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Entenda como fazer a integração do setor de TI com outros setores da empresa a fim de trazer benefícios para os negócios

Com os avanços da transformação digital, a área de tecnologia deixou de ser um suporte operacional para assumir um papel de protagonista nas organizações.

Diante disso, fortalecer a união entre a TI e as áreas de negócios e integrar profissionais de TI às outras áreas da empresa passou a ser uma necessidade para as organizações que estão empreendendo ou desejam empreender estratégias digitais.

De acordo com pesquisas do Gartner, nos próximos anos, as organizações irão ampliar a colaboração entre as áreas de negócios e de TI. De acordo com Keith Mann, Diretor Sênior de Pesquisa do Gartner, as áreas de negócios e de TI não podem mais funcionar em silos, uma vez que essa distância pode ocasionar o caos.

As organizações entendem que um objetivo unificado é essencial para garantir a integridade e a estabilidade dos negócios. Como resultado, os indivíduos permanecem alinhados com uma comum, trabalham de forma mais colaborativa e implementam novas tecnologias efetivamente em toda a empresa.

Para Flávio Leite Macêdo, Desenvolvedor full stack na Supero, as empresas que percebem antes que é preciso integrar capacidade tecnológica à estratégia de negócio vão se beneficiar mais rapidamente dessa iniciativa.

A partir das soluções implementadas pela TI às áreas de negócios, desde o início já é possível identificar um aumento de produtividade das equipes. Além de uma comunicação eficiente entre líderes e liderados, uma maior segurança de informações, alinhadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o aumento de disponibilidade das informações de forma estruturada.

Mas, como integrar profissionais de TI às áreas de negócios, a fim de trazer todos esses benefícios para a organização?

Neste post, vamos abordar qual o papel do profissional de TI na integração, quais os desafios de integrar a equipe de tecnologia às outras áreas da empresa e dicas para promover essa integração de forma realmente efetiva.

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Qual o papel do gestor de TI na integração

Analisando o cenário que vem se desenhando, nos últimos anos, com uma equipe de TI cada vez mais estratégica, podemos afirmar que o papel do líder de TI nessa integração é fundamental.

Afinal, uma das suas principais responsabilidades ao integrar profissionais de TI às áreas de negócio é garantir que essa integração seja apoiada por um time com habilidades e talentos adequados para atender as demandas da organização.

E nessa nova realidade, as soft skills de gestores de TI fazem bastante diferença, já que como líderes dessa integração, eles precisam se concentrar mais nas pessoas, promovendo o engajamento do time.

Segundo Macêdo, que já vivenciou essa situação, o profissional de TI geralmente agrega valor às equipes de outras áreas, auxiliando na melhoria da qualidade dos serviços, através de novos sistemas implantados, que ajudarão inclusive na conquista de novos clientes. 

Ao integrar profissionais de TI às áreas de negócios, os setores passam a contar com o apoio das tecnologias disponíveis e do gerenciamento por meio deste profissional. Assim, a empresa passa a ter melhorias visíveis em seus processos, como a redução de custo e a modernização dos processos.

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Quando integrar profissionais de TI faz diferença

Para Macêdo, os benefícios de integrar profissionais de TI a outros setores da empresa é notório, principalmente quando falamos de competências digitais, nos referindo a profissionais que adotam tecnologias disruptivas para conduzir processos e interagir com os clientes

Integrar o profissional de TI torna-se fundamental quando há a necessidade de desenvolver soluções tecnológicas para atender diretamente as necessidades da empresa, melhorando assim a sua competitividade no mercado.

Saiba mais: Como conquistar equipes de TI autogerenciáveis?

Desafios de integrar a equipe de TI às áreas da empresa 

As organizações estão cada vez mais conscientes que para ter sucesso no mercado, os setores devem atuar de forma integrada, tendo como foco a geração de resultados.

No entanto, para integrar profissionais de TI às áreas de negócios, o primeiro desafio é romper a visão de que a equipe de tecnologia é uma área de apoio

Afinal, manter uma organização com uma forte política de departamentalização pode trazer inúmeros prejuízos para a empresa.

Outro desafio é amenizar os conflitos de comunicação entre as áreas. Como cada um tem uma linguagem, usar da comunicação assertiva nesses casos pode ser uma solução.

Até porque integrar os setores costumam transformar as relações de trabalho e fortalecer o engajamento das pessoas, além de impulsionarem os processos de inovação e crescimento do time.

Além disso, para Macêdo o gestor de TI tem um desafio primordial.

O líder de TI tem um grande desafio nesse processo de integração que é adotar práticas e soluções com intuito de aperfeiçoar os processos de gerenciamento de informações de cada área de negócio, focando nos resultados finais que beneficiarão toda a empresa.

Leia também: Turnover em TI: o que fazer para evitá-lo?

5 dicas para integrar profissionais de TI às áreas de negócios

A integração da equipe de TI com outras áreas da empresa pode trazer uma série de benefícios para o negócio. Mais eficiência, melhor direcionamento dos serviços, engajamento dos times e redução de custos são algumas delas.

No entanto, como fazer isso na prática?

Confira a seguir 5 dicas para ter uma integração bem sucedida.

1. Crie um canal de comunicação integrado

A troca de informações entre os times permite que o profissional de TI consiga entender a regra dos processos e, a partir daí, atender as expectativas de outras equipes e da empresa.

2. Crie estratégias e planejamentos em comum

O alinhamento de estratégia e do planejamento junto ao setor de negócio permite uma maior qualidade do serviço e uma entrega de acordo com as prioridades solicitadas pela gestão.

3. Realize medição de métricas do projeto

Definir indicadores que possam extrair informações para identificar a evolução de produtividade do setor de negócio, após a utilização dos novos sistemas é uma prática comum quando profissionais de TI estão integrados aos demais setores.

4. Estimule projetos interdisciplinares

Promover trabalhos colaborativos entre os times de TI e outras áreas de negócio é uma forma de estimular a integração, pois incentiva que os profissionais tenham ações e tomem decisões em conjunto, identificando falhas e pensando em soluções para resolvê-las.

5. Compartilhe informações

O compartilhamento de dados é crucial para integrar os profissionais de TI às áreas de negócios. Pois, com as informações certas, a equipe de tecnologia pode trabalhar com mais qualidade. O compartilhamento de informações também contribui para gerar mais produtividade para a empresa.

Veja ainda: Comunicação assíncrona: quando ela eleva a produtividade?

Promovendo mais integração entre os setores

Como vimos, algumas iniciativas têm contribuído para integrar profissionais de TI às áreas de negócios e, o resultado disso, é um ambiente integrado que costuma gerar soluções e atendimentos mais rápido e, consequentemente, colaborando para o aumento de produtividade dos times

Além disso, equipes mais integradas têm visão global do negócio e passam a tomar decisões mais assertivas em relação a onde aplicar os investimentos e os esforços.

Empresas que não contam com um setor de TI próprio, podem gerar esses mesmos resultados a partir de integrações de TI terceirizadas. Ou seja, empresas especializadas no segmento de tecnologia podem administrar e analisar todas as necessidades da sua empresa para oferecer as soluções ideais para o seu negócio. 

Entre em contato com um de nossos consultores e veja como a Supero pode auxiliar a promover a integração do time de TI com os outros setores da sua empresa.

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