Saiba como frear a rotatividade de profissionais de TI evitando que seus projetos sejam afetados e impacte na produtividade da equipe e no aumento dos gastos
Com a alta demanda do mercado por profissionais qualificados na área de tecnologia e a dificuldade de reter talentos no setor, o turnover em TI tem gerado um grande impacto nas organizações, principalmente as que visam a escalabilidade do negócio.
De acordo com o Relatório de rotatividade disponibilizado pelo LinkedIn, o setor de tecnologia tem o maior turnover do mercado.
Segundo os especialistas da maior rede profissional do mundo, uma taxa de rotatividade é considerada boa quando está abaixo de 5%. Na área de tecnologia essa taxa está em torno de 15%.
E o problema do turnover em TI atinge empresas de todos os portes, desde as pequenas até gigantes como Amazon, Google e Apple.
Quando trazemos para a realidade das empresas brasileiras, os números são um pouco melhores, principalmente para C-level e cargos sêniores.
O levantamento apontou que pessoas em altos cargos na área de TI permanecem, em média, 2,6 anos em uma empresa. Em comparação a outros setores, a permanência média é de 3,8 anos.
Este cenário tem gerado grandes desafios para os gestores de TI, que como principais responsáveis pelos resultados das suas áreas, precisam pensar em alternativas para reter talentos.
Mas, o que fazer para evitar o turnover em TI?
Neste artigo, vamos abordar as causas da alta rotatividade de profissionais de TI, o impacto do turnover para os projetos da área e as boas práticas para evitar o turnover em TI.
Entendendo as causas da alta rotatividade de profissionais de TI
Grande parte dos profissionais de TI, hoje em dia, fazem parte de uma geração que almeja crescimento de carreira e desenvolvimento pessoal.
Segundo Ana Paula Pogere, tech recruiter na Supero, empresa de desenvolvimento de software, o profissional de tecnologia, em geral, busca uma empresa que tenha propósito e cultura alinhados com a sua realidade e muitas vezes esse fator influencia na hora do profissional deixar a empresa.
Com o mercado extremamente aquecido e várias oportunidades surgindo, os melhores talentos estão aproveitando para escolherem as empresas que investem neles como profissionais, oferecendo uma série de benefícios, incluindo certificações e treinamentos.
De acordo com a pesquisa do LinkedIn já mencionada, a falta de oportunidade de evoluir na carreira é a principal razão para o profissional mudar de emprego. Ela é seguida pela insatisfação com a liderança e ambiente desmotivado ou cultura incongruente.
Diante desse cenários, as empresas menores são as que mais sofrem para conseguir talentos na tecnologia, pois as despesas com recrutamento e seleção em TI tornam-se cada vez mais altas.
Além disso, de acordo com o relatório de rotatividade disponibilizado pelo LinkedIn, quase 60% das pequenas e médias empresas do Brasil não têm um setor interno de tecnologia, então, quando sentem a vontade de inovar não sabem como procurar e quais competências digitais realmente precisam.
E, nesse caso, uma contratação desalinhada pode gerar outros desafios para a organização. Afinal, o alto turnover em TI tende a gerar insegurança nos profissionais, além de passar uma imagem de fragilidade para os clientes. Isso sem falar do custo envolvido na entrada e saída de profissionais e no atraso que pode ocorrer nos projetos.
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Quando o turnover contribui para o atraso em projetos
Perder um profissional-chave com um pedido de demissão tem se tornado comum para gestores da área de TI. Entretanto, esse fato vem preocupando muito as organizações, pois o turnover em TI pode acabar prejudicando o andamento dos projetos.
Afinal, quando uma equipe de TI é desfalcada as consequências não costumam ser positivas, afetando não somente o desenvolvimento do projeto, mas a produtividade da equipe e elevando os custos da área.
Pois, muitas vezes, por conta das alterações na equipe, o gerente de TI tem que negociar mudanças no escopo do projeto e isso pode custar caro.
No geral, existem basicamente dois tipos de turnover em TI:
- Turnover voluntário - as demissões partem da empresa. Geralmente, indica falhas no processo de recrutamento e seleção em TI.
