Veja por que sua organização deve contar com um modelo operacional ágil para obter melhores resultados nos negócios
No universo da tecnologia, não é raro encontrar organizações que nasceram ágeis. No entanto, ainda é comum ver empresas que precisam passar pela transformação ágil para atingir seus objetivos de negócio, sobretudo em setores fora da tecnologia, mas que se veem cada vez mais no digital.
De acordo com estudo da everis sobre a expansão da agilidade na América Latina, no Brasil a adoção de práticas ágeis tornou-se uma das estratégias mais usadas para transformar a mentalidade das organizações.
Para as empresas que já contam com práticas ágeis em suas metodologias, foi possível comprovar a melhora no time-to-market, por exemplo, entre outros benefícios para clientes.
Outro ponto identificado entre as organizações brasileiras que participaram da pesquisa foi o tempo médio da adoção, de 2 anos, e que o processo de adoção dos métodos ágeis iniciam com a integração da agilidade no setor de TI.
Quais as razões pelas quais as empresas estão buscando a transformação ágil?
Neste post, vamos abordar os principais motivos que levam as empresas a adotarem metodologias ágeis, quais as mais utilizadas e como as organizações começam sua transformação.
14 motivos para adotar metodologias ágeis
De acordo com o 15th State of Agile Report, a mudança para o trabalho remoto impulsionada pela pandemia do novo coronavírus bem como a necessidade contínua de desenvolvimento e entrega ágil de software são alguns dos grandes responsáveis pela adoção crescente de metodologias ágeis no mercado global.
A pesquisa também revela que práticas DevOps são uma tendência que caminha junto com a agilidade, com 75% dos entrevistados citando a iniciativa como muito importante. 56% das empresas estão com DevOps em andamento e 18% planejam adotar a prática.
Veja também: 6 erros comuns que você deve evitar ao implementar DevOps
As metodologias ágeis, inclusive, se espalharam para além da TI em mais da metade das empresas que participaram da pesquisa: 18% das organizações disseram que todos os outros departamentos da empresa fizeram a transformação ágil.
Entre os principais motivos que levam as organizações a adotar a abordagem ágil, segundo o relatório destaca:
1. Aumentar a capacidade de lidar com mudanças de prioridades
As organizações ágeis costumam operar com um planejamento contínuo, que se dá durante o desenvolvimento do projeto, a exemplo das sprint plannings. O objetivo é aprender rápido, dando espaço para novas tomadas de decisão. Com isso, equipes ágeis costumam ser mais flexíveis, lidando bem com cenários desafiadores e transformações não planejadas, como uma crise pandêmica.
2. Acelerar a entrega de softwares
Metodologias ágeis trabalham com ciclos iterativos-incrementais curtos, com trabalho limitado, cujo objetivo final é sempre a entrega de software funcional. Além disso, mecanismos como dailies e retrospectivas são usados para identificar e eliminar gaps assim que eles surgem, potencializando as entregas.
3. Aumentar a produtividade
As metodologias ágeis são focadas em produtividade, mais do que em diminuir o tempo de desenvolvimento. Para isso, valores ágeis como comunicação, aliados a ferramentas de gestão visual como kanban e a papéis como o agile coach, atuam para que todos se mantenham engajados e orientados aos mesmos objetivos.
4. Aumentar o alinhamento entre negócios e TI
Os métodos ágeis têm funções e mecanismos para garantir que o alinhamento da TI com as áreas de negócio seja contínuo, isto é, feito durante todo o desenvolvimento da solução, não apenas no começo e na entrega. Papéis como o do product manager e product owner, por exemplo, estão intimamente conectados aos stakeholders, além de à equipe de desenvolvimento. Já cerimônias ágeis como reviews, no Scrum, envolvem as áreas de negócio demandantes, oferecendo feedbacks contínuos para a equipe.
5. Aumentar a qualidade do software
Dentro das metodologias ágeis, a qualidade do software é de responsabilidade de toda a equipe. Como as equipes são multifuncionais e auto-organizáveis, a cultura da qualidade costuma estar presente nos projetos.
6. Aumentar a previsibilidade em delivery
As metodologias de desenvolvimento ágil de software garantem uma maior previsibilidade nas entregas com ferramentas como product backlog, sprint planning e dailies. Tudo que será desenvolvido em uma timebox é definido previamente e quaisquer mudanças de percurso buscam ser resolvidas nesse horizonte de tempo. .
7. Aumentar a visibilidade sobre o projeto
É fácil perder a visibilidade sobre o status de um projeto quando não se vê. No desenvolvimento de softwares, essa é uma das principais causas de fracasso. Metodologias ágeis remediam o problema com o uso de boards e documentação, que mantêm aberto para quem quiser ver o que está sendo executado no exato momento e o que está finalizado. Jamais há dúvidas sobre em que pé está o projeto, quando se faz um bom uso das ferramentas ágeis.
8. Reduzir riscos
A flexibilidade permitida nas formas de desenvolvimento ágeis de adicionar ou modificar requisitos em cada iteração durante o ciclo de vida do projeto ajudam a reduzir o risco de erros ou falhas, permitindo que a organização responda melhor e mais rápido às ameaças.
