Blog

Confira por que logística vai investir em inteligência artificial, que soluções setor busca e resultados já observados

Os impactos da pandemia, assim como desafios tradicionais da cadeia de suprimentos, têm dado relevância renovada ao setor logístico e levado as organizações a criar oportunidades de resolver problemas complexos de maneira inovadora. Como por meio de tecnologias como a inteligência artificial, que tem modificado profundamente a logística, ou melhor, o modo como produtos se movem pelo mundo.

As apostas no sucesso das iniciativas são altas. A previsão é de que o uso da IA na cada vez mais complexa e volátil rede de distribuição gerará um impacto econômico maior do que qualquer outra aplicação dessa tecnologia e afetará um número enorme de negócios, de acordo com o Goldman Sachs para The Economist.

Mas foi a McKinsey que traduziu em números o valor econômico potencial que a IA na logística criará nos próximos 20 anos: $ 1,3 trilhão por ano. A consultoria ainda prevê custos logísticos 15% menores, níveis de inventário 35% maiores e níveis de serviço 65% melhores.

Como a IA transforma a logística? É o que veremos neste post, que traz por que a logística está mirando essa tecnologia, as aplicações que o mercado tem em vista, os resultados já observados e os desafios que as organizações devem enfrentar em sua jornada.

webinar logística pos pandemia

Por que a logística está mirando a IA?

A logística é um setor complexo e dinâmico, que envolve muitas partes cuja situação de modifica rapidamente.Cada evento na jornada de um produto gera dados que podem ser aproveitados. O ambiente perfeito para data science e IA se tornarem ferramentas vitais, junto com outras inovações tecnológicas.

De acordo com pesquisa da Oxford Economics & NTT DATA no início de 2020, 96% das empresas levantadas estavam, ao menos, procurando soluções em IA. 70% já tinham projetos em andamento ou completamente implementados.

A pandemia trouxe uma pressão a mais por agilidade, inteligência, flexibilidade e resiliência para atender demandas novas dos consumidores, mas também lidar com disrupções na cadeia de suprimentos, que tornaram os modelos usados para tomar decisões em planejamento completamente inadequados.

webinar data science do zero

Com isso, veio tanto a necessidade de repensar a gestão da cadeia de suprimentos quanto a de buscar ferramentas que ajudassem as organizações a serem mais proativas do que simplesmente reativas, sem apelar para a intuição subjetiva, e sim para a ciência. Ponto para a inteligência artificial.

A IA tem entregado às empresas a capacidade de antecipar eventos, dando tempo para buscarem respostas adequadas, mas também indicações de soluções viáveis com base na análise do cenário em jogo. Mais: tem dado modelos capazes de aprender e se auto-otimizarem a partir de novos dados.

Saiba mais: IA x deep learning x machine learning: qual é a diferença?

Aplicações da IA em logística

As soluções de IA estão cada vez mais acessíveis ao setor logístico, incluindo opções para predição, visibilidade, integração e automatização, com um processo de implementação mais rápido e custos menores. 

As mais comuns estão ligadas à otimização da rede e do inventário. Mas há outras:

  • Planning
  • Gestão de inventário em tempo real
  • Armazéns automatizados
  • Predição de demanda
  • Inspeção visual, classificação de danos e recomendação de solução
  • Manutenção preditiva
  • Otimização de rotas 
  • Recomendação de veículos para localizações com maior demanda
  • Veículos autônomos
  • Estradas inteligentes
  • Recomendação de frota
  • Recomendação de janelas de tempo otimizadas.

Leia mais: Sistema de gerenciamento de transporte: você precisa dele?

Resultados pós-implementação da IA já observados

Redução de custos é um dos maiores benefícios ligados à adoção de IA na logística. Mas isso se deve a outros resultados gerados pela adoção bem-sucedida da tecnologia:

  • Visibilidade e controle sobre o processo logístico
  • Insights analíticos acionáveis
  • Tomada de decisão inteligente
  • Diminuição de gargalos na operação
  • Menor lead time
  • Menor tempo de deslocamento
  • Rapidez nas operações
  • Confiabilidade.

Cuidados ao introduzir IA na operação

Sendo um setor cuja adoção de tecnologias é tradicionalmente mais lenta, a logística tem como principal cuidado a falta de completude e qualidade dos dados. Acessar, higienizar e integrar os dados certos aos modelos estará entre os primeiros desafios. 

Outro ponto de atenção é a infraestrutura ideal para processar volumes cada vez maiores de dados, em muitos casos, em tempo real.  

Os cuidados necessários para a apropriação da IA na logística, no entanto, não são apenas tecnológicos. Há um caminho organizacional que o setor precisa trilhar.

Um deles toca a alta gestão. Sem o patrocínio expresso das iniciativas pelos líderes, é pouco provável que elas decolem. Projetos com IA envolvem certa dose de conforto com investimentos arriscados.

Leia mais: Sua organização está pronta para desenvolver IA?

Outro problema é a formação da equipe. Poucas organizações do segmento têm capacidade de lidar com a falta de talentos na área e, mais profundamente, com a competitividade por profissionais com empresas de tecnologia. 

Atrair e reter talentos não é o único ponto. Treinar os profissionais para aderirem à tecnologia é fundamental, o que requer que ela se torne acessível, sobretudo para quem não é especialista em IA.

Tais desafios geram outros problemas, como falta de clareza sobre o valor da iniciativa para os negócios, falta de desenho da solução antes da implementação e pouco foco no rigor da execução.

Tais questões precisam ser resolvidas, para que os projetos tragam resultados ainda na versão-piloto e se provem em seu valor.

O futuro da logística é data-driven

Se alguns anos atrás as aplicações de inteligência artificial em segmentos como o logístico eram incipientes, as necessidades de um setor complexo aliada a disrupções na cadeia de suprimentos aceleram o passo da adoção com resultados promissores em termos de visibilidade, rapidez e proatividade.

Mas o caminho não virá sem desafios, sejam tecnológicos, sejam organizacionais. Toda empresa que desejar iniciar sua jornada na IA deverá endereçá-los já no começo, sob pena de perder energia, dinheiro e tempo com projetos mal-sucedidos.Para você que quer começar a resolver os problemas da sua empresa por meio de soluções em IA ou softwares, conte com a expertise da Supero na construção de times de tecnologia para atender a suas demandas de TI. Fale com um de nossos consultores.

Para você que quer começar a resolver os problemas da sua empresa por meio de soluções em IA ou softwares, conte com a expertise comprovada da Supero em levar profissionais de tecnologia para atender a suas demandas de TI. Fale com um de nossos consultores.

Nova call to action

Procurar

Contato

Sede Florianópolis

Rod. José Carlos Daux, 4190

Sede Blumenau

Rua São Paulo, 3251 – 2º andar

SedeTrento/IT

Via dei Solteri, 38

Posts Relacionados

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Política de privacidade.