Blog

Entenda porque gerentes de tecnologia estão optando por contratar consultores externos de TI, terceirizando serviços e otimizando o trabalho do setor

Com a aceleração da transformação digital e a escassez de profissionais de TI qualificados no mercado, as organizações travam uma verdadeira corrida por talentos na área de tecnologia para atender às suas demandas.  

Com poucas opções disponíveis para contratação, CIOs vêem na prestação de serviços de consultores externos de TI uma solução eficiente para superar metas de curto prazo e poderem se concentrar em projetos mais longos.

Pois, apesar dos potenciais impactos da nova variante do coronavírus, a recuperação econômica com altas expectativas de prosperidade no mercado digital continuará a impulsionar os investimentos em tecnologia.

De acordo com a previsão mundial de gastos com TI, do Gartner, este ano os custos no setor de tecnologia devem ficar em US$ 4,45 trilhões, um aumento de 5,1% em relação a 2021. E, o que se espera é que CIOs apostem mais em consultorias e empresas de serviços especializados para buscar estratégias digitais.

Segundo John-David Lovelock, vice-presidente de pesquisa do Gartner:

Para maximizar a produtividade de sua equipe de TI existente, os CIOs terceirizarão mais para liberar tempo, treinando a equipe existente nas habilidades desejadas e contratando consultores para desempenhar funções críticas qualificadas. 

Até 2025, as organizações aumentarão sua dependência de consultores externos, à medida que a maior urgência e o ritmo acelerado das mudanças ampliam a lacuna entre as ambições de negócios digitais das organizações e seus recursos e capacidades internos, de acordo com a consultoria.

Além disso, o Gartner prevê que com a expansão do trabalho remoto, a grande maioria das grandes organizações use consultores externos de TI em 2022 para desenvolver inclusive sua estratégia de nuvem.

Para John-David Lovelock:

2022 é o ano em que o futuro retorna para o CIO. Eles estão agora em posição de ir além dos projetos críticos de curto prazo nos últimos dois anos e se concentrar no longo prazo. Simultaneamente, as lacunas de habilidades da equipe, a inflação salarial e a guerra por talentos levarão os CIOs a confiar mais em consultorias e empresas de serviços especializados para buscar suas estratégias digitais.

Neste post, vamos abordar como a liderança tecnológica está tornando-se cada vez mais democratizada e quais as principais estratégias e apostas de CIOs para a área de tecnologia.

webinar agilidade

Liderança tecnológica democratizada

Segundo dados revelados em pesquisa do Gartner, as organizações precisam cada vez mais de informações digitais e tecnologia, não só para executar operações do dia a dia, mas para crescer e diferenciar seus negócios.

Diante desse cenário, a pesquisa revela 3 desafios e ações para CIOs terem como prioridades estratégicas em 2022:

1. Permitir múltiplas e concorrentes prioridades de negócios 

À medida que o mundo se recupera do COVID-19, CIOs agora são responsáveis por permitir conciliar simultaneamente as metas de eficiência, crescimento e resiliência. 

De que forma? 

A pesquisa sugere que seja a partir da evangelização da  composição de negócios para lidar mais facilmente com os imperativos concorrentes. 

webinar business agility

2. Saber endereçar competências digitais para preencher as lacunas de talentos

Para o Gartner, organizações digitais bem-sucedidas exigem alta destreza digital.  Uma vez que o ritmo de mudança em uma organização é mais rápido e mais fluido é provável que essas organizações precisem de versatilidade, especialistas e generalistas.

Como resolver isso?

Capitalizando os multiplicadores de força para avançar a destreza digital e fechar as lacunas de talentos e habilidades.

3. Redesenhar o trabalho para um modelo híbrido

A pesquisa acredita que as organizações têm uma oportunidade única de romper com um modelo de trabalho centrado em localização, projetado em torno de restrições da era industrial,  e redesenhar o trabalho em torno de um modelo centrado no ser humano para garantir talentos da era digital e fornecer resultados de negócios.

Qual a ação sugerida?

Trabalhe com o gestor de recursos humanos para redesenhar o trabalho para o mundo híbrido usando um modelo centrado em pessoas.

