Entenda o que é, para que serve e como usar a análise de dados nas decisões de negócios da sua empresa
Houve um tempo em que a tomada de decisões no mundo dos negócios era feita baseada na intuição dos executivos. Não à toa criou-se a ideia dos superexecutivos, donos de uma percepção apurada, capazes de tomar as decisões certas no momento oportuno e de mobilizar seus times para executá-las. Sonho de toda a organização.
Justamente por ser um sonho, algo pouco viável e pouco sustentável. Até porque esse superexecutivo, se existisse, seria disputadíssimo e bem difícil de encontrar. Ou melhor, ele existe e está disponível, mas só quando tem tecnologias de análise de dados nas suas mãos e sabe o que fazer elas. E hoje isso é possível graças aos avanços do machine learning e a digitalização dos dados.
Falar em análise de dados já não é novidade. Ao contrário: é um assunto que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo dos negócios. De acordo com a Gartner, até 2022, 90% das estratégias corporativas mencionarão explicitamente os dados como ativos determinantes para seus os resultados. Hoje, esse valor é de 50%. Então, está na hora de começar.
Neste artigo, vamos entender o conceito de análise de dados, para que ela serve e ainda como estruturar essa análise dentro do meu negócio.
O que é análise de dados
A análise de dados faz parte do que se chama de ciclo da inteligência de mercado, um programa amplo que envolve:
- Identificação das necessidades em inteligência da organização
- Pesquisa e coleta dados
- Análise de dados
- Transformação em conhecimento e
- Disseminação entre os decisores.
A análise de dados, entre a pesquisa e coleta de dados e a transformação deles em conhecimento, é o tratamento que cruza vários dados para gerar correlações significativas entre eles e relatórios. Para isso, ela aplica algoritmos, de tal como que, como afirma Kai-Fu Lee, especialista em IA:
A análise é ótima para encontrar aquelas relações e padrões escondidos que nós não podemos ver facilmente ao minerar toneladas de dados. […] oferece uma nova maneira de resolver seus problemas que você não encontraria facilmente sem análise.
Para que serve a análise de dados
Os primeiros beneficiários da análise de dados são os decisores. Se completo, o ciclo da inteligência de mercado é uma forma organizada de obter insumos que vão auxiliar a tomada de decisão em todas as áreas do negócio: gestão, ferramentas, operações, marketing, vendas etc.
A análise de dados pode atender a projetos estratégicos, vinculados à visão de futuro da organização e, portanto, à oferta de subsídios para a cúpula organizacional.
Mas também pode atender a necessidades específicas de projetos operacionais, sendo útil a líderes de setores, mas não necessariamente à direção.
Em um terceiro modelo, a análise de dados pode ser híbrida, com conhecimento servindo tanto a decisões estratégicas quanto táticas.
Como fazer análise de dados
1. Defina o lugar da análise de dados na sua estratégia
A análise de dados não é um fim em si mesmo, mas um meio para um fim, a saber: encontrar as respostas a nossas perguntas. Para isso, você levantará algumas hipóteses e as validará por meio de ciência estatística.
Uma dificuldade muito comum nas organizações é tomar todo o tipo de dado possível ou então querer que os cientistas de dados determinem que tipo de dado deve ser analisado.
O time de análise de dados não necessariamente tem conhecimento prático do negócio. Por isso, precisa ser especificamente guiado para resolver os problemas da organização. Sem saber exatamente o que deve fazer, a análise de dados não vai gerar valor.
2. Tenha capacidade de resposta e proatividade
A análise de dados pode ser uma maneira de identificar tendências e padrões, mas no começo do projeto é melhor usá-la para fornecer respostas para as perguntas dos líderes sobre gargalos e dificuldades.
Em artigo para a Harvard Business Review, o professor da Data Analytics da Kellogg School of Management Tom O’Toole recomenda:
Identifique um pequeno número bem definido de problemas de alto impacto e facilmente endereçáveis, e você conseguirá produzir valor com evidência.
Com o tempo, depois de provar o modelo, para benefício da organização, a análise passa a se integrar a todos os âmbitos organizacionais: estratégias, processos e negócios, tornando toda a organização data-driven.
3. Trabalhe um mindset data-driven
A qualidade dos dados analisados, sejam dados primários – produzidos dentro e pela empresa – ou secundários – buscados em bancos – garante a possibilidade de chegar a análises e estudos confiáveis para a geração de inteligência.
Para isso, vecê deve imbuir os colaboradores de um mindset data-driven. Do contrário, alguns líderes farão um bom uso da ferramenta, enquanto outros nem tanto e, inclusive, vão buscar maneiras de evitá-la.
A adesão fragmentada também afeta a possibilidade de escala a análise de dados para toda a organização e de ampliar a geração de valor.
4. Tenha as ferramentas certas
Para viabilizar a análise de dados é preciso ainda compatibilizar sua estrutura de TI. Isso não se dá de uma vez só. Principalmente, quando existem sistemas de dados legados e muitos problemas para resolver.
ERPs, CRMs, softwares de gestão, todas os seus sistemas devem ser integrados. Informações compartimentadas não gerem inteligência, mas confusão.
5. Garanta a segurança
A análise de dados tampouco se dá desconectada das discussões sobre segurança da informação e a confidencialidade.
Outro ponto a que Tom O’Toole chama a atenção: a análise de dados aumenta o nível de transparência da organização. Inevitavelmente, você será confrontado com informações desagradáveis e inesperadas, como ineficiências organizacionais e erros de suas lideranças. Ignorá-las pode diminuir o valor da análise de dados.
Vantagens da análise de dados para os negócios
Para você entender como a análise de dados é importante dentro de um negócio, selecionamos as principais vantagens que uma empresa obtém ao investir nesse processo:
- Há maior segurança ao investir;
- É possível antever tendências e se preparar para elas;
- Pode-se estar à frente dos concorrentes;
- Criar uma diferenciação de mercado;
- Elevação do posicionamento da marca;
- Aperfeiçoamento da experiência do consumidor;
- Identifica-se problemas com antecedência;
- Maior efetividade do negócio;
- Conhecimento de mercado mais aprofundado;
- Aumento de resultados da empresa.
Basicamente, investir na análise de dados é levar um conhecimento que pode ser aplicado para que sua empresa melhore de forma positiva em busca do sucesso, tudo através de planejamento e estratégias, sempre considerando todos os fatores de impacto aos quais sua marca está sujeita. Uma forma promissora de conquistar o sucesso da sua marca.
Use os dados que você já gera a seu favor
Suas operações geram dados. Por que não utilizá-los a seu favor? A tecnologia ajudará você a chegar a eles, a higienizá-los e a traduzi-los em conhecimento que será articulado em sua tomada de decisão, com menos risco e maior geração de valor.
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