Blog

Entenda como as organizações estão se mobilizando rapidamente para migrar de soluções tradicionais para a nuvem a fim de alinharem-se a nova dinâmica dos negócios

A COVID-19 acelerou os planos de migração para a computação em nuvem das organizações à medida que o mercado passou a exigir velocidade, escalabilidade e flexibilidade, para atender as necessidades dos consumidores.

De acordo com o Gartner, em sua pesquisa Market Impact: Cloud Shift – 2022 Through 2025, 51% dos orçamentos de TI das empresas globais serão destinados ao desenvolvimento e operações de sistemas baseados em nuvem até 2025. 

Ainda segundo a consultoria, os gastos com TI corporativa em computação em nuvem pública devem ultrapassar os gastos com TI tradicional em 2025.

Para Michael Warrilow, vice-presidente de pesquisa do Gartner:

Provedores de tecnologia e serviços que não se adaptam ao ritmo da mudança para a nuvem enfrentam um risco crescente de se tornarem obsoletos ou, na melhor das hipóteses, serem relegados a mercados de baixo crescimento.

Mas, o que isso quer dizer? Que é preciso os CIOs pensarem em tecnologias e planejamento entre nuvens a partir de já?

Certamente sim. A maioria dos CIOs não entende quanto uso de nuvem pública existe dentro das empresas até fazer pesquisas ou escanear a rede. 

A nuvem deve assumir o controle nos próximos anos e, muitas empresas precisam aumentar seu entendimento interno sobre a profundidade de toda a empresa nas nuvens públicas.

Diante desse cenário, qual o futuro da computação em nuvem?

Neste post, vamos abordar porque as empresas devem repensar sobre computação em nuvem, quais os principais benefícios da computação em nuvem para o futuro do seu negócio e como o 5G vai impactar a cloud computing.

Nova call to action

Por que as empresas devem repensar sobre computação em nuvem?

Segundo previsões do Gartner, a demanda por recursos de integração, processos de trabalho ágeis e arquitetura composta impulsionará a mudança contínua para a nuvem, à medida que as iniciativas de transformação digital e modernização de longo prazo forem antecipadas para 2022. 

Assim, a consultoria acredita que gerentes de produtos de tecnologia devem usar a mudança para a nuvem como medida de oportunidade de mercado. Afinal, essa tecnologia fornece um ambiente ágil para cenários organizacionais com baixa latência, necessidades de redução de custos de dados e requisitos de residência de dados.

De acordo com o relatório do Google Future of Cloud Computing, 70% das empresas ou instituições vão estar ligadas à nuvem até 2029. 

O que significa dizer que os movimentos das empresas e do mercado estão bastante avançados na absorção de tecnologia de nuvem ou na contração de empresas que prestam este serviço.

O guia dos CIOs sobre desenvolvimento em plataformas low-code

Como a cloud deve acompanhar a necessidade do seu negócio

Podemos dizer que as estruturas de cloud crescem acompanhando as necessidades de cada negócio. Portanto, quanto mais as empresas forem evoluindo em matéria de produtos e serviços, mais elas vão investir em estruturas em nuvem. 

Consequentemente, a área de Cloud Computing cresce ao adaptar a sua estrutura de tecnologia para atender as necessidades da organização.

Mas, quando a empresa deve construir versus comprar essa infraestrutura? 

Quando isso é essencial para criar a experiência do cliente, ou quando o acesso a tecnologia inovadora está em risco devido à cadeia de suprimentos ou outros problemas faz sentido criar. Fora isso, será mais fácil, rápido e econômico comprar de empresas especialistas em gerenciamento de computação, armazenamento, bancos de dados e rede.

Saiba mais: Cloud híbrida: que vantagens e dificuldades esperar?

