Gestão de pessoas

Desenvolvimento de líderes em TI: como reconhecer perfis?

5 de Outubro de 2021

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min.

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Veja quais são as habilidades primordiais de um bom líder de tecnologia e como identificá-las para que reflitam em benefícios à empresa

Ao focar no desenvolvimento de líderes, as organizações geralmente esperam desenvolver um profissional que forneça direção, inspiração e motivação aos seus liderados. Afinal, um bom líder além de nutrir pontos fortes do seu perfil pessoal como coragem, boa comunicação, confiança e compromisso, também possui habilidades técnicas. 

No caso de líderes em TI, encontrar um profissional com as skills adequadas para preencher as vagas de gestão tem sido um grande desafio para as empresas, dadas as características dos profissionais de TI, que são altamente específicas. 

Quem atua diretamente no desenvolvimento de líderes ou está em busca de uma liderança no setor de tecnologia vem encontrando dificuldades, devido à alta demanda por esses profissionais no mercado.

De acordo com a Global Leadership Forecast 2021, 55% dos CEOs que participaram da pesquisa afirmam que seu maior desafio é desenvolver a próxima geração de líderes e só 28% dos profissionais de RH pensam que a organização tem bons líderes.

Mas, afinal, quais as características inerentes a um bom líder na área de TI e como reconhecer esse perfil?

Neste artigo, vamos abordar quais as skills de um gestor de TI eficaz e como reconhecer potenciais líderes entre os especialistas técnicos.

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Quais as skills de um gestor de TI

No universo corporativo, nem sempre há um treinamento para se tornar líder ou um programa de desenvolvimento de líderes promovido pelas organizações. Entretanto, iniciativas como estas estão se tornando cada vez mais importantes no setor de tecnologia, pela dificuldade de encontrar lideranças.

Afinal, por melhor que o profissional seja tecnicamente, ao assumir um cargo de gestão, ele certamente vai precisar desenvolver outras habilidades, principalmente na área de negócios e gestão de pessoas. 

O foco das atividades de um líder é totalmente diferente de um analista, por exemplo. Ao assumir o papel de gestor, ao invés de responder por suas responsabilidades e ter seus objetivos individuais, o líder vai pensar um pouco mais amplamente, no impacto do trabalho da sua equipe para a organização. Da mesma forma um desenvolvedor, que em vez de se satisfazer fazendo código de qualidade, vai se orgulhar das realizações de seu time.

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Entre as principais skills de um gestor de TI eficaz, podemos destacar:

Ter inteligência emocional e autoconsciência

Conhecer profundamente suas qualidades e seus defeitos a serem trabalhados e ter o domínio pessoal das suas emoções torna os profissionais mais resistentes e fortes para enfrentar desafios do dia a dia no trabalho.

Ser um bom contador de histórias e visionário

Saber contar histórias para inspirar e motivar pessoas é uma característica valorizada porque demonstra habilidade de comunicação e raciocínio lógico, assim como ser capaz de reunir pessoas em torno de uma visão demonstra firmeza e compromisso.

Ser empático e centrado em pessoas

Um bom líder deve ser capaz de unir as pessoas e as conduzir com segurança para um objetivo em comum ou uma mudança necessária na organização. Pessoas tendem a seguir líderes que elas admiram e confiam.

Possuir habilidades de um treinador

Profissionais com habilidades de coaching são bem quistos por possuírem a capacidade de realizar boas parcerias e apoiar outros profissionais em suas dificuldades. Saber conversar é uma habilidade necessária para manter boas relações de trabalho.

Ser inovador e inspirar os outros

A gestão da inovação é algo bastante desejado pelas empresas que desejam avançar em seus processos operacionais. Por isso, ter um líder inovador e que inspire outras pessoas nesse sentido é importante, principalmente para o setor de tecnologia, que vive em constante evolução.

Mas, como ninguém nasce na gestão, o mais comum de acontecer é que o profissional seja um especialista técnico e, com a experiência e os conhecimentos necessários, assuma o papel de liderança.

Saiba mais: Quais as hard skills mais procuradas pelos CIOs?

Como reconhecer potenciais líderes entre os especialistas técnicos

Identificar possíveis talentos para assumir papéis de liderança é um dos maiores desafios de organizações que buscam profissionais para assumir cargos de gestão. 

Na maioria das empresas, o sucesso do negócio está nas mãos de seus líderes.  Líderes com objetivos inatingíveis, falta de visão, comunicação quebrada ou grandes egos tendem a destruir a organização. Já líderes com perfis certos tendem a alavancar os negócios.