9. Responder melhor à volatilidade do mercado
Times ágeis preveem mudanças constantes no cenário e estão preparados para lidar com adversidades. Enquanto para metodologias tradicionais a volatilidade do mercado gera insegurança, para times ágeis pode ser vista como uma oportunidade.
10. Aumentar o moral do time
Nas metodologias ágeis, errar faz parte. Por isso, elas criam instrumentos para manter o software sempre tão simples quanto possível e para que esses erros naturais ao processo de desenvolvimento aconteçam rápido, quando as correções de rota e refações não representam um grande custo. Dessa forma, o time se sente mais confortável para arriscar e confiante para inovar. O resultado disso é um produto alinhado com as expectativas do usuário e o time satisfeito com o trabalho realizado.
11. Aumentar a disciplina do time de engenharia
As cerimônias ágeis, quando aproveitadas em seu potencial, são um grande agente disciplinador do time. Elas permitem um acompanhamento próximo do andamento do projeto e, individualmente, de cada profissional, o que diminui os erros e refações e promove testes contínuos para avaliação do produto. Mas as cerimônias só ganham sentido quando o time vive os valores ágeis. Nada como ter uma equipe guiada pelo compromisso, respeito, foco, coragem e abertura.
12. Gerenciar melhor times distribuídos
Independente do tamanho do projeto e da quantidade de pessoas envolvidas, as metodologias ágeis funcionam muito bem por serem auto-gerenciáveis, inclusive em times geograficamente distribuídos, melhoram a colaboração entre os profissionais, mesmo de forma remota.
Veja também: Como manter a agilidade em equipes remotas
13. Reduzir os custos dos projetos
Ao garantir um processo ágil de gestão, as metodologias ágeis otimizam o tempo das tarefas e melhoram as entregas, aumentando a satisfação dos clientes e reduzindo os custos do projeto.
14. Melhorar a manutenção de softwares
Criada originalmente para aumentar a eficiência no desenvolvimento de softwares, a metodologia ágil também auxilia a otimizar a gestão de manutenção, sendo bastante vantajosa para essa finalidade.
Confira ainda os 5 episódios do Superocast sobre metodologias ágeis:
Quais as metodologias ágeis mais usadas nas empresas
De acordo com o estudo da everis, já citado anteriormente, as metodologias ágeis mais usadas pelas organizações da América Larina variam de acordo com os países e a experiência e o conhecimento que cada um tem com elas.
Entretanto, as metodologias estruturadas que mais se destacam são o Scrum, com 29% das organizações aderindo essa prática, e o Kanban, com 24%. Além dessas, por ordem de relevância, estão mencionadas na pesquisa:
- Scrumban (12%);
- Híbrida/Diversas (9%);
- Lean startup (8%);
- Desenvolvimento iterativo (6%);
- Extreme programming (4%).
Segundo os dados levantados, um bom número de organizações menciona o uso de diferentes metodologias e práticas nos projetos realizados de acordo com os objetivos e as necessidades a serem resolvidas.
Saiba mais: Agile squads: quais são os componentes-chave e como são orquestrados?
Como as organizações começam sua transformação ágil
À medida que a cultura agile avança entre as organizações, é comum que seus líderes sintem a necessidade de uma transformação ágil, que envolve acima de tudo uma mudança na cultura organizacional.
Mas muitos se perguntam: por onde começar?
O primeiro passo no caminho para alcançar um modelo organizacional ágil é avaliar se a empresa está pronta, isto é, os gestores precisam avaliar os riscos e os benefícios de lançar uma transformação ágil.
Em seguida, é preciso formar uma equipe para liderar essa transformação. Contar com um agile coach no time pode ser uma boa solução para otimizar tempo e esforço na adoção de uma metodologia ágil. Assim como adotar uma squad ágil pode ajudar a organização a avançar mais rápido.
Para as organizações que estão iniciando no processo, vale lembrar que a jornada de transformação ágil é contínua e é da própria natureza agile evoluir constantemente. Por isso, cursos e treinamentos devem ser frequentes, para a cultura ser realmente internalizada.
Para as organizações bem-sucedidas na agilidade operacional, o próximo passo é a agilidade estratégica, que muitas vezes é difícil de monetizar, mas que são de grande valor para as organizações que conseguem absorver as práticas, principalmente pelos ganhos em inovação.
Leia também: 9 desafios comuns na adoção de metodologias ágeis
Por uma experiência sólida na transformação ágil
Como vimos, as principais motivações das organizações por trás da adoção da agilidade têm foco em fornecer soluções personalizadas e eficientes para seus clientes.
Entre as metodologias mais usadas, aparecem aquelas que permitem realizar as mudanças organizacionais necessárias para gerar os resultados esperados pelos líderes.
Aliás, equilibrar equipes multidisciplinares e fazer com que os profissionais trabalhem juntos para encontrar soluções de negócios eficientes é um dos passos para uma transformação ágil e efetiva.
Contar com o parceiro certo para acompanhar sua empresa nessa jornada digital é uma maneira inteligente de alcançar seus objetivos.
Com experiência de 18 anos no mercado de TI, a Supero conecta especialistas em Lean Digital à sua empresa para acelerar a transformação ágil de seus times ou une profissionais em squads ágeis para atuar em seus projetos.
Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos gerar valor para a sua organização.