Saiba mais: Como integrar profissionais de TI às áreas de negócios?

Consultores externos de TI: por um setor mais estratégico

Ao procurar consultores externos de TI a organização normalmente tem como objetivo manter seu negócio atualizado e competitivo no mercado, a partir de práticas e tecnologias atuais.

Nesse contexto, cabe ao gerente de tecnologia aproveitar todo conhecimento e as habilidades digitais de uma equipe altamente capacitada para complementar seus recursos e atuar na busca de novas soluções para o setor.

Consultores externos de TI geralmente oferecem orientações valiosas aos CIOs, que vão desde a parte estratégica da área até questões relacionadas à automação de processos e metodologias para aumentar a produtividade dos profissionais.

Contar com uma visão externa de suas operações pode auxiliar o gerente de TI a identificar problemas e encontrar maneiras mais eficientes de solucioná-los. 

Afinal, um consultor de TI pode trazer uma nova perspectiva do ambiente e metas do setor de tecnologia, com base em suas experiências anteriores.

Além disso, contratar profissionais de TI com nível alto de conhecimento garante mais segurança aos seus negócios, principalmente no que diz respeito à segurança cibernética.

Leia também: 3 tecnologias-chave que otimizam o trabalho remoto

Gestão humanizada para a área de tecnologia

Outra aposta dos CIOs para garantir a qualidade das operações no setor de tecnologia é contar com um ambiente de TI mais humanizado. 

E, para isso, os gerentes de tecnologia sabem que novas tecnologias, novas formas de trabalho e até novas abordagens de gestão são necessárias para apoiar profissionais saudáveis, produtivos e inovadores.

E, seja mantendo um modelo de trabalho centrado no escritório ou anywhere, o Gartner, na pesquisa já citada anteriormente, sobre os planos estratégicos de CIOs para 2022, propõe as seguintes ações:

Design centrado no escritórioDesign centrado em Humano
Fornecer  experiências de trabalho consistentes.Proporcionar  experiências de  trabalho flexíveis.
Habilitar a colaboração casual. Habilitar a colaboração intencional. 
Impulsionar o gerenciamento baseado em visibilidade. Impulsionar o  gerenciamento baseado em empatia.

Fonte: Gartner

No entanto, sabemos que nem sempre o gestor de TI consegue focar sua atenção em pessoas, como gostaria. 

Porém, esse é mais um ponto em que consultores externos de TI podem contribuir,  auxiliando na gestão dos profissionais de forma personalizada, sempre alinhada à cultura da empresa e às expectativas do gestor de tecnologia.

Por meio de uma gestão humanizada, através de metodologias ágeis e práticas inovadoras, os consultores tendem a melhorar não só a performance da equipe como aplicam ferramentas que medem a agilidade do time, oferecendo ao gestor métricas ágeis confiáveis.

Veja ainda: 7 soft skills que todo gestor de TI precisa desenvolver 

Conheça a Supero e seus consultores externos de TI

Com 18 anos de experiência em soluções de TI, a Supero conta com consultores especialistas em executar serviços qualificados na área de tecnologia, para que você otimize seus recursos e o tempo da sua equipe.

Com um modelo próprio de consultoria, a Supero é uma empresa especializada em projetos de TI, que utiliza metodologias ágeis e frameworks de sucesso, como ferramentas low-code.

Contando com serviços de body shop de TI e também agile squads, com equipes de TI autogerenciáveis e multidisciplinares, a Supero visa entender a real necessidade do cliente e trabalha com foco para superar as metas.

Por meio de uma gestão de TI compartilhada, nossos consultores trabalham junto com os gestores de tecnologia para manter as expectativas alinhadas e alcançar resultados melhores.

Entre em contato com um de nossos consultores externos em TI e saiba como podemos otimizar seu trabalho e elevar a produtividade do setor.

Nova call to action

Procurar

Contato

Sede Florianópolis

Rod. José Carlos Daux, 4190

Sede Blumenau

Rua São Paulo, 3251 – 2º andar

SedeTrento/IT

Via dei Solteri, 38

Posts Relacionados

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Política de privacidade.