Entenda como a Inteligência Artificial (IA) pode transformar a satisfação do profissional e auxiliar a empresa a reter talentos em TI
Ao passo que a transformação digital foi acelerada pela pandemia, muitas organizações estão experimentando a inteligência artificial em cenários além do que já vinham aplicando nos últimos anos, inclusive para reter talentos em TI.
De acordo com o relatório da Deloitte, empresas globais, que antes focavam apenas em elementos tecnológicos da IA, agora utilizam a tecnologia para uma abordagem estratégica centrada no ser humano, que equilibra a inteligência da máquina com a experiência humana.
A partir de dados orientados por IA, organizações líderes que utilizam o uso de inteligência artificial em interações com clientes para melhorar a experiência do usuário, fidelização e consequentemente as vendas, refinaram essa técnica para o engajamento de profissionais, segundo insights da McKinsey.
Mas, como reter talentos em TI utilizando como suporte a inteligência artificial?
Neste artigo, vamos mostrar como as organizações têm aproveitado dados comportamentais para reter profissionais de TI, porque utilizar inteligência artificial pode ser uma aliada na satisfação do profissional e como utilizar a IA para liderar e treinar talentos.
Aproveitando dados comportamentais para reter profissionais de TI
Não é de hoje que a psicologia comportamental vem transformando a maneira como as empresas se relacionam com seus profissionais. Com as tendências de trabalho híbrido e trabalho em qualquer lugar se estabelecendo cada vez mais como padrão, as organizações voltam suas atenções para a inteligência artificial como uma tecnologia que auxilia na promoção de comportamentos positivos em equipes de TI.
Com isso, organizações estão combinando insights de ciência comportamental com as mais recentes tecnologias de IA para reter talentos ao criar um novo tipo de experiência personalizada que reconhece e incentiva profissionais a se desenvolver na carreira. Fatores bastante considerados por profissionais na hora de escolher a empresa que atuarão, de acordo com recente relatório da Brasscom.
Ajudando a identificar as métricas mais críticas a serem focadas para cada profissional, individualmente, os algoritmos de IA também podem ser projetados para melhorar o desempenho ao longo do tempo. Afinal, cada pessoa responde de maneira diferente aos estímulos e, dessa forma, gestores podem analisar cada caso para desenvolver um perfil de treinamento baseado no estilo de aprendizagem de cada profissional, escolhendo os tipos de intervenção que funcionam melhor para ele.
Evidentemente, os sistemas baseados em inteligência artificial devem complementar o gerenciamento e o treinamento presencial tradicional, feito pelos gestores de TI e não para substituí-lo. A partir dos dados levantados pela IA, os líderes ficam informados quando profissionais específicos merecem elogios e celebração pública e onde outros precisam de suporte adicional, a fim de ajudá-los a abordar áreas específicas de seu desempenho.
Como sempre acontece com novas tecnologias, grande parte do trabalho ocorre muito antes da sua aplicação, ainda na fase de desenvolvimento de softwares. Organizações bem-sucedidas estabelecem um grupo central de especialistas digitais e de aprendizado para liderar o projeto e conduzir o desenvolvimento do sistema, criando e aprimorando modelos de IA.
Muitas vezes, consultores externos de TI são acionados para auxiliar no processo de desenvolvimento e, até um agile coach é chamado para ajudar na aplicação de novos estímulos para a equipe e insights para os gestores, permanecendo um tempo na organização, por meio de uma contratação de body shop de TI, para cobrir KPIs e casos de uso.
Inclusive, a empresa pode optar por trabalhar com equipes autogerenciáveis e multidisciplinares, como as agile squads, para garantir que treinamento e suporte apropriados a todos os usuários do sistema e para promover o gerenciamento de mudanças eficaz em toda a organização.
Afinal, utilizar práticas de negócio baseadas no conceito people first tende a fazer com que profissionais se sintam compreendidos e apoiados pelo empregador, fazendo com que sejam mais felizes no trabalho, mais eficazes e menos propensos a pedir demissão. Com o poder da IA, as empresas podem finalmente oferecer coaching oportuno, personalizado e eficaz em escala, para todos os seus profissionais todos os dias.
Saiba mais: Turnover em TI: o que fazer para evitá-lo?
Coaching inteligente: lidere e treine talentos em TI baseado em dados
De acordo com pesquisa da Mckinsey, citada anteriormente, o coaching orientado por IA usa princípios comprovados para mudar hábitos profundamente arraigados.
Segundo o especialista em aprendizagem David Kolb demonstrou em sua teoria, os adultos não podem aprender apenas ouvindo instruções. Eles devem absorver as novas informações, usá-las experimentalmente e integrá-las ao conhecimento existente. Isso significa que novas habilidades são melhor aprendidas em pequenos pedaços, com os alunos tendo a oportunidade de colocar seus novos conhecimentos em prática imediatamente.
Além disso, a mudança de comportamento requer repetição de ações e consistência por um longo período antes de ser internalizada e demonstrada de maneira previsível. Já se acreditou que um indivíduo levava cerca de 21 dias para formar um novo hábito, conforme divulgado pela Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental. No entanto, um estudo sobre a formação de hábitos realizado por pesquisadores da University College London descobriu que os participantes levavam de 18 a 254 dias de ação repetitiva para construir um único hábito.
A partir desse fator, empresas utilizam ferramentas orientadas por IA voltadas para os profissionais para oferecer incentivos oportunos e específicos, entregues por meio do computador ou dispositivo portátil do funcionário, com repetição inteligente e deliberada.
Esses incentivos podem ser entregues de várias maneiras: como um programa regular e estruturado; como um serviço sob demanda; ou em tempo real enquanto os profissionais executam suas tarefas. Eles também podem abranger um amplo espectro de tópicos, como saúde e bem-estar, experiência do usuário ou eficiência operacional.
Os sistemas de coaching baseados em IA geram resultados impressionantes em uma variedade de diferentes situações de trabalho. Empresas bem-sucedidas, indicam 3 ações sequenciais para que a retenção de talentos funcione de maneira eficaz.
1. A organização deve ter uma boa compreensão dos KPIs críticos de cada profissional e deve ser capaz de definir suas aspirações para o desempenho de cada um deles.
2. A empresa precisa de oportunidades claras de melhoria. Normalmente, isso significa um grupo de profissionais que geralmente demonstram baixa satisfação ou onde a variação de satisfação entre pessoas da mesma equipe é grande.
3. Uma vez que a organização tenha identificado um grupo-alvo adequado, a abordagem é melhor implantada usando princípios ágeis. Normalmente, isso envolve a criação de um produto mínimo viável (MVP) que pode ser testado com um seleto subgrupo de profissionais. Dependendo da maturidade da empresa na jornada de tecnologia, pode ser melhor começar com ferramentas de inteligência de negócios antes de passar para algoritmos mais complexos.
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Melhore a experiência do profissional e retenha talentos em TI com IA
Como vimos, a retenção de talentos em TI pode ter a inteligência artificial como uma forte aliada, a partir do uso de dados para melhorar a experiência do profissional e a satisfação com o trabalho.
Por meio de ferramentas digitais, é possível que líderes de tecnologia saibam quando e como incentivar os profissionais de TI a melhorarem seu desempenho e fazer com que se sintam mais felizes com as atividades que exercem.
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