas vezes aquém do que poderiam apresentar. 

Construir uma cultura orientada por feedback é importante para que o profissional sinta-se ouvido e valorizado dentro da equipe, reforçando também o senso de pertencimento à organização. 

Além disso, o feedback inspira uma comunicação saudável, que caso não seja alimentada pelos líderes pode gerar consequências negativas para a empresa. O contrário também é verdadeiro: feedback positivo gera mais do que o dobro de engajamento.

De acordo com uma pesquisa da Pulses publicada na revista VoceRH e que falou com 120 mil profissionais brasileiros, o reconhecimento pelo trabalho, assim como justiça e desenvolvimento profissional, tem efeito alto sobre o engajamento.

No entanto, para que os efeitos do feedback sejam sustentáveis, é importante que a escuta do profissional seja frequente e que leve a ações imediatas, tanto por parte do líder como do liderado.

Por isso, os líderes precisam estar munidos não só de ferramentas de gestão para evoluir em aspectos abordados, mas serem os guardiões de uma mentalidade voltada para o feedback – o que leva à ideia de cultura. 

Mas, como criar essa cultura de feedback em TI?

Neste artigo, vamos abordar o significado do feedback, como implementar uma cultura de feedback na prática e como a Supero tem desenvolvido essa expertise.

curso lean thinking

O significado do feedback

Quando o feedback se torna um hábito na organização, naturalmente ele faz parte da cultura organizacional. 

Certamente, uma empresa que conta com um setor de tecnologia que não tem a cultura de feedback de TI levará mais tempo para gerar resultados do que aquela que já a estabeleceu.

No universo de TI, a cultura de feedback é uma importante ferramenta de gestão de pessoas, uma vez que melhora o desempenho dos profissionais e as relações no ambiente de trabalho.

Segundo dados de uma pesquisa da Joblist, os profissionais revelaram que querem ouvir mais de seus gestores, caso contrário, sentem-se inseguros. Mais de 30% dos entrevistados disseram que preferiam receber mais feedbacks de seus superiores.

business agility webinar

Ainda de acordo com o levantamento, feedbacks frequentes e informais funcionam melhor. Quase 60% dos profissionais entrevistados que receberam feedback regular durante as reuniões informais estavam extremamente ou muito motivados no trabalho.

Enquanto que dos 53,3% que disseram ter sido criticados por um supervisor na frente de seus colegas, mais de 25% relataram não se sentir motivados ou experimentaram pouca motivação no trabalho.

Razões como essas corroboram com a ideia de que as organizações não devem subestimar o feedback e, mais do que nunca, devido à alta demanda do mercado por soluções tecnológicas, empresas com profissionais de tecnologia precisam encontrar maneiras de implementar a cultura de feedback em TI.

Saiba mais: 9 maus comportamentos que afetam a performance da equipe de TI

Como implementar uma cultura de feedback: 6 dicas práticas

Criar um ambiente que favoreça a oferta e o recebimento de feedback é fundamental para implementar uma cultura de feedback de TI. 

Mas, para que a prática flua com naturalidade, é preciso criar conexões emocionais entre os profissionais, para que tanto quem dá quanto quem recebe esteja maduro e seguro com o que pode falar e ouvir durante o feedback.

Além disso, objetivos claros de performance e comportamento precisam ser estipulados e acordados previamente, para que na hora o feedback faça sentido. Por exemplo, se não há clareza para as equipes e seus membros quanto a o que e quanto precisam atingir, a discussão sobre isso fica sem um eixo. 

Por isso, a fim de auxiliar líderes de tecnologia, listamos abaixo 6 dicas práticas para a implementação de uma cultura de feedback de TI:

1. Treinar as lideranças

Geralmente, os liderados se inspiram nas lideranças. Treinar os líderes para que sirvam de exemplo na hora de receber e dar feedback fará com que os demais profissionais sigam seus passos. Há ferramentas de gestão que auxiliam a criar um feedback estruturado que valem a pena ser usadas. 

2. Trabalhar baseado em resultados

Quando o time trabalha com metas e resultados bem definidos, assim como um plano de ações criado em conjunto para chegar neles, há um ambiente mais fácil para acompanhar o desempenho, seja técnico ou comportamental, dos profissionais. 

