Veja o que faz um tech lead e porque ele é fundamental dentro de uma squad
A falta de alinhamento e direcionamento entre os membros de uma equipe de desenvolvimento de software, devido à ausência de um tech lead, é um problema enfrentado em muitas organizações.
Isso porque uma liderança de tecnologia competente reúne características importantes para manter a equipe de TI motivada e engajada no projeto. Além disso, é o tech lead quem orienta o time e mantém a comunicação fluida com a liderança da empresa, proporcionando aos liderados os recursos necessários para que o trabalho seja executado com a máxima eficiência.
Não há um tempo de experiência necessário no mercado ou uma formação específica para alguém se tornar um tech lead. Mas não subestime o papel desse profissional, cujas habilidades técnicas e comportamentais vêm sendo bastante procuradas por empresas que desejam fortalecer o setor de TI.
Neste artigo, vamos mostrar por que a squad deve contar com um tech lead, qual é o papel desse profissional e as qualificações que ele deve ter para garantir bons resultados para a organização.
Tech lead para quê? Qual a função desse perfil
Um tech lead ou líder de tecnologia, na tradução literal, é um profissional que tem a função de liderar uma equipe de desenvolvimento de software.
Portanto, o tech lead tem como papel principal elaborar uma visão técnica do que está sendo desenvolvido a fim de que a equipe desenvolva com a máxima eficiência.
Para isso, esse profissional precisa orientar a equipe, gerenciar o projeto e manter a comunicação fluida com outras equipes, quando houver, dentro da organização.
Quem costuma ter o papel de tech lead em uma squad
Geralmente, um tech lead em uma squad é um engenheiro de software experiente. A experiência em desenvolvimento de software não só é útil ao lidar com questões técnicas, mas também ajuda a gerenciar e auxiliar a equipe. Afinal, é comum em squads ter vários desenvolvedores trabalhando em diferentes elementos de um projeto.
Com foco no resultado final, o tech lead determina o que precisa ser desenvolvido primeiro e trabalha com a equipe de desenvolvimento sobre como fazer, em vez de todos os desenvolvedores trabalharem em diferentes problemas e projetos, cada um do seu jeito.
Principais responsabilidades: dia a dia de tech lead
Como tech lead, o profissional atuará no dia a dia como a linha de comunicação entre diferentes equipes e seus clientes. Entre suas principais atividades diárias, destacam-se:
- controlar o pipeline do projeto e garantir as entregas;
- gerenciar a equipe técnica, mantendo um ambiente de trabalho saudável;
- pesquisar novas tecnologias e ser o precursor da cultura da inovação;
- fazer o papel de mentor e ajudar individualmente cada profissional; e
- transmitir as necessidades da equipe aos líderes da empresa.
Principais skills técnicas e comportamentais
Como um tech lead, o profissional terá que tomar algumas decisões técnicas, portanto precisará de um excelente conhecimento em linguagens de programação, de preferência, front-end e back-end. Habilidades em Java, Python e C ++, assim como script de shell, revisões de código e otimização são ferramentas que os líderes de tecnologia eficazes precisam ter sob controle.
E, por ter como função principal liderar a equipe, boas habilidades de comunicação e liderança também costumam ser valorizadas nesse profissional. Afinal, grande parte do trabalho é transmitir de forma clara e motivadora as expectativas da gestão para seus desenvolvedores.
Confira: Product owner vs. product manager: tem certeza que você sabe a diferença?
Liderança de acordo com os valores da empresa
Ao liderar a equipe de tecnologia de acordo com o que a organização acredita, o tech lead fornece aos liderados princípios operacionais básicos que devem ser seguidos em todas as ações do grupo.
Como seu objetivo é alinhar o time para que caminhe na mesma direção, a primeira missão de um tech lead seja orientar o time em relação aos valores da empresa. Isso pode evitar problemas como desalinhamento entre o planejamento estratégico da organização e da equipe de TI.
O grande desafio dos líderes de tecnologia em casos como esse é ajustar os valores ao seu contexto e resolver conflitos de forma a beneficiar o projeto.
O tech lead ante os demais componentes de uma delivery squad
Como um líder de equipe de tecnologia, o tech lead deve supervisionar uma equipe de desenvolvedores, engenheiros, gerentes de produtos e outros profissionais envolvidos no projeto de desenvolvimento de um software.
Com um plano de ação padrão, o que se espera é que o tech lead esteja preparado para gerenciar a equipe, mas também deve deixar espaço para inovação e criatividade dos profissionais.
Como alguém em que a equipe confia e admira, o líder de tecnologia tem a responsabilidade de manter o bom moral e a comunicação dentro de sua equipe e fazer com que cada profissional sinta-se motivado e engajado com o objetivo do projeto e da organização.
Garantir que toda a equipe trabalhe com uma meta unificada e com a máxima eficiência, oferecendo suporte aos liderados e garantindo que todos tenham os recursos necessários para um bom trabalho é uma das principais atribuições que se espera de um tech lead eficiente, perante os demais agentes de uma squad.
Saiba mais: Agile squads: quais são os componentes-chave e como são orquestrados?
Tech lead ganha mais que desenvolvedor?
Por ter um papel determinante para o sucesso do projeto, o tech lead costuma ser um profissional bastante valorizado no mercado.
O salário de um líder de tecnologia varia de acordo com suas certificações e experiência, mas a média salarial no Brasil, segundo o Glassdoor, é R$12.000.
Se compararmos com o salário médio de um desenvolvedor no país, que é de R$4.300, também de acordo com o Glassdoor, o tech lead recebe quase três vezes mais.
Um desenvolvedor que gosta de trabalhar com profissionais diferentes da área de TI é um forte candidato para o cargo de tech lead.
Leia também: Por que está tão difícil contratar desenvolvedores?
Por que não abrir mão de um tech lead na squad
Além de desenvolvedores e outros profissionais, contar com um tech lead capacitado na squad é fundamental para o sucesso de um projeto de desenvolvimento.
Além de habilidades técnicas, como conhecimento em linguagens de programação, as skills em comunicação e liderança de um bom líder em tecnologia ajudam a equipe a se engajar no projeto e enfrentar obstáculos que, futuramente, possam vir a promover soluções eficazes e duradouras para a empresa.
Contar com um parceiro para o desenvolvimento de softwares de qualidade que vai muito além do domínio das tecnologias é contar com a garantia de ter profissionais experientes, com criatividade, visão de negócios e trabalho em equipe.
Há 18 anos no mercado de soluções de TI, a Supero Tecnologia é especialista em recrutamento e seleção de equipes de TI para alocação.
Entre em contato com nossos consultores e veja como funciona o outsourcing de TI da Supero.