Entenda de que forma a diversidade impacta nos resultados das empresas ao estimular o desempenho dos profissionais e as práticas de inovação
Questões como inclusão, equidade e diversidade no local de trabalho já vinham sendo tratadas por organizações mais progressistas, há algum tempo. No entanto, após as recessões econômicas e grandes demissões por fins ideológicos, que vem remodelando o futuro do trabalho, temas como esses chegam com força ao mercado.
Já tratamos aqui no blog, em artigos recentes, que organizações precisam estar atentas a pautas mais focadas em pessoas para obter e reter os melhores talentos. Os profissionais que podem escolher a empresa que querem atuar, preferem estar em ambientes corporativos que valorizam perspectivas mais amplas em relação a força de trabalho, o que inclui desde maior flexibilidade no modelo de trabalho até iniciativas que trabalham a cultura people first.
De acordo com uma consultoria especializada, organizações se viram obrigadas a investir em novos ecossistemas que estimulam competências mais plurais para se manterem relevantes no mercado. Empresas que adotam políticas inclusivas e equipes heterogêneas obtêm mais lucro, a partir de uma maior motivação do profissional para o trabalho e o estímulo a novas ideias.
Dessa forma, a diversidade deixa de ser um indicador estipulado por lei a ser alcançado pelas empresas e passa a ser fundamental para o sucesso dos resultados. Mas, como a diversidade no local de trabalho impulsiona os negócios?
Neste post, vamos mostrar um panorama geral da diversidade no Brasil, qual a relação entre diversidade e bons resultados e como a Supero trabalha questões de diversidade, equidade e inclusão para ter os melhores times a fim de entregar aos clientes as melhores soluções de TI.
Como o Brasil trata a questão da diversidade no trabalho
Apesar de ainda não ser uma prática da maioria das empresas no país, a percepção de que a diversidade é um poderoso facilitador de performance e inovação no ambiente de trabalho vem crescendo. Com ela, aumentam também os esforços para acolher talentos com diferentes representatividades.
De acordo com o recente levantamento da KPMG, à medida que a agenda ESG evolui, tanto os clientes quanto as partes interessadas nos números da organização pressionam as empresas para conectar a inclusão, diversidade e equidade às decisões de negócios.
Mesmo sabendo das barreiras que fazem o país não evoluir nesse sentido e consciente que o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer quando o assunto é pluralidade, as tendências indicam que o futuro reserva melhores práticas por parte das organizações e um ambiente de trabalho mais equitativo.
Hoje, com a transformação digital acelerada, manter condutas que ampliam a força de trabalho diversificada demonstra maturidade, assim como valores que protegem a ética e fortalecem a confiança corporativa.
Além de estar de acordo com os anseios dos profissionais, a empresa que mantém sua integridade corporativa, a partir de boas práticas empresariais, tende a obter vantagem competitiva diante da concorrência. Até porque ignorar essas movimentações poderão levar a organização a amargar altas taxas de turnover.
Mas será que montar um time de pessoas diferentes umas das outras torna os profissionais mais produtivos, motivados e inovadores?
A relação entre diversidade e resultado nos negócios
O novo relatório da Organização Internacional do Trabalho mostra que elevados níveis de diversidade e inclusão no trabalho estão diretamente associados a maior produtividade, inovação e ao bem-estar dos profissionais.
Entretanto, apesar de dispor de recursos suficientes para fomentar a diversidade no local de trabalho e saber que cultivar estratégias relacionadas a inclusão são essenciais para os negócios, o estudo mostrou que apenas um terço das empresas entrevistadas medem seus esforços e ainda, que o sentimento de inclusão estava mais associado à senioridade do que a antecedentes pessoais ou características como idade, sexo ou etnia/raça/religião.
Para a diretora da OIT, Deborah France-Massin:Os trabalhadores precisam sentir que são valorizados, respeitados, tratados de forma justa e empoderados por meio de práticas empresariais inclusivas, cultura organizacional inclusiva e liderança inclusiva.
Segundo o relatório, a maneira mais provável de influenciar as empresas a criar mudanças sustentáveis e transformadoras é combinar o argumento econômico para diversidade e inclusão com políticas e valores empresariais solidários.
A OIT acredita que somente quando as organizações olharem atentamente para essas questões é que todos os agentes dessa equação: empresas, profissionais e sociedade poderão se beneficiar de todo o potencial da diversidade no local de trabalho.
Saiba mais: Customer centric: como ter e manter o cliente no centro dos negócios?
Como a Supero trabalha a diversidade, equidade e inclusão
Acreditando que a diversidade no ambiente de trabalho proporciona o desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades, além de competências digitais que ajudam a superar desafios críticos do dia a dia, trabalhamos em nossos projetos com equipes multidiciplinares, muitas vezes com times multiplurais, que agregam mais valor às entregas.
À medida que a Supero trabalha para aprimorar suas práticas de diversidade no trabalho, alinhando seu compromisso com os profissionais, clientes e com o mercado, os resultados aparecem.
As iniciativas para difundir essa cultura na empresa começam ainda no processo de recrutamento, se estendendo até o momento do desligamento dos profissionais nos projetos, mesmo atuando com outsourcing de TI.
Por estarmos atualmente trabalhando na modalidade híbrido, a Supero conta com oportunidades para profissionais de todo o país e até estrangeiros. O que importa para nós é a adequação do fit cultural com a empresa. Afinal, faz parte da nossa cultura organizacional acreditar que a multipluralidade beneficia o crescimento dos negócios.
Prezando por um ambiente de trabalho seguro, a empresa mantém treinamentos com gestores constantemente e trabalha a cultura do feedback de maneira estruturada, a fim de acompanhar a evolução dos profissionais.
Conscientes de que os desafios em relação à diversidade, equidade e inclusão ainda são grandes dentro da Supero, assim como em outras empresas brasileiras, procuramos estar alinhados às expectativas das pessoas e honrando nosso compromisso com a comunidade de TI, seguimos trabalhando essa pauta e avançando.
Leia também: Gestão compartilhada de TI: quais as vantagens?
Priorize a diversidade e ganhe em resultados
Como vimos, apoiar um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo, significa para a organização usufruir de todos os benefícios dessas práticas, inclusive conquistar os melhores talentos.
Uma das tendências tecnológicas usadas para promover uma maior diversidade no trabalho é o uso de dados para obter informações estratégicas. A partir de dados seguros e confiáveis, gestores e líderes de TI poderão identificar necessidades e construir uma força de trabalho diversificada, a fim de maximizar a inclusão e obter melhores resultados.
Se a sua empresa precisa de um parceiro para definir os objetivos de diversidade, estabelecer metas e monitorar os indicadores-chave de desempenho, conte com a Supero. Presente no mercado de tecnologia há 18 anos, somos especialistas em atender as demandas de nossos clientes com produtos e serviços personalizados.
Seja com o desenvolvimento de softwares ou body shop de TI, estamos à disposição para auxiliar você na sua jornada por resultados ainda melhores em relação a diversidade no local de trabalho.
Entre em contato com um de nossos consultores especializados e veja como podemos atender a sua organização.