Entenda como a data analytics pode ser bastante útil na tomada de decisão e de que forma impacta nos negócios
Diante de um cenário corporativo cada vez mais automatizado, com organizações globais investindo fortemente em inovação digital, para otimizar tarefas e processos operacionais, a data analytics tem estado cada vez mais no centro das atenções a fim de orientar estratégias e mudanças necessárias nos negócios.
É o que comprova o relatório da Accenture ao prever que o mercado global de big data analytics crescerá para US$ 549,7 bilhões em 2028, em um CAGR de 13,2% entre 2021 e 2028. Ou seja, a tendência é que as organizações continuem investindo em análise de dados para apoiar suas transformações digitais.
Aliás, essa é uma tecnologia em constante movimento, como mostra um levantamento do Gartner ao indicar que as organizações colocam o data analytics e a inteligência artificial (IA) entre suas duas maiores prioridades, tendo sido citadas por respectivamente 36% e 24% dos respondentes que revelaram essas como as tecnologias fundamentais para emergir mais fortemente da crise causada pela pandemia.
De acordo com um levantamento do Gartner, as organizações colocam o data analytics e a inteligência artificial (IA) entre suas duas maiores prioridades, tendo sido citadas por respectivamente 36% e 24% dos respondentes que revelaram essas como as tecnologias fundamentais para emergir mais fortemente da crise causada pela pandemia.
Outro ponto interessante é que, ao contrário do cenário global, em que a cloud computing é a tendência que está no topo entre as que mais impactam o uso do analytics, no Brasil, essa tecnologia é apenas a terceira entre as três mais citadas pelos entrevistados (17%). Antes dela foram citadas: inteligência artificial e machine learning (17%) e internet of things (18%).
O estudo revela ainda que as empresas estão cientes de que o cenário atual exige análise de dados e de que, para inovar, é preciso progredir nas estratégias, contando com novas tecnologias mas também um mindset que leve a data analytics para o centro do negócio.
Mas como fazer isso? Acompanhe os nossos insights.
Data analytics: valor que ainda esbarra em dificuldades
Em organizações centradas em dados, as estratégias são projetadas em torno das informações coletadas. Dessa forma, os dados ficam no centro do seu negócio, impulsionando as operações e a cultura da inovação.
Ao analisar os processos com base em dados, elas não apenas têm a oportunidade de aumentar a produtividade do seu negócio como de elevar o poder de decisão de cada etapa.
Entretanto, para estabelecer uma cultura baseada em dados é preciso envolver a maior parte dos profissionais interessados. Gestores e líderes, que estão à frente dos processos, devem ter em mente o valor dos dados para o crescimento e a evolução da empresa. É aí que as organizações derrapam.
A nível global, quando questionados sobre as barreiras e os medos que impedem a adesão ao Data & Analytics, três pontos foram os mais citados, pelos entrevistados do Relatório, citado anteriormente:
- Privacidade e segurança de dados (52%),
- Acesso limitado a dados e análise em toda a organização (28%) e
- O fato das ferramentas não serem intuitivas (27%).
O fato é que, na maioria das organizações:
- Analytics está presente na área de TI da maioria das empresas, mas não nas demais áreas de negócios.
- Postura organizacional é centrada em tecnologia, porém não está dirigida para dados.
- Falta de um programa de governança de dados, com um modelo de negócio orientado por informações.
Se identificou com esse cenário?
Veja a seguir algumas soluções e boas práticas de gestão e governança de TI adotadas por líderes que mudaram a maneira de pensar e alavancaram os negócios da empresa, utilizando dados em suas estratégias.
Leia também: Maturidade digital: como fazer sua empresa atingir?
Boas práticas para levar D&A para o centro da gestão
Confira a seguir 5 boas práticas para colocar o data analytics no centro do negócio.
1. Criar uma cultura data-driven
Criando uma cultura orientada a análise de dados, comunicando o valor dos dados para os negócios, você estará estimulando um novo olhar dos profissionais sobre a tomada de decisão.
Em vez da simples intuição utilizar dados de fontes internas e externas trará evidências. Ao final, as decisões serão mais embasadas e mais fáceis de serem tomadas.
2. Incentivar o data literacy (literacia de dados)
Conhecido por muitos como alfabetização de dados, o data literacy concentra-se no desenvolvimento de competências digitais para o trabalho com dados, transformando a confiança do negócio por meio de dados.
Por isso, incentivar o aprendizado e manter os profissionais bem treinados faz com que eles sejam capazes de reconhecer a importância de trabalhar com dados para o crescimento da empresa, além de oferecer inúmeros outros benefícios.
3. Implantar soluções de TI que melhorem a qualidade dos dados
Para levar os dados ao centro do negócio, as organizações precisam buscar, inicialmente, dados de qualidade. O motivo é simples: se os dados não forem confiáveis e suficientemente abrangentes, os resultados das análises podem ser enviesados.
Evidências incompletas levam facilmente a conclusões erradas e a análise de dados também está sujeita a esse risco.
4. Integrar as equipes de analytics junto ao CEO, COO e não só ao CIO
A empresa precisa vincular profissionais de TI às áreas de negócio, e não simplesmente centrados na TI. Do contrário, a área poderá não ser suficiente para mudar a percepção em relação aos dados.
Fazer com que os profissionais deixem de pensar na tecnologia como um simples serviço de TI, para deixá-la adentrar nas áreas do negócio, é fundamental.
5. Definir estratégias e iniciativas centradas em dados
A ida do data analytics para o centro do negócio não depende somente da aquisição de uma ferramenta. Embora seja preciso sim ter uma plataforma de suporte, é necessário foco em pessoas e processos e, acima de tudo, uma abordagem focada em negócios, para extrair informações dos dados.
Saiba mais: Como usar a análise de dados na tomada de decisões?
Data analytics como prioridade
Por criar inteligência de mercado e apontar oportunidades, a data analytics está no centro das estratégias de negócio de empresas que não param de evoluir.
Portanto, se você quer entender sua empresa e o mercado que atua, através de dados, sendo mais efetivo nas suas estratégias e tomadas de decisão e ainda se diferenciando do concorrente com o poder da cultura data-driven, coloque a data analytics no centro do seu negócio.
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