- Turnover involuntário - as demissões partem do profissional. Este caso indica falha na retenção de talentos, que leva à falta de satisfação, motivação e de incentivos.
Os casos de turnover involuntário podem ser minimizados com engajamento dos profissionais, que como abordamos anteriormente, esperam que a empresa invista neles.
Esse tipo de comportamento por parte da empresa gera satisfação e motivação dos profissionais de TI, e costumam elevar a retenção de talentos.
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Retenção de talentos: a solução para o turnover em TI?
Não é de hoje que a escassez de mão de obra qualificada vem dificultando a contratação de talentos na área de tecnologia, aumentando o tempo de esforço e os custos de recrutamento em TI.
A alta demanda por esses profissionais foi bastante impulsionada pela pandemia da COVID-19, que mudou o modo como as pessoas se relacionam com a tecnologia, fazendo com que ela esteja cada vez mais presente no dia a dia, em diversos produtos e serviços.
Por isso, ter talentos em TI atualmente não é mais uma vontade de empresas que estão em processo de transformação digital, mas uma necessidade de todas as organizações que desejam avançar em seus negócios digitais.
No entanto, profissionais experientes e com alta qualificação são bastante almejados pelo mercado e disputados por grandes empresas, que oferecem além de bons salários, incentivos e uma cultura alinhada às expectativas do profissional, proporcionando uma grande satisfação pessoal.
Isso sem falar das oportunidades de trabalho no exterior, que permitem experiências internacionais e salários bem mais competitivos do que os nacionais, já que muitos são em moedas estrangeiras como dólar ou euro.
Isso faz com que o profissional de TI tenha mais poder de negociação e as empresas brasileiras encontram grandes dificuldades para contratar talentos.
Diante desse cenário, trabalhar para manter os talentos que já se encontram na empresa pode ser uma solução.
Outra alternativa, talvez mais vantajosa pelo custo dos serviços e pela rapidez em resolver a lacuna que precisa ser preenchida por um profissional qualificado é o body shop de TI ou squads as a service.
Enquanto no body shop de TI você conta com um ou mais profissionais de tecnologia, altamente alinhado com as suas expectativas, para atuar junto a sua equipe interna, as squads são formadas por equipes de TI autogerenciáveis e multidisciplinares, que trazem mais eficiência, desempenho e performance no desenvolvimento do seu projeto.
Desta forma, você conta com um time alinhado às suas necessidades para dar andamento ao seu projeto inovador e paga somente pelas horas que precisar para realizar a execução.
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Boas práticas: como evitar o turnover em TI
Organizar um processo seletivo eficiente em TI é o primeiro passo para garantir um bom alinhamento entre candidato, desafio da oportunidade, gestor de TI e empresa.
Por isso, na hora de organizar o processo, tenha em mente a cultura da organização, reforce o employer branding nas descrições de oportunidade e seja bem objetivo. Assim você consegue filtrar os melhores talentos e otimizar a seleção.
Não se esqueça que para evitar o turnover em TI também é importante analisar o comportamento, na fase da entrevista técnica e os conhecimentos técnicos, nos testes técnicos, além de alinhar o fit cultural.
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Elimine de vez o turnover em TI com o outsourcing de TI
Como vimos, o turnover em TI pode ser extremamente prejudicial para a equipe de tecnologia e também para a organização que deseja avançar nos seus negócios digitais.
Para eliminar de vez a alta rotatividade de pessoas e evitar que o turnover afete a produtividade da equipe e o andamento dos projetos da área, uma boa estratégia é a alocação de profissionais de TI.
Por meio do outsourcing de TI é possível garantir a alta qualidade dos seus negócios, contando com profissionais altamente qualificados que garantem a efetividade dos seus projetos, com equipes de conhecimentos e hard skills almejadas no mercado.
Com mais de 18 anos de experiência em soluções de TI, a Supero é especialista em serviços que elevam a produtividade da sua equipe, realizando entregas frequentes e altamente assertivas.
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