Veja como desenvolver dentro dos times a cultura DevOps, elemento fundamental para alcançar bons resultados com a metodologia
A cultura DevOps envolve uma série de práticas de gestão que incentivam a integração contínua entre as áreas de desenvolvimento (Dev) e de operações (Ops), dentro de uma estrutura de TI.
Práticas necessárias, aliás, dado o distanciamento entre os desenvolvedores de software e os administradores operacionais de rede, que pode interferir diretamente no sucesso dos projetos.
A cultura DevOps trabalha para aproximar essas duas frentes de trabalho, gerando processos mais interligados por meio de automação.
Por isso, como um método de desenvolvimento ágil, conta com princípios próprios, procedimentos e ferramentas específicas.
Com uma implementação cuidadosa, os beneficios, além da melhoria contínua dos processos, são a criação de ambientes funcionais de alto desempenho e produtividade, cada vez mais seguros e com baixo índice de erros.
De acordo com o 2021 State of devops report, muitas organizações nos estágios intermediários de sua evolução de DevOps estagnaram. Entre essas equipes de meia evolução, os bloqueadores culturais continuam sendo o maior obstáculo para alcançar o sucesso do DevOps.
Os bloqueadores de cultura mais comuns no nível médio, de acordo com os 2.650 profissionais de TI, desenvolvimento e segurança da informação que participaram da pesquisa, são:
- uma cultura que desencoraja o risco, (21%);
- responsabilidades pouco claras (20%);
- não priorizando a otimização de fluxo rápido (18%); e
- loops de feedback insuficientes (17%).
O relatório que mostra uma visão sobre o abismo entre as organizações com práticas DevOps altamente evoluídas e aquelas cuja evolução DevOps estagnou revela que não é a tecnologia, mas a cultura que mantém as equipes presas no meio de sua evolução DevOps.
Mas, como fazer? Confira neste post qual a importância de adotar a cultura DevOps na sua organização, a evolução dessa prática e o passo a passo de como desenvolver a cultura DevOps de maneira assertiva na sua empresa.
A evolução das práticas DevOps
É seguro afirmar que a forma como as organizações vêm desenvolvendo e entregando seus produtos e serviços, nos últimos anos, teêm se atualizado em um ritmo bastante acelerado.
Não à toa, metodologias ágeis e, como a cultura DevOps ganham força e tornam-se essenciais para uma nova perspectiva dentro das empresas, inclusive com mudanças de paradigma e adoção de práticas que prometem otimizar e transformar ambientes de trabalho e, consequentemente, melhorar os resultados dos negócios.
Pensando nisso, relacionamos a seguir o estado atual do DevOps para alinhar às suas estratégias de gestão, a fim de melhorar a qualidade dos processos, reduzir recursos e elevar a agilidade na produção.
IA e ciência de dados
A busca de automação por meio da inteligência artificial e da ciência de dados é bastante promissora no campo do DevOps.
Afinal, à medida que as empresas buscam eficiência aprimorada e agilidade de implantação, a automação para otimizar as etapas do DevOps será um tópico importante a ser discutido pelos gestores.
Arquitetura sem servidor
O DevOps redefiniu a arquitetura sem servidor, permitindo às empresas economizar tempo, garantir resiliência no fluxo de trabalho e reduzir custos.
Isso porque a arquitetura sem servidor conta com uma maior produtividade do desenvolvedor, além de assegurar a implantação rápida, escalabilidade aprimorada e melhorias na experiência do usuário.
Cibersegurança
À medida que as tecnologias em nuvem evoluem, a segurança cibernética também precisa evoluir para acompanhar essa nova realidade.
No entanto, o maior desafio que os gestores enfrentam, não é encontrar as ferramentas de segurança certas, mas aumentar a consciência dos desenvolvedores sobre a cibersegurança.
Saiba mais: Quais as tendências em segurança de softwares
Cultura DevOps: por que adotar na sua organização?
Com o objetivo de harmonizar as atividades executadas pelas equipes de TI, por meio de um planejamento colaborativo, a cultura DevOps trabalha a fim de unir os times, antes desconexos, para que o setor atue como um bloco integrado e sinérgico, capaz de realizar as entregas de forma ágil e com qualidade.
Entre os 10 principais motivos pelos quais gestores estão investindo na cultura DevOps, pode-se citar:
1. Redução de custos
Com a integração das equipes na realização de um projeto, diminui-se o tempo de execução das tarefas e, por consequência, os custos para realização de cada fase.