Por isso, a fim de auxiliá-lo a reconhecer potenciais líderes e identificar habilidades de liderança entre os especialistas técnicos da sua equipe ou profissionais externos, preparamos 7 dicas de boas práticas, que seguem abaixo:

1. Observe habilidades e comportamento

Um verdadeiro líder, mesmo que não esteja em um cargo de gestão, tem habilidades de motivar pessoas para que elas sejam produtivas e apresentem o melhor desempenho. Além disso, um líder costuma se comunicar com frequência e ter estabilidade emocional. Se você observar essas características em um profissional, fique de olho, essa pessoa pode exercer bem uma função de liderança.

2. Tenha one-to-ones para entender as motivações e desafios dos profissionais individualmente 

Nem todo profissional tem a pretensão de se tornar gestor um dia e exercer o papel de um líder. Por questão de perfil pessoal ou vontade, não é algo natural da carreira para todas as pessoas. Converse individualmente com os profissionais que você considera ter as características e habilidades de liderança e veja as motivações deles em serem promovidos e assumirem um papel de gestão.

3. Designe líderes técnicos em projetos específicos

Algumas empresas de TI, como a Supero Tecnologia, trabalham com lideranças técnicas para auxiliar no desenvolvimento de líderes. Os tech leaders têm a função principal de facilitar e ajudar a equipe a desenvolver seus trabalhos da melhor maneira possível, tanto na parte técnica quanto comportamental. Ideais para projetos específicos, os tech leaders atuam muito em projetos de inovação. 

4. Crie programas de formação de líderes

Líderes precisam ser treinados. A ideia de que algumas pessoas já nascem com esse dom é falsa. Não existem líderes-natos. A liderança é uma skill aprendida e que requer desenvolvimento contínuo. Desenvolva programas de liderança e note os profissionais que se destacam e que possuem habilidades que podem ser desenvolvidas para se tornarem líderes eficazes.

5. Crie oportunidades de coaching

Promova situações que exigem dos profissionais habilidades de líderes e veja como cada um deles se comporta. Um bom líder deve ter capacidade, por exemplo, de construir bons relacionamentos, gerenciar bem o seu tempo, confiar nos colegas e resolver problemas com eficiência e agilidade, além de habilidades de comunicação e poder de decisão. São geralmente motivados e humildes o suficiente para admitir erros.

6. Use ferramentas de avaliação e testes de personalidade 

Ferramentas de avaliação preditiva auxiliam a identificar habilidades específicas que você deseja em um líder. Além disso, os testes de personalidade podem ser bastante úteis para destacar características primárias da personalidade e a capacidade cognitiva daquele profissional diante de situações adversas no trabalho. Ferramentas mais sofisticadas, inclusive, podem extrair percepções detalhadas, sendo capaz de resumir e explicar como outras pessoas veriam essa pessoa e como os outros julgariam seu estilo de liderança.

7. Pergunte ao redor e procure evidências 

Geralmente, um profissional com boas perspectivas de se tornar um líder se comunica e se expressa bem, sendo notado por outros a sua volta por essas características. Além disso, por possuir um alto grau de consciência é admirado pelos gestores e seguido por seus pares. Procure evidências como essas, e você, certamente, encontrará pessoas capazes de serem bons gestores em TI.

Leia também: 9 sinais de que a relação de confiança entre CIO e liderados está fraca

Encontrando os melhores talentos para transformar em líderes

Como vimos, trabalhar o desenvolvimento de líderes em TI é primordial para que a organização possa contar com profissionais engajados, produtivos e motivados.

Afinal, como dizem, a equipe é o espelho do líder e uma liderança eficaz eleva o padrão do time e faz com que os resultados sejam cada vez mais satisfatórios.

Saber quais as skills de um bom gestor de TI e reconhecer potenciais líderes entre os especialistas técnicos, seja da sua equipe interna ou em profissionais externos, é extremamente importante para garantir a efetividade dos negócios.

Se você precisa de apoio para desenvolver lideranças ou busca profissionais com as skills adequadas de um bom líder de TI, conte com a Supero Tecnologia.

Presente no mercado de soluções de TI há 18 anos, contamos com um time de profissionais de TI altamente capacitados para atender seus projetos sob demanda.

Entre em contato com um de nossos consultores especialistas e saiba como podemos ajudá-lo a desenvolver pessoas e elevar o padrão das suas entregas.

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