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Tecnologia, estratégia e operação são três elementos que devem andar juntos para mover a empresa para a frente. Entenda melhor nesse post

A tecnologia se tornou parte crítica de quase todos os departamentos empresariais. Com a promessa de reduzir custos, fortalecer a segurança, aumentar a produtividade, melhorar os fluxos de trabalho e as comunicações, o resultado é que os gestores têm grandes expectativas sobre os seus investimentos. 

Mas, apesar do importante papel desempenhado pela estratégia de TI, muitas vezes ela acaba sendo incorporada de modo equivocado: conectada à estratégia de negócios, ao invés de efetivamente fazer parte integrante dela.

Isso ocorre geralmente porque a TI é vista como uma entidade separada. É comum a visão de que a tecnologia gera investimentos, em vez de conquistar os objetivos e metas estratégicos da empresa.

Essa abordagem é contraproducente e geralmente serve apenas para aumentar a desconexão entre os dois.

Aqui estão algumas informações sobre por que você deve repensar a sua estratégia de TI e alinhá-la com sucesso à estratégia geral da empresa. Continue lendo!

Por que a desconexão acontece?

Existem algumas razões pelas quais a desconexão entre a tecnologia e os negócios em geral pode se formar:

  • Falta de visão estratégica: o departamento de TI não têm um entendimento claro do que é importante para os negócios;
  • A liderança não entende o valor da TI;
  • Os gestores não estão dispostos a parar de usar tecnologias ultrapassadas;
  • As decisões de TI são tomadas em esferas separadas das decisões de negócios.

Seja lá qual for a opção que mais se encaixe na sua empresa, é hora de dar a volta por cima.

O que é uma estratégia de TI e por que você deve alinhá-la com sua estratégia de negócio

O alinhamento das estratégias de TI e de negócios envolve mais do que combiná-las em um único documento. Sob esse modelo, todos os aspectos da estratégia de TI devem apoiar e sustentar os objetivos dos negócios.

Isso significa que todo investimento, atividades, serviços ou projetos relacionados à TI deve criar ou otimizar o valor comercial. Para melhorar ainda mais o alinhamento, a TI deve buscar métricas relacionadas aos negócios e não exclusivas ao seu próprio departamento. 

É preciso ter a consciência de que o alinhamento não é de responsabilidade exclusiva da TI. As equipes de liderança precisam estar cientes de seus recursos de tecnologia, além de entender como a tecnologia desempenha um papel na eficácia de seus negócios e como isso pode impactar na sua competitividade e velocidade de resposta às mudanças do mercado.

A chave para uma estratégia de negócios e TI alinhadas é liderança e responsabilidade mútuas.

Os benefícios do alinhamento

Quando se tem as estratégias da empresa operando em direção aos mesmos objetivos, todos estão cientes do que cada área está fazendo (ou seja, como estão contribuindo com isso). Nessa dinâmica, as vantagens são muitas:

  • A TI passa a apoiar a estratégia de negócios, agregando valor e gerando resultados;
  • É mais fácil de controlar e gerenciar problemas de risco e conformidade;
  • Os demais departamentos conseguem atender às demandas de TI de maneira consistente e eficiente;
  • A agilidade do negócio aumenta e permite que ele reaja às mudanças de mercado;
  • Cria-se maior integração e colaboração entre departamentos;
  • A empresa consegue se manter criativamente competitiva, mantendo os custos baixos;
  • O relacionamento com o cliente e a experiência dos consumidores é melhorada;
  • aumento no volume de produtividade;
  • Reduz-se o risco de ataques cibernéticos, violações e mau uso de dados.

Aspectos a serem considerados como parte de sua estratégia de TI

Levando em consideração as metas futuras, uma estratégia de TI flexível deve evoluir à medida que seu negócio criativo cresce. Respondendo a mudanças nas circunstâncias, como restrições orçamentárias e novas tecnologias, sua empresa pode continuar operando e prosperando sem problemas.

Mas para isso acontecer, aqui seguem algumas coisas que você precisa considerar ao planejar sua estratégia de TI:

Otimização de recursos e redução de custos

Para garantir que seus recursos de TI estejam sendo usados ​​com eficiência, é necessário considerar todas as áreas de gerenciamento de tecnologia em seus negócios. Isso inclui gerenciamento de custos, de força de trabalho e de riscos.

Em empresas menores, os recursos podem ser limitados. Assim, alinhar a TI às estratégias de negócios significa que os recursos estão sendo usados ​​com eficiência. O uso da tecnologia que se alinha aos objetivos estratégicos da sua empresa significa que níveis mais altos de produtividade podem ser alcançados. Isso ajudará a manter os custos no mínimo, aumentará ainda mais a criatividade de sua equipe e alavancará seus resultados. 

Você pode aumentar a produtividade de várias maneiras, como:

  • Melhorando sistemas e tecnologias de comunicação;
  • Disponibilizando opções de trabalho remotas e móveis aos funcionários;
  • Implementando um plano de dados móveis corporativo.

Ao habilitar os funcionários com as opções acima, você não apenas aumenta a produtividade criativa, mas também libera seu tempo para se concentrar em objetivos maiores, como dimensionar seus negócios.

Gerenciamento de vendas e operações


Vendas, marketing e outras operações também devem ser consideradas em sua estratégia de TI. Ao montar sua estratégia, consulte seu próprio plano de marketing e comunicação e garanta que sua TI possa suportar seus objetivos. Ser capaz de apoiar as atividades dessas áreas é importante para manter boas relações com os clientes e ajudará você a responder rapidamente a novas oportunidades de vendas.

O alinhamento da sua estratégia de TI às suas operações de vendas e marketing também ajudará a otimizar sua lista de clientes e prever a demanda para garantir que você sempre fique à frente do jogo.

Crescimento e novas tecnologias

O objetivo de qualquer estratégia de TI é ajudar a impulsionar o crescimento do seu negócio.

Ao adotar uma estratégia de TI escalável, sua empresa estará apta a lidar com o aumento dos níveis de demanda do cliente, uma força de trabalho maior e demais mudanças de magnitude. Além disso, sua empresa se tornará mais eficiente e produtiva quando você for redesenhar e otimizar os processos internos.


Lembre-se, não importa quão boa você pense que sua configuração de TI é, sempre há espaço para melhorias. Portanto, seja proativo e garanta que sua tecnologia de negócios esteja sempre otimizada para seus objetivos. Entre em contato com a equipe da Supero para saber como podemos ajudar!

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