Blog

Entenda o que é, para que serve e como usar a análise de dados nas decisões de negócios da sua empresa

Houve um tempo em que a tomada de decisões no mundo dos negócios era feita baseada na intuição dos executivos. Não à toa criou-se a ideia dos superexecutivos, donos de uma percepção apurada, capazes de tomar as decisões certas no momento oportuno e de mobilizar seus times para executá-las. Sonho de toda a organização.

Justamente por ser um sonho, algo pouco viável e pouco sustentável. Até porque esse superexecutivo, se existisse, seria disputadíssimo e bem difícil de encontrar. Ou melhor, ele existe e está disponível, mas só quando tem tecnologias de análise de dados nas suas mãos e sabe o que fazer elas. E hoje isso é possível graças aos avanços do machine learning e a digitalização dos dados.

Falar em análise de dados já não é novidade. Ao contrário: é um assunto que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo dos negócios. De acordo com a Gartner, até 2022, 90% das estratégias corporativas mencionarão explicitamente os dados como ativos determinantes para seus os resultados. Hoje, esse valor é de 50%. Então, está na hora de começar.

Neste artigo, vamos entender o conceito de análise de dados, para que ela serve e ainda como estruturar essa análise dentro do meu negócio.

webinar data science do zero

O que é análise de dados

A análise de dados faz parte do que se chama de ciclo da inteligência de mercado, um programa amplo que envolve:

  • Identificação das necessidades em inteligência da organização
  • Pesquisa e coleta dados
  • Análise de dados
  • Transformação em conhecimento e
  • Disseminação entre os decisores.

A análise de dados, entre a pesquisa e coleta de dados e a transformação deles em conhecimento, é o tratamento que cruza vários dados para gerar correlações significativas entre eles e relatórios. Para isso, ela aplica algoritmos, de tal como que, como afirma Kai-Fu Lee, especialista em IA:

A análise é ótima para encontrar aquelas relações e padrões escondidos que nós não podemos ver facilmente ao minerar toneladas de dados. […] oferece uma nova maneira de resolver seus problemas que você não encontraria facilmente sem análise.  

Para que serve a análise de dados

Os primeiros beneficiários da análise de dados são os decisores. Se completo, o ciclo da inteligência de mercado é uma forma organizada de obter insumos que vão auxiliar a tomada de decisão em todas as áreas do negócio: gestão, ferramentas, operações, marketing, vendas etc.

A análise de dados pode atender a projetos estratégicos, vinculados à visão de futuro da organização e, portanto, à oferta de subsídios para a cúpula organizacional.

Mas também pode atender a necessidades específicas de projetos operacionais, sendo útil a líderes de setores, mas não necessariamente à direção.

Em um terceiro modelo, a análise de dados pode ser híbrida, com conhecimento servindo tanto a decisões estratégicas quanto táticas.

Como fazer análise de dados

1. Defina o lugar da análise de dados na sua estratégia

A análise de dados não é um fim em si mesmo, mas um meio para um fim, a saber: encontrar as respostas a nossas perguntas. Para isso, você levantará algumas hipóteses e as validará por meio de ciência estatística.

Uma dificuldade muito comum nas organizações é tomar todo o tipo de dado possível ou então querer que os cientistas de dados determinem que tipo de dado deve ser analisado.

O time de análise de dados não necessariamente tem conhecimento prático do negócio. Por isso, precisa ser especificamente guiado para resolver os problemas da organização. Sem saber exatamente o que deve fazer, a análise de dados não vai gerar valor.

2. Tenha capacidade de resposta e proatividade

A análise de dados pode ser uma maneira de identificar tendências e padrões, mas no começo do projeto é melhor usá-la para fornecer respostas para as perguntas dos líderes sobre gargalos e dificuldades.

Em artigo para a Harvard Business Review, o professor da Data Analytics da Kellogg School of Management Tom O’Toole recomenda:

Identifique um pequeno número bem definido de problemas de alto impacto e facilmente endereçáveis, e você conseguirá produzir valor com evidência.

Com o tempo, depois de provar o modelo, para benefício da organização, a análise passa a se integrar a todos os âmbitos organizacionais: estratégias, processos e negócios, tornando toda a organização data-driven.

3. Trabalhe um mindset data-driven

A qualidade dos dados analisados, sejam dados primários – produzidos dentro e pela empresa – ou secundários – buscados em bancos – garante a possibilidade de chegar a análises e estudos confiáveis para a geração de inteligência.

Para isso, vecê deve imbuir os colaboradores de um mindset data-driven. Do contrário, alguns líderes farão um bom uso da ferramenta, enquanto outros nem tanto e, inclusive, vão buscar maneiras de evitá-la.

A adesão fragmentada também afeta a possibilidade de escala a análise de dados para toda a organização e de ampliar a geração de valor.

4. Tenha as ferramentas certas

Para viabilizar a análise de dados é preciso ainda compatibilizar sua estrutura de TI. Isso não se dá de uma vez só. Principalmente, quando existem sistemas de dados legados e muitos problemas para resolver.

ERPs, CRMs, softwares de gestão, todas os seus sistemas devem ser integrados. Informações compartimentadas não gerem inteligência, mas confusão.

5. Garanta a segurança

A análise de dados tampouco se dá desconectada das discussões sobre segurança da informação e a confidencialidade.

Outro ponto a que Tom O’Toole chama a atenção: a análise de dados aumenta o nível de transparência da organização. Inevitavelmente, você será confrontado com informações desagradáveis e inesperadas, como ineficiências organizacionais e erros de suas lideranças. Ignorá-las pode diminuir o valor da análise de dados.

Vantagens da análise de dados para os negócios

Para você entender como a análise de dados é importante dentro de um negócio, selecionamos as principais vantagens que uma empresa obtém ao investir nesse processo:

  • Há maior segurança ao investir;
  • É possível antever tendências e se preparar para elas;
  • Pode-se estar à frente dos concorrentes;
  • Criar uma diferenciação de mercado;
  • Elevação do posicionamento da marca;
  • Aperfeiçoamento da experiência do consumidor;
  • Identifica-se problemas com antecedência;
  • Maior efetividade do negócio;
  • Conhecimento de mercado mais aprofundado;
  • Aumento de resultados da empresa.

Basicamente, investir na análise de dados é levar um conhecimento que pode ser aplicado para que sua empresa melhore de forma positiva em busca do sucesso, tudo através de planejamento e estratégias, sempre considerando todos os fatores de impacto aos quais sua marca está sujeita. Uma forma promissora de conquistar o sucesso da sua marca.

Use os dados que você já gera a seu favor

Suas operações geram dados. Por que não utilizá-los a seu favor? A tecnologia ajudará você a chegar a eles, a higienizá-los e a traduzi-los em conhecimento que será articulado em sua tomada de decisão, com menos risco e maior geração de valor.

Ainda está com dúvidas sobre se a análise de dados é uma boa opção para você?

Conheça nossa solução em data science. E traga sua demanda para nós, sem compromisso!

Procurar

Contato

Sede Florianópolis

Rod. José Carlos Daux, 4190

Sede Blumenau

Rua São Paulo, 3251 – 2º andar

SedeTrento/IT

Via dei Solteri, 38

Posts Relacionados

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Política de privacidade.