Projetos de automatização das rotinas do setor financeiro: una expertise a agilidade
Se pararmos para pensar como era há uns anos realizar uma simples transação bancária, percebemos a dimensão do impacto que as inovações tecnológicas trouxeram às rotinas de trabalho do setor financeiro, desde a avaliação de riscos nos processos de cadastro até a agilidade nas operações diárias do cliente, como pagamentos, transferências e aplicações.
Além disso, as inovações tecnológicas imprimiram credibilidade às instituições financeiras, porque sempre aliadas a alto nível de segurança; melhoraram a rotina de colaboradores, porque aceleraram processos; e ainda reduziram custos operacionais.
Mas qual os próximos passos? Para nós, um deles é a automatização. Neste post, vamos ver o estado atual das instituições financeiras em automatização de rotinas financeiras e, depois, por que um parceiro outsourcing experiente pode ser fundamental nesse projeto.
Automação de processos internos: onde as instituições financeiras estão na sua jornada
Dentro das instituições financeiras, a possibilidade de melhorar o dia a dia dos departamentos, trazendo mais agilidade para os negócios, é a principal vantagem da automatização de rotinas.
Os impactos são sentidos diretamente nos procedimentos administrativos, de gerenciamento de recursos a tratamento de dados, uma vez que todos esses processos passam a ser executados com menos erros e mais agilidade, dando mais confiança aos profissionais envolvidos.
Muitos problemas enfrentados por instituições financeiras, como a necessidade de ampliar os canais de atendimento sem aumentar os custos e a busca por serviços capazes de atender com precisão as demandas de um cliente cada vez mais conectado, podem encontrar na automação uma solução.
Leia também: PIX: como funciona o sistema brasileiro de pagamentos instantâneos
Outro ponto é a possibilidade de direcionar esforços para criar valor por meio de novos produtos, com fit mais adequado à carteira de clientes e às suas necessidades.
Terceirização para instituições financeiras
Entre os desafios do setor financeiro está a tarefa de estimular a motivação e a concentração dentro da organização. A terceirização de soluções tem aparecido como uma alternativa que oferece vantagens para operações nessa área.
Relacionamos, abaixo, 3 benefícios dessa iniciativa que tem como principal objetivo trazer agilidade e expertise para o ambiente de trabalho.
1. Redução do custo operacional
Como nem sempre é possível contratar pessoas que se adequem à realidade do negócio, uma empresa deve estar preparada para despesas trabalhistas. Além de custos com um eventual funcionário que sai, há também que despender recursos com o que entra.
E isso não acontece somente no momento da contratação, pois antes ainda precisa acontecer a seleção do profissional e depois o treinamento.
Ao ter um parceiro para a contratação de talentos, essas responsabilidades não são mais da empresa. Ou seja, a instituição financeira investe menos e tem mais qualidade nos serviços que serão prestados, uma vez que os profissionais contratados são experientes na área de atuação.
2. Aumento da produtividade
Uma das principais consequências de incorporar a terceirização da TI na rotina corporativa, segundo os adeptos desse serviço, é o aumento da produtividade.
Instituições financeiras costumam ter um ritmo intenso de trabalho e focar em processos de gestão e atendimento costumam melhorar o relacionamento com o cliente.
Ao terceirizar colaboradores, os funcionários da empresa passam a dar mais atenção ao que realmente importa e sem acumular funções sentem-se mais motivados a produzir. Ao final do período de contratação do terceirizado, os resultados podem ser medidos e quem geralmente sai lucrando é a organização que contratou o serviço.
3. Padronização na qualidade dos serviços
Observando a evolução das empresas do setor financeiro, observamos que para crescer nesse mercado, além de investirem em inovações tecnológicas como sistemas, plataformas e softwares, que são fundamentais para a qualidade dos serviços, muitas estão apostando em profissionais experientes.
A terceirização é uma garantia de poder contar na equipe com colaboradores treinados e capacitados. E a responsabilidade de fornecer isso às instituições financeiras é da empresa parceira que oferece o outsourcing.
Com conhecimentos específicos, as atividades do profissional terceirizado vindo de uma empresa com qualificação nessa área garante eficiência no processo e chances reduzidas de falhas e erros.
Automatize rotinas da instituição financeira com os parceiros certos
Como podemos ver nos pontos abordados, a tecnologia deixou de ser um diferencial e passou a ser fundamental para o setor financeiro. Ferramentas de TI podem auxiliar para simplificar as rotinas e tornar os serviços oferecidos mais ágeis e econômicos.
De cadastros a meios de pagamentos, no nosso dia a dia percebemos que as inovações tecnológicas flexibilizam nosso consumo e garantem mais qualidade nas operações realizadas. Iniciativas como essa aproximam o cliente da instituição financeira, uma vez que ele percebe que a empresa está mais alinhada às suas reais necessidades.
Agora, para ganhar agilidade e somar a expertise de vários projetos em suas iniciativas, fale com uma empresa que soma 17 anos de mercado! Entre em contato com um dos nossos consultores e veja mais sobre como podemos fazer você na sua jornada pela automatização de rotinas!