Saiba o que perguntar a um profissional de TI durante a entrevista técnica a fim de recrutar o melhor candidato para a oportunidade
Um panorama sobre o perfil de conhecimentos teóricos e práticos do candidato: esse é o grande objetivo de uma entrevista técnica. Para isso, recrutadores precisam entender a jornada educacional e profissional, as experiências conquistadas nesse caminho e, ainda, as visões construídas seja em relação ao futuro profissional ou em relação à posição ideal. Daí a importância desta etapa do processo de recrutamento e seleção em TI.
Mas também sua distinção em relação a outras etapas. Não é na entrevista técnica que recrutadores validarão skills, e sim no teste técnico. Tampouco é nessa fase que saberão como o profissional equilibra vida pessoal com profissional, e sim na avaliação comportamental ou cultural.
Mas justamente por esse caráter amplo da entrevista técnica, ela facilmente pode perder seu objetivo e, o pior, a objetividade. E, assim, tornar-se pouco produtiva ou incapaz de fornecer a visão necessária para a boa escolha do novo membro da equipe.
Saiba mais: 7 erros que atrapalham o recrutamento e seleção em TI
Por que pontos tech recruiter têm que passar para alcançar essa visão abrangente e tornar uma entrevista técnica produtiva?
Neste post, você vai ver o que perguntar e o que responder ao candidato na entrevista técnica, para que ela seja eficaz no seu objetivo de recrutar o melhor profissional para suas oportunidades.
O que responder ao candidato na entrevista técnica
Uma entrevista técnica em TI jamais começa com perguntas ao candidato. Ela começa, ou deveria começar, com a uma contextualização da vaga no nível da organização, do setor e de suas atribuições.
Além disso, deve esclarecer, se isso ainda não foi feito em outra etapa, como a entrevista comportamental ou cultural, quais são os benefícios ligados à posição.
Veja alguns pontos que devem ficar alinhados já na entrevista técnica:
- por que a empresa está em busca de um profissional;
- qual é a estrutura gerencial e onde o cargo de insere;
- quais as responsabilidade do cargo;
- quais os desafios do cargo no dia a dia;
- como é a rotina de trabalho;
- quais os benefícios oferecidos pela empresa para desenvolvimento de carreira, como treinamentos, progressões etc;
- quais os valores da organização em relação aos profissionais e o que ela faz para promover a retenção de talentos.
Além dessas informações, todos os pontos que possam interessar o candidato no nível do cargo ou função e de sua relação com o setor e a organização são pertinentes para a entrevista técnica.
O que perguntar ao candidato na entrevista técnica
Para auxiliar você a elaborar uma entrevista técnica de TI, relacionamos a seguir 12 questões e seus objetivos, separados por tópicos, a serem considerados.
Formação, experiência e carreira
1. Pergunta: Qual é a sua formação técnica e como se mantém atualizado? Como aprendeu a programar, o que estudou, quais as certificações possui e o que ainda pretende cursar?
Objetivo: Conhecer melhor a qualificação e as pretensões de aprimoramento profissional na área, para verificar se se alinham ao perfil buscado.
2. Pergunta: Qual a sua trajetória profissional, seja em empresas ou em projetos independentes?
Objetivo: Verificar nível de experiência e atribuições de posições anteriores e, se tem algum projeto pessoal na área, uma indicação de que o profissional tem paixão por tecnologia.
3. Pergunta: Sobre sua visão e perspectiva de futuro profissional, o que deseja para daqui a 1, 2, 5 e 10 anos em relação a sua carreira? Onde quer estar e o que quer adquirir ao longo dos anos?
Objetivo: Identificar se há um plano de carreira sólido a ser construído e como a empresa pode ajudar nesse sentido.
Dia a dia de trabalho
4. Pergunta: Como você se planeja e se organiza diante das demandas de trabalho? Que metodologias adota ou já adotou?
Objetivo: A ideia é saber como o profissional se organiza e quais metodologias de trabalho adota, para entender se aquele modo de trabalho se adequa ao modus operandi do time e da empresa.
5. Pergunta: Quais os recursos e as ferramentas que considera relevantes ou simples hypes para sua função?
Objetivo: Descobrir se há compatibilidade entre o que o profissional costuma usar e o que a empresa e o time estão usando em relação a recursos e ferramentas para o dia a dia no trabalho.
6. Pergunta: Como os colegas de time o descreveriam?
Objetivo: Entender como a equipe e outros profissionais veem o candidato no ambiente de trabalho é um indicativo de como ele é e como se comporta no universo corporativo.
7. Pergunta: O que espera da liderança imediata?
Objetivo: Perceber quais valores e comportamentos o candidato considera importantes em um líder revela o que ele espera que a empresa ofereça e se suas políticas atendem essa expectativa.
8. Pergunta: Quais as principais qualidades das grandes equipes?
Objetivo: Entender o que o potencial candidato considera fundamental para compor uma equipe de sucesso e como ele se vê parte do time.
Conquistas e aprendizados profissionais
9. Pergunta: Que resultados conquistados em um projeto foram importantes em sua trajetória e como contribuiu para alcançá-los?
Objetivo: Saber como o profissional planeja seus objetivos e o que já conquistou, quais metodologias e técnicas utilizou e quais impactos gerou para o projeto ou a organização.
10. Pergunta: Que falhas geraram impactos e mudanças?
Objetivo: Entender como o profissional lida com as falhas e como é a visão dele a respeito de mudanças. O quanto é resiliente e flexível e o que pensa a respeito da inovação e seus impactos.
11. Pergunta: Como reage quando não sabe algo?
Objetivo: Entender como a pessoa age diante de sua ignorância sobre algo. Costuma ignorar o fato e seguir em frente admitindo a falta de conhecimento ou demonstra vontade de aprender e corre atrás para adquirir conhecimento?
12. Pergunta: Qual o maior desafio da carreira e como fez para superá-lo?
Objetivo: Entender como a pessoa resolve seus problemas no trabalho e o que faz e como faz para superar situações de crise e conflitos. Verificar se está preparado para os problemas do dia a dia do setor e da organização.
Leia também: 9 maus comportamentos que afetam a performance da equipe de TI
Preparado para a entrevista técnica em TI
Dar voz para que o candidato exponha o que está no currículo pode não ser condição suficiente para recrutar o perfil adequado à vaga, mas certamente contribui diretamente para isso. Preparar um roteiro de perguntas com cuidado será fundamental para que a entrevista técnica revele mais do que o candidato apresentou no currículo.
Evidentemente, a entrevista técnica não garante sozinha o objetivo final de recrutar o melhor candidato para a oportunidade. Olhar o candidato para além de suas qualificações técnicas, entendendo suas habilidades comportamentais e até avaliando suas skills em um teste técnico, ajudará a completar a avaliação.
Essa é a expertise da Supero Outsourcing. Com experiência de 18 anos no mercado, a Supero construiu uma metodologia para recrutar e alocar profissionais alinhados aos objetivos de seus clientes.
Veja: Como a Supero faz o recrutamento e seleção de profissionais
Entre em contato com um de nossos consultores e conheça os cases de sucesso que consolidaram a credibilidade e confiança da Supero no mercado de tecnologia.