Gestão

Transformação digital no Brasil: um panorama geral

4 de Outubro de 2021

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min.

Voltar

Saiba quais as prioridades e os principais desafios das empresas brasileiras que estão avançando em sua transformação digital e as tendências que se desenham para o futuro

É fato que a pandemia do novo coronavírus está sendo um dos maiores aceleradores da transformação digital no Brasil e no mundo. Se antes digitalizar o negócio era uma vontade de muitas organizações, depois dela  virou uma necessidade, principalmente por conta da mudanças do mercado, impulsionadas pela pandemia, mas também devido a uma exigência maior por parte dos consumidores, que experimentaram e gostaram de soluções digitais oferecidas por empresas de diferentes segmentos.

Quem pensa que esse movimento rápido e pesado das organizações em busca de transformação digital é exclusivo das grandes corporações, que detêm muito poder econômico, se engana.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Samba Digital, divulgada pela Forbes, 76,2% das companhias do país estão desenvolvendo ou já implementaram uma estratégia de digitalização em suas operações. 

O levantamento, que ouviu 100 líderes de empresas de tecnologia brasileiras, mostrou também que apenas 1,9% das organizações não possuem nenhum plano de digitalização do negócio e 9,5% desenvolveu um roteiro de TD, mas ainda não o colocou em prática.

A necessidade de transformação digital cada vez mais manifesta fez com que muitas empresas passassem a investir em novas tecnologias em 2021. De acordo com a pesquisa, 62,5% das empresas têm planos de usar entre 10% e 30% do faturamento em processos de digitalização do negócio

Mas qual o estado da transformação digital das organizações no país?

Neste post, vamos abordar as prioridades das empresas em transformação digital, quanto elas estão investindo, quais os principais desafios que enfrentam e o panorama da TD no Brasil.

business agility webinar

Quais as prioridades em transformação digital?

Um dos principais objetivos da transformação digital no Brasil é otimizar processos para melhorar a maneira como empresas nacionais conduzem seus negócios e aprimorar a experiência do cliente, por isso, é fácil entender porque investir em TD é uma das principais prioridades dos líderes de empresas brasileiras.

De acordo com o relatório da Robert Half, sobre a transformação digital de empresas no Brasil, a pandemia da COVID-19 acelerou a difusão de novas tecnologias e redefiniu as prioridades nas organizações.

Segundo o levantamento, as 3 tecnologias digitais em grande disseminação no mercado que são prioridade para as empresas em termos de alocação de recursos para aquisição, implementação e uso são:

Computação em nuvem

15% das empresas priorizam essa tecnologia pela necessidade de moldarem uma infraestrutura robusta para aplicações mais inovadoras, com base em inteligência artificial e automação, que requerem altíssima capacidade de processamento. Além disso, as organizações precisam de recursos de TI que só a cloud proporciona.

Confira: Como alinhar a estratégia cloud à sua transformação digital?

Tecnologias de colaboração virtual

15% das empresas dão mais importância nesse momento às tecnologias de colaboração virtual, por  possibilitem o enfrentamento aos desafios associados à dispersão geográfica e a diferenças culturais dos profissionais da organização que estão atuando em home office.

supertalks - agile

Inteligência artificial

14% das empresas preferem priorizar a inteligência artificial pela sua possibilidade de automatizar processos, customizar a interação com o cliente e reagir a mudanças por meio de aplicações voltadas a aprender, sentir, agir e compreender.

Representando potenciais transformativos distintos, essas tecnologias se aliam a outras tecnologias que estão na lista de preferências das organizações, conforme planilha, abaixo:

Quanto as organizações estão investindo?

Em relação aos investimentos em transformação digital no Brasil, a pesquisa já citada da Samba Digital constatou que 62,5% das empresas pretendem dispor entre 10% e 30% do seu faturamento de 2021 em transformação digital, enquanto 16,3% usarão entre 30% e 50%. Apenas 9,6% dos líderes empresariais disseram que não pretendem investir neste ano. 

Esses dados validam a hipótese de que os negócios precisam se reinventar para continuarem relevantes para o consumidor e que as organizações estão dispostas a investir nessa transformação.