Benefícios da cloud computing para o futuro do seu negócio

A computação em nuvem apresenta algumas características que devem ser ainda mais relevantes com o passar dos anos. Entre as que mais se destacam podemos citar: 

Escalabilidade

À medida que o seu negócio cresce e vende mais, você passa a receber mais usuários e a tendência é o aumento do acesso. A computação em nuvem consegue evoluir na mesma proporção para atender as necessidades da sua empresa.

Flexibilidade

As exigências do mercado por qualidade e rapidez nos serviços estão forçando as adaptações da cloud computing para que atendam as necessidades de fluxo de pessoas, usuários e transações comerciais.

Redução de custos

Com o avanço da agilidade nas nuvens, as organizações tende a buscar cada vez mais essas soluções para melhorar o seu atendimento. Com isso a oferta tende a aumentar e com a concorrência o custo tende a cair. 

Aumento da segurança

Segurança é uma das questões centrais da computação em nuvem. À medida que a tecnologia evolui, há um maior nível de exigência por mecanismos que promovam a proteção contra ataques cibernéticos e outros riscos relacionados aos serviços em nuvem.

Evolução tecnológica

Conforme outras tecnologias forem evoluindo, a cloud computing tende a melhorar a sua performance. Afinal, nenhuma tecnologia é alienada em relação a outra. Aliás, os próprios sistemas de nuvens evoluem e criam uma tendência de aproximação entre eles.

Leia também: Multicloud: por que você deveria planejar melhor a adoção

Impactos do 5G para a cloud computing

Se um dos grandes benefícios da cloud é a conectividade, a tecnologia 5G vai chegar para impulsionar ainda mais esse ponto.

Com um suporte maior às conexões em tempo real, a interação será praticamente instantânea entre os aparelhos digitais e o servidor da nuvem.

O casamento do 5G e da nuvem promete lançar muitas mudanças de paradigma na eficiência operacional das empresas, ao mesmo tempo em que supervisiona a convergência de redes móveis e corporativas, plataformas de servidores, tecnologias emergentes, e o próprio setor de TI. 

À medida que essas tecnologias continuam a ser cruzadas e indistintas, a definição de rede mudará e, junto com ela, a relação entre prestadores de serviços, inovação e usuários finais.

A tendência é que as empresas sejam completamente virtualizadas em termos de como as pessoas são empregadas, como os produtos são feitos, como são vendidos e como os usuários respondem a tudo isso. 

Essa nova maneira de fazer negócios não apenas se tornará popular, mas também será um requisito para empresas que desejam ser disruptivas em vez de estagnar no mercado.

Veja: 5G na indústria: impactos, desafios e boas práticas em conectividade

Computação em nuvem: o futuro é agora

Como vimos, a necessidade de migração para a nuvem que já vinha em uma crescente se intensificou ainda mais nos últimos anos com a transformação digital impulsionada pela pandemia.

Atualmente, a computação em nuvem é uma das tecnologias que mais evoluem dentro da área de TI e o futuro da sua empresa certamente vai depender cada vez mais desse recurso, que cresce a cada dia em função da evolução dos negócios. 

Ultrapassando fronteiras, culturas e ideologias, a computação em nuvem se consolida como uma tecnologia que aproxima pessoas e organizações, facilitando a troca de experiências e  revolucionando a área de TI com mais praticidade, flexibilidade e economia.

Se a sua empresa precisa de um parceiro para avançar na jornada cloud, conte com a Supero. Com mais de 18 anos de experiência em soluções de TI e com credibilidade no mercado pela alta eficiência de seus profissionais, a Supero atua com foco em entender as necessidades do negócio e busca as melhores soluções para atendê-lo.

Entre em contato com um de nossos consultores especializados e veja como podemos ajudar a sua empresa em todas as etapas do processo, desenhando a solução completa e extraindo o melhor da nuvem com baixo custo.

Nova call to action

Procurar

Contato

Sede Florianópolis

Rod. José Carlos Daux, 4190

Sede Blumenau

Rua São Paulo, 3251 – 2º andar

SedeTrento/IT

Via dei Solteri, 38

Posts Relacionados

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Política de privacidade.