2. Automação de processos
Automatizar processos é sinônimo de otimizar tempo, mantendo o nível de qualidade. Quando se tem um padrão, não há retrabalhos e a equipe passa a focar mais em melhorias e inovações para a empresa.
3. Escalabilidade
Práticas DevOps tendem a provocar um grande impacto nas empresas, sobretudo no crescimento do negócio e na qualidade do desenvolvimento.
4. Cultura da inovação
Quando se fala em automação, pensa-se também em otimizar o trabalho com as equipes já existentes e as tecnologias disponíveis, substituindo processos antigos por novos.
5. Entregas mais frequentes
Por meio desta nova metodologia de trabalho, o feedback entre os times é mais constante e a comunicação aumenta, o que permite uma redução no tempo de entrega.
6. Maior controle das aplicações
A automação implementada com a cultura DevOps implica em ampliar a qualidade das atividades das equipes e fazer com que elas tenham mais controle do trabalho.
7. Melhoria no ambiente de produção
Empresas que já implantaram essa metodologia revelam que a cultura DevOps é uma revolução no setor de TI, ao aumentar a eficiência dos serviços de forma bastante significativa.
8. Mais eficiência nas operações
Organizações que almejam expandir e melhorar suas operações têm apostado na cultura DevOps para impulsionar a evolução rápida e ágil de softwares e serviços.
9. Equipes mais motivadas
A cultura DevOps envolve equipes multidisciplinares, focadas na produção ágil e sistematizada, que visa gastar menos energia para aumentar a qualidade do trabalho.
10. Aumento do valor do negócio
Com a integração entre as equipes, o looping de feedback do cliente diminui e as correções e melhorias são realizadas de forma mais rápida e assertiva.
Leia também: Guia DevSecOps: integrando segurança ao DevOps
Passo a passo como desenvolver a cultura DevOps
O primeiro passo para desenvolver a cultura DevOps na organização é estudar para conhecer a fundo o funcionamento das práticas.
O segundo passo é planejar as ações.
Nesse processo, é importante que os líderes se unam para o compartilhamento de informações, como abordar quais serão as regras de comportamento da cultura DevOps na empresa e como os profissionais devem respeitá-las.
E o terceiro passo é implementar as ferramentas e metodologias necessárias.
No entanto, para isso, diretores e gestores contam com soluções de TI que facilitam o desenvolvimento da cultura DevOps na empresa. Entre elas, destacam-se:
- Cloud – adapta-se a uma grande variedade de linguagens de programação e diferentes tipos de banco de dados.
- Data Science – permite o gerenciamento de um Data Center, por meio de uma API (Application Programming Interface), que facilita muito o trabalho dos envolvidos.
O próximo passo, após implementar a cultura DevOps e integrar os times de desenvolvimento e operações, é gerenciar os processos para que haja a padronização dos ambientes e, assim, assegurar que as equipes compartilhem os mesmos métodos de comunicação e monitoramento de protocolos e documentos.
Dessa forma, os times tendem a atuar em conjunto com mais segurança, agilidade e eficiência.
Entenda mais sobre: Times ágeis: por que o mindset agile é uma vantagem competitiva?
Otimize e potencialize sua jornada DevOps
Após implementada a cultura DevOps, a melhor maneira de saber se a estratégia está atingindo os resultados esperados é criando métricas de avaliação e de desempenho.
Os KPIs, embora indicados para esse propósito, não são pré-estabelecidos pela metodologia, cabendo aos gestores a responsabilidade de escolher e implantar os mais relevantes para o processo.
A integração entre as equipes de desenvolvimento e operações, dentro de um setor de tecnologia, deve garantir melhorias a curto e médio prazo, sem grandes investimentos.
Afinal, a otimização dos processos, o aumento da produção e a redução de custos são pontos importantes que a cultura DevOps traz e devem ser considerados.
Muitas vezes o apoio de um parceiro especializado em novas tecnologias e metodologias ágeis se faz fundamental.
A Supero pode ajudar a sua organização de algumas formas: levando para sua empresa de duas a seis semanas profissionais prontos para atuar com DevOps, formando equipes completas para você ou então desenvolvendo seus projetos com essa metodologia.
Fale com um de nossos consultores e veja como transformar seus projetos utilizando as metodologias ágeis mais buscadas no mercado.