Outro aspecto que se destaca na pesquisa é que 85% dos negócios que afirmam ainda não ter iniciativas em transformação digital já perceberam o quanto é importante atentar-se para o assunto. Tanto que 54% dos entrevistados afirmaram estar revisando os processos ou jornadas com foco em novas receitas.

Saiba mais: Novas tecnologias: que critérios de escolha adotar?

Os desafios das organizações em transformação digital

Dados da pesquisa da Samba Digital mostram que apesar do Brasil ter evoluído em relação à adoção e disseminação de novas tecnologias, o país ainda não é capaz de formar profissionais de TI capacitados para atender o déficit do mercado.

Afinal, quando falamos em transformação digital não estamos nos referindo apenas à implementação de novas tecnologias, até porque para extrair o máximo potencial transformador das mudanças é necessário que a organização esteja preparada para enfrentar alguns desafios, que a pesquisa da Samba Digital classifica em três tipos diferentes. 

1. Desafios estratégicos

Para explorar e se integrar ao cenário competitivo atual, as empresas precisam usar as novas tecnologias de forma estratégica, de modo a gerar mais valor ao negócio. Entre as principais iniciativas desafiadoras estão:

  • redefinir as estratégias corporativas com o uso das tecnologias;
  • reformular o modelo de negócio e os possíveis impactos da transformação;
  • definir quais mudanças serão realizadas e em quais áreas;
  • projetar o retorno esperado no curto, médio e longo prazo.

2. Desafios organizacionais

Mudanças estruturais, relativas a propriedades e aspectos fundamentais da organização, também são necessárias nesse processo de transformação digital. Neste aspecto, os principais desafios são:

  • desenvolver as lideranças, com competências digitais para os negócios digitais;
  • redesenhar a estrutura organizacional, com adaptação a ecossistemas digitais;
  • desenvolver uma nova cultura, revisando valores e princípios da organização;
  • adequar o modelo de gestão e trabalho, visando aprendizagens e inovação.

3. Desafios sistêmicos

A transformação digital também coloca às empresas desafios associados a impactos sistêmicos da difusão de novas tecnologias. Em relação a essa difusão, é possível resumir os desafios sistêmicos em:

Transformação digital à brasileira

Uma das tendências para os próximos anos é que as empresas tenham um setor forte de tecnologia para dar suporte às outras áreas, principalmente área de negócios e pessoas, de modo que a inovação se torne parte da cultura e do modelo de negócios.

Uma das alternativas adotadas por muitas organizações para superar o desafio da contratação é trabalhar com times híbridos, com parte da equipe interna e parte por meio de outsourcing de profissionais ou de squads inteiras. O modelo agile squads também está em alta no meio corporativo, por permitir mais agilidade operacional e alocação de times multiprofissionais em diferentes demandas.

Segundo dados da pesquisa, a maior parte das empresas (68,9%) já trabalha com alocação de profissionais. Outros 17,2% não trabalham, mas tem essa pretensão nos próximos meses. E a tendência para os próximos anos é que esse percentual de empresas que trabalham com a terceirização de TI cresça

Veja: Como acertar na gestão do outsourcing de TI?

Para uma jornada digital crescente

Ao traçar o panorama da transformação digital no Brasil percebemos que algumas empresas já estão bem avançadas em termos de tecnologia, no entanto, a grande maioria ainda está na fase da digitalização, precisando avançar para de fato ter uma transformação efetiva.

Os dados mostram que as empresas percebem isso e que a transformação digital no Brasil é uma tendência coletiva, reforçada pela necessidade patente de gerar valor para o consumidor que passou a fazer cada vez mais parte das pautas de discussões estratégicas das empresas.

No entanto, se a sua organização precisa de apoio nessa jornada digital, conte com um parceiro experiente e com credibilidade no mercado, com serviços que vão desde a alocação de profissionais de TI até o desenvolvimento de projetos personalizados de software nas mais variadas tecnologias.

Presente no setor de soluções de TI há 18 anos, a Supero é parceira de organizações de diferentes portes e setores, com distintos níveis de maturidade digital. 

Entre em contato com um de nossos consultores especializados e veja como podemos apoiá-lo na transformação digital da sua organização.

Nova call to action


Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais