Saiba se há a necessidade de desunir essas duas funções da área de design dentro das equipes de produto em projetos de desenvolvimento de software
Investir em um designers para desenvolver a UX e UI em projetos de desenvolvimento de software é a melhor forma de garantir uma boa aplicação para o produto e aumentar as chances do usuário ter uma excelente experiência.
Enquanto o UX design visa garantir a usabilidade de um produto digital, proporcionando ao usuário a melhor experiência, baseada no seu comportamento ou conveniências com a interação com o produto, o UI design foca na cara que a aplicação terá, se preocupando com uma criação visual interessante.
Resumidamente, podemos dizer que a UX (user experience) guia o usuário pelo sistema e a UI (user interface) torna o local por onde o usuário passa o mais agradável possível. Ambos, portanto, estão conectados e trazem benefícios para o produto, de maneiras distintas.
Se é assim, a pergunta é: e na prática? É melhor contar com um profissional só à frente de UX e UI ou contar com as duas funções separadas?
É o que responderemos neste artigo. Para isso, vamos entender melhor o que fazem UX e o UI designers, como as funções se distinguem e ao mesmo tempo se complementam dentro das equipes de produto.
UX design
No universo do design, a experiência do usuário (UX) tem a ver com a jornada de interações que se faz dentro de aplicações. Primeiro, ela é proposta pelos designers por meio de técnicas como a design sprint e a lean inception. Depois, a percepção dos usuários reais sobre essa jornada é compreendida por meio de testes.
O objetivo final do UX design é criar experiências agradáveis, fáceis, eficientes, relevantes e abrangentes para o usuário. Ambos os processos resultam em aprendizados que são usados para fazer melhorias no software.
Assim, designers de UX garantem que a empresa forneça um produto que atenda as necessidades do cliente, permitindo que eles acessem com facilidade o que desejam e obtenham os resultados esperados.
O Google, por exemplo, ao explorar UX design sabe que, quando o usuário acessa o site de busca, ele está a procura de informação. Então, de uma maneira bem dinâmica e rápida oferece exatamente o que o usuário quer bem.
O usuário, por sua vez, não quer esperar 15 segundos para obter a informação. Ele quer imediatamente e, neste caso, o Google consegue oferecer uma experiência como a esperada.
Assim, de forma mais básica, podemos afirmar que o UX design está preocupado com os aspectos conceituais do processo de design, deixando o UI design, que abordaremos a seguir, a função de focar em elementos mais visuais.
Saiba mais: Lean UX: conceito, princípios e prática
UI design
Diferentemente do UX design, a interface do usuário (UI) materializa-se na plataforma que os usuários utilizam para interagir com o produto, ou seja, o design visual, composto por formas, cores e tipografia.
O UX design também leva em consideração a funcionalidade de telas ou sistemas, como aqueles baseados em voz.
Quando um profissional de UI atua projetando uma interface, todas as decisões que ele toma precisam ser baseadas em dados e informações do usuário para que essa experiência visual atenda as necessidades do usuário da melhor forma possível.
Front-end vs. UI
O front-end é um framework que serve como ferramenta para auxiliar na criação de interfaces, que junto com o UI design integra o processo de concepção de um produto.
A grande diferença entre desenvolvedores front-end e UI designer é o foco. Enquanto os profissionais de UI são voltados para cores, fontes e botões e como o cliente enxerga o produto, os profissionais front-end além de terem um elevado senso estético, estão bastante familiarizados com projetos gráficos e prototipagem de interfaces.
Por isso, muitas empresas acreditam que contar com um designer de front-end para desenvolver UX e UI é uma tendência do futuro, uma vez que esse profissional combina as atividades principais das áreas de experiência do usuário e design.
Leia também: Design patterns: quando você deve usá-los?
UX e UI: pontos em comum e diferenças
De modo geral, enquanto a UX se concentra no usuário e na sua jornada pelo produto, a UI tende a se preocupar com especificações de telas, rótulos, estilos visuais e estrutura.
Confira no quadro a seguir as principais diferenças entre UX e UI design em relação a aplicação, foco, criação e resultado:
UX designer vs. UI designer: dá para centralizar em um profissional?
UX designer e UI designer, apesar de serem profissionais que geralmente trabalham juntos na equipe de design em um projeto de desenvolvimento de software, têm habilidades distintas.
O UX designer é o profissional responsável pela interação e experiência do usuário com o produto, sendo assim, suas hard skills estão mais relacionadas com arquitetura de informação, wireframes, wireflows e sitemaps.
Já o UI designer é responsável por criar o design criativo de um software, por isso ele deve ter conhecimentos aprofundados em Photoshop e Illustrator, Adobe XD, Figma e Sketch, para criar uma interface amigável e usável para os usuários.
Centralizar as funções de UX e UI design em um único profissional é possível, contanto que ele tenha os conhecimentos e habilidades necessárias para uma entrega eficaz.
Afinal, quando usados juntos, UX e UI podem criar alto valor para a empresa, aumentando as chances de engajamento e o fortalecimento de uma marca diante do usuário.
Pensar apenas um UX, sem UI, tampouco é possível. A experiência do usuário não satisfatória sem uma boa interface de usuário.
No dia a dia, as áreas de UX e UI design se complementam, trabalhando de forma diferente, porém com um único objetivo em comum: oferecer um produto que o usuário goste muito.
Confira também: Agile squads: quais são os componentes-chave e como são orquestrados?
A evolução do design
Como vimos, trabalhar UX e UI design em parceria sinérgica é uma poderosa arma para projetos de desenvolvimento de softwares.
A experiência do usuário e a interface do usuário se complementam e podem ser aplicadas dentro de uma equipe de produto pelo mesmo profissional ou por profissionais diferentes, não sendo necessário separar as áreas.
Com a evolução do design, os usuários podem contar com softwares cada vez mais dinâmicos e sensoriais, e as empresas com profissionais cada vez mais capacitados nessa área para alavancar seus negócios.
Com 18 anos de experiência no mercado de soluções de TI, a Supero é parceira de diversas organizações, de diferentes segmentos, nessa jornada de encantamento do cliente, tanto por meio da alocação de UX e UI designers quanto prestando consultoria em product design.
Se a sua busca é por profissionais experientes e altamente desenvolvidos para gerar valor ao seu público, entre em contato com um de nossos consultores e veja como garantir mais eficiência nas entregas de seus projetos de desenvolvimento de software.