Veja os benefícios em criar um ambiente de trabalho que prioriza as pessoas e foca em estratégias people first para aumentar a produtividade e o engajamento
Os últimos dois anos foram realmente de muitas transformações digitais, trazendo à tona reflexões sobre a vida humana. Já abordamos neste blog sobre os efeitos da pandemia no futuro do trabalho e as tendências estratégicas para líderes de TI. Trouxemos também como o metaverso impacta o ambiente corporativo e até como reter talentos em TI com Inteligência Artificial (IA).
No ambiente corporativo, a cultura people first e suas implicações ganhou força, com o profissional mais consciente da sua importância para a organização e mais alinhado com suas convicções, no que diz respeito ao que quer em relação ao trabalho.
De acordo com insights da Accenture, após as disrupções, provocadas pelo coronavírus, surgiu a necessidade de reagir às mudanças, tanto de forma coletiva quanto individual, aos relacionamentos positivos para criar um novo ‘tecido da vida’, que seja bom para as pessoas, para os negócios e para o planeta.
As pessoas se perguntam quem são e o que importa para elas, e estão encontrando uma nova confiança para se mostrarem como são de verdade. Também há uma maior humanização da força de trabalho; as vidas profissionais e privadas estão cada vez mais mescladas, e admitir não estar bem não é mais um sinal de fraqueza. Tudo isso faz parte de uma tendência ao individualismo e à independência. As pessoas estão tendo maior protagonismo sobre como e onde investem seu tempo e sua atenção.
Por isso, adotar estratégias people first com profissionais de TI é uma tentativa das empresas atenderem a expectativa desse novo perfil de profissional, que tem colocado o “eu” acima do “nós”, impulsionado por um maior senso de força pessoal.
Essa mudança nas atitudes em relação ao trabalho tem um impacto direto nos empregos tradicionais. Muitas empresas estão preocupadas com a dinâmica da equipe, a inovação eficaz e com o trabalho colaborativo.
Com as novas aspirações pessoais, a tensão aumenta ainda mais para o recrutamento em TI, que já lidava com a escassez de profissionais qualificados na área. No entanto, essa mentalidade atual traz novos desafios e oportunidades para as organizações.
Neste artigo, vamos abordar porque adotar a mentalidade people first com profissionais de TI e os principais benefícios de investir em estratégias que priorizam as pessoas na empresa.
Por que adotar a mentalidade people first com profissionais de TI?
Construir um local de trabalho que prioriza as pessoas é fundamental para o sucesso dos negócios. Isso porque a mentalidade people first se esforça em entender as necessidades dos profissionais e satisfazê-las. O resultado são pessoas mais felizes, com aumento de produtividade e envolvimento para atingir os objetivos da empresa.
No entanto, ao que tudo indica, as empresas ainda não estão preparadas para ouvir as pessoas e não trabalham uma comunicação assertiva com os profissionais.
De acordo com o Relatório GPTW Tendências de Gestão de Pessoas 2022 49,2% das pessoas apontam a comunicação interna como um dos principais temas a serem trabalhados.
Além disso, segundo o levantamento, a adoção dos trabalhos híbrido, remoto e flexível continua sendo um grande desafio para as empresas, que precisam encontrar as tecnologias adequadas para manter o fluxo de informações e encontrar os processos ideais para que todas as pessoas da equipe se sintam igualmente contempladas na troca de informações organizacionais.
Além de manter a produtividade e o engajamento em alta, focar em pessoas ajuda a diminuir o turnover em TI, um indicador bastante relevante no mercado de tecnologia, que vem crescendo a cada ano devido a constante demanda por produtos digitais e a procura desenfreada por talentos nessa área.
Afinal, reter talentos em TI significa aumentar o volume dos negócios. E o gap aumenta com a complexidade do trabalho. Como ocorre com os desenvolvedores, em que profissionais de alta performance chegam a ser 800 vezes mais produtivos. Não por acaso, 80% deles mantêm empregos full-time, enquanto apenas 1,7% está procurando colocação, de acordo com o Stack Overflow Developer Survey 2021.
Saiba mais: Comunicação assíncrona: quando ela eleva a produtividade?
Benefícios de investir em estratégias people first na empresa
Aderir às práticas que almejam colocar as pessoas em primeiro lugar é fundamental também para a qualidade e a agilidade das entregas de produtos e serviços da organização. Além de outros benefícios que destacamos, abaixo:
1. Aumenta a conexão entre líder e liderado
Quando a cultura people first é absorvida e vivida pela liderança, as chances do liderado querer crescer e se desenvolver dentro da empresa são grandes. Porém, é essencial que a gestão tenha uma estratégia para integrar essa mentalidade a um plano de carreira.
2. Cresce o senso de pertencimento a empresa
Ao sentir que a empresa valoriza e prioriza suas necessidades, o profissional passa a ter um senso de pertencimento àquele lugar ainda maior e passa a querer sempre entregar mais e melhor, em benefício próprio e da empresa.
3. Melhora a imagem da empresa para o mercado
Empresas que priorizam as pessoas, mostram-se inovadoras e alinhadas às novas tendências do mercado. Além disso, projetam uma boa impressão para o público, que passa a relacionar a marca com uma empresa humanizada.
4. Forma equipes mais unidas e inovadoras
Estratégias people first costumam tornar o ambiente organizacional melhor, fazendo os profissionais sentirem-se mais felizes e motivados para a inovação. Fortalecer as equipes também é um investimento que geralmente gera bons frutos para a organização.
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O que esperar do futuro do trabalho
Como vimos, as organizações precisam estar atentas às mudanças nas ambições de seus profissionais e agir em alinhamento ao novo modo de vida das pessoas.
Manter empregos tradicionais, sem flexibilidade e desalinhados às necessidades individuais pode ter um efeito muito negativo na produtividade e no engajamento dos profissionais.
O grande desafio para as organizações agora é manter o equilíbrio entre o que as pessoas querem e o que a empresa precisa, para que a criatividade, a diversidade e a confiança corporativa possam prosperar.
E nesse sentido, líderes e gestores de TI precisam das skills certas para incorporar a cultura people first e se preocupar ativamente com os profissionais em todos os níveis de negócios.
Abolir de vez o microgerenciamento também é uma forma de valorizar as pessoas, oportunizando a autonomia profissional e fortalecendo equipes de TI autogerenciáveis.
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