3. Criar canais seguros para comunicação de feedback 

Uma cultura do feedback só se sustenta com a criação de um ambiente seguro para o momento acontecer, com base em confiança e comunicação efetiva. Criar canais para feedback anônimo e one-on-ones pode ser útil em casos em que o profissional não consegue, por algum motivo, expor o que pensa. 

4. Começar pelas lideranças 

Os líderes que pedem feedback são efetivamente mais eficazes que líderes que não ouvem o que seus liderados têm a dizer. Há uma forte correlação entre a tendência de buscar feedback e a eficácia da liderança. Comece a cultura de feedback pelas lideranças e obtenha resultados satisfatórios.

5. Estabelecer objetivos para os feedbacks

Muitas vezes, as empresas implementam práticas e políticas, mas não estabelecem quais os objetivos por trás disso. Explicar por que uma ferramenta de feedback está sendo implementada e como o processo será desenvolvido faz com que a aderência dos profissionais seja melhor e a prática tenha mais aceitação.

6. Tornar rotina 

Realizar feedback espontâneo e informal é muito interessante, mas nem sempre se sustenta sozinho, pois algumas pessoas não dão o mesmo valor para ele do que dão para um feedback formal. No entanto, tampouco adianta estruturar o feedback e fazer uma vez e depois deixá-lo esquecido. Faça do feedback uma rotina, com frequência bem definida.

Leia também: 8 dicas de sucesso na gestão de equipes remotas de TI

Como a Supero tem desenvolvido uma cultura de feedback

Dar e receber feedback nem sempre é uma tarefa fácil. É o que afirma Rodrigo Saramento, gestor de outsourcing de TI na Supero.

Com experiência de 9 anos como líder, Saramento explica que, pelo modelo de negócio da Supero, o feedback se faz extremamente importante para o desenvolvimento e a evolução dos projetos, principalmente com os profissionais em modelo home office.

A liderança precisa ter habilidade para explicar ao profissional para que serve o feedback e por que é importante criar uma cultura em torno disso, para que ele possa evoluir no trabalho e na carreira, como um todo.

A fim de facilitar a visualização da evolução do profissional em diferentes aspectos, Saramento conta que a Supero utiliza uma ferramenta de gestão para acompanhamento de indicadores-chaves, inclusive o feedback.

Desde janeiro cada gestor realiza em torno de um feedback por semana. Ao longo de quase 39 semanas foram realizados, portanto, com os 26 profissionais que lidero 2.821 interações humanas, sendo: 595 no campo pessoas (21%), 996 na esfera profissional (35%), 538 sobre questões de autonomia e controle (19%), 294 mapeamentos de transições humanas (10%) e para finalizar 406 feedbacks individualizados (14%). Em média, cada profissional recebeu 109 interações humanas ao longo desse período, o que significa na janela de tempo semanal aproximadamente 73 abordagens construtivas com a sua liderança.

Implantado de forma mais estruturada na Supero em 2020, o feedback já apresenta consequências interessantes, inclusive com parceiros. Segundo Saramento, os clientes já percebem que podem contar com uma gestão de pessoas próxima dos profissionais por parte da Supero. 

Desde que implementamos a cultura de feedback de TI na Supero, observamos, através dos dados levantados, que o desenvolvimento mais humanizado que realizamos com os profissionais geram resultados positivos, não só na performance mas também na questão comportamental. 

Veja: 9 sinais de que a relação de confiança entre CIO e liderados está fraca

Crie uma cultura orientada para feedback

Como vimos, a cultura de feedback é uma importante ferramenta para engajar os profissionais e melhorar o desempenho no trabalho.

No entanto, não basta dar e receber o feedback de qualquer maneira, porque ele não será efetivo. Para obter resultados positivos, o feedback precisa ser frequente, estruturado e levar à mudança.

Ignorar o fato de que os profissionais precisam desses insights para evoluir é um erro que pode gerar consequências negativas para a organização, como a falta de engajamento ou até pedido de demissão.

Empresas que contam com setores de tecnologia cada vez mais atuantes junto às áreas de negócio precisam implementar a cultura do feedback o quanto antes, a fim de contar com profissionais de TI mais engajados. 

Entretanto, cabe ao líder investir tempo em gestão para auxiliar seus liderados a ter boa performance. E isso significa ter espaço na agenda para capacitar, desenvolver, orientar, acompanhar, delegar, cobrar e avaliar. Tudo de forma clara e transparente, usando a comunicação eficiente como base, assim como sugere a cultura do feedback.

pillar outsourcing de TI

Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais