Entenda o processo de recrutamento e de adaptação de profissionais no outsourcing da Supero TI
Você já decidiu que o outsourcing ou terceirização de profissionais de TI vale a pena para sua organização, já até conseguiu escolher a empresa que vai lhe fornecer os profissionais – esperamos que tenha sido a Supero –, mas e depois? O que acontece?
É natural que muitas preocupações surjam, sobretudo em relação ao recrutamento dos profissionais que vão atender a sua empresa – que poderá ocorrer no caso de não os termos em casa – e, depois disso, em relação ao onboarding e à avaliação de desempenho deles no projeto – processo que é compartilhado conosco.
Muitas empresas que terceirizam serviços – seja em TI ou em outros setores – têm receios quanto à adaptação do profissional, por exemplo, ou quanto à qualidade das entregas.
Para tranquilizá-lo logo de entrada, isso não é verdade – ou pelo menos não deveria ser. Empresas sérias de outsourcing de TI, como a Supero, adotam metodologias e criam mecanismos para garantir a adaptação e a qualidade profissionais do início ao fim do projeto.
Neste post, vamos explicar quais utilizamos por aqui. Para isso, vamos passar por todas as etapas do processo que precede a chegada do profissional e que acontece durante o período de contratação do outsourcing, seja em alocação ou projetos.
Alinhamento da demanda ao profissional certo
É por aqui que seu outsourcing de TI começa. Consideramos a seleção dos profissionais fundamental para o sucesso. Nós sabemos o quanto a experiência em contratação em TI conta para isso, e nosso setor DHO – Desenvolvimento Humano Organizacional, especializado em contratação na TI, assessora nossos clientes em todo esse processo.
Então, o primeiro passo é entender que profissionais o cliente precisa, como skills e nível de senioridade, baseado no orçamento.
Depois, verificaremos se temos o perfil disponível internamente para indicar. Caso não tenhamos, nosso departamento de DHO – Desenvolvimento Humano Organizacional abre uma seleção.
Como selecionamos profissionais de TI no outsourcing
Em nossos processos seletivos, além de abertura e ampla divulgação de vagas em nível nacional, se pertinente, fazemos uma triagem em nosso banco de talentos e abordamos profissionais que já contam com nossa chancela.
Os profissionais pré-selecionados passam por um processo seletivo eliminatório que envolve entrevista com o DHO, teste técnico e entrevista técnica.
Nas etapas técnicas, o DHO é acompanhado sempre por um especialista da área em que o profissional vai atuar. Este, inclusive, é treinamento pelo DHO, para que sua entrevista seja suficientemente abrangente e completa.
Por fim, os dossiês dos candidatos aprovados vão para a validação do cliente, que, assim como a própria Supero, pode – e deve – entrevistar os candidatos às suas vagas.
Os escolhidos, então, recebem nossa proposta e são contratados pela Supero.
Onboarding do seu colaborador na Supero
O primeiro onboarding do colaborador que atuará no seu projeto será na Supero.
Afinal, é o nosso nome que ele representará na sua empresa. Por isso, ele precisará estar imbuído de nossa missão, visão e valores para proporcionar um atendimento de alto nível a nossos clientes.
Além de compreender nossa identidade e cultura organizacional, nesse momento ele receberá seus equipamentos, será apresentado a seu Team Leader, assim como a toda a empresa, a nossos programas de benefícios e ações de endomarketing, bem como à sua empresa.
Para isso, ele passa por uma integração com o DHO e, depois, com a vertical de Alocação e, se for o caso, com outras verticais necessárias.
Onboarding do colaborador na sua empresa
Um dos temores mais comuns das empresas que contratam outsourcing de TI é que os profissionais não adotem seus valores nem vivam a sua cultura no nível desejado, o que significa, em última instância, uma performance aquém da obtida por times internos.
Certamente, a história não precisará ser essa se o colaborar também for bem inserido à cultura e identidade organizacional da empresa onde ele ficará alocado. Não importa se essa alocação é de dois meses ou de um ano, esse processo é fundamental para acelerar a curva de aprendizagem e rampagem do profissional, processo natural em qualquer setor.
Então, sempre recomendamos a nossos clientes que façam também um onboarding com os profissionais Supero, tanto em detalhes da empresa quanto a time e projeto em que eles atuarão.
Como veremos mais adiante em mais detalhes, mesmo que a gestão do profissional outsourcing seja feita pela Supero, é fundamental que ele também viva o clima da organização, participando, quando pertinente, de ações internas.
Gestão do profissional outsourcing de TI
Entrega de qualidade é um fator fundamental no outsourcing de TI. Aliás, esse é um dos principais motivos pelos quais empresas preferem recorrer a nós do que à contratação interna.
Para garantir essa entrega, a trajetória dos profissionais ao longo do projeto – seja ele uma alocação remota ou presencial, projeto de escopo aberto ou fechado – é acompanhada de perto por nossos Team Leader, para compreender seu progresso.
Nossos Team Leaders atuam também em parceria com o cliente, criando indicadores de desempenho individual para avaliar o progresso do profissional na adaptação, comunicação e compromisso etc.
Na prática, funciona assim. Após a chegada dos profissionais na sua empresa, nosso Team Leader de Alocação gerencia o outsourcing de TI até a saída do profissional da empresa, por meio de:
- Cadência de visitas para acompanhamento dos profissionais alocados em reuniões individuas (one on ones)
- Controle do apontamento de horas
- Análise de indicadores de produtividade
- Contato com líderes para ações de correção de rota.
Já a empresa contratante estará à frente da gestão do projeto, ou seja, das entregas, prazos e horas. Evidentemente, ela também fornecerá subsídios para a avaliação do desempenho e atuação do profissional Supero no projeto, garantindo o desempenho desejável.
Outsourcing de TI da Supero: os melhores times para seus projetos
Nada como boa informação para tomar as melhores decisões. Portanto, esperamos ter sanado as suas principais dúvidas quanto ao outsourcing de TI da Supero.
Mas, não fique só isso. Para saber ainda mais como podemos atender você, converse conosco.