Saiba como atua uma empresa de desenvolvimento de software consolidada no mercado para que seus clientes obtenham sucesso
A busca de organizações de diferentes segmentos por empresas que assumam projetos de desenvolvimento de softwares vem aumentando. O motivo se deve, principalmente, à aceleração da transformação digital.
Terceirizar esses serviços é crucial para algumas empresas, sobretudo quando não têm a TI no core business ou uma equipe interna. Contar com parceiros especializados em soluções de TI faz com que elas ganhem celeridade e efetividade ao processo de desenvolvimento de softwares.
Com 18 anos de experiência no segmento de TI, a Supero oferece esse serviço ao mercado. Desde nossa fundação, atuamos em diversas áreas do desenvolvimento de softwares, por meio de outsourcing de profissionais de TI, passando pela consultoria em product discovery, fazendo o delivery de projetos até a sustentação.
Neste post, você conhece as áreas de atuação da Supero em desenvolvimento de softwares, como conectamos empresas a profissionais de TI, quais as vantagens de desenvolver software com fornecedor e como alcançamos o sucesso gerando valor para nossos clientes.
Áreas de atuação da Supero em desenvolvimento de softwares
Existem algumas maneiras de uma empresa especialista em desenvolvimento de softwares prestar serviço personalizado. Cada uma delas apresenta suas peculiaridades e cabe a cada organização escolher aquela que mais se encaixa com seu perfil.
Por isso, para atender as necessidades de nossos clientes e do mercado, temos 7 tipos de serviço ligados a projetos de desenvolvimento de softwares, com diferentes benefícios:
1. Consultoria em product design
Antes mesmo de desenvolver o software, as empresas precisam entender como ele deve ser para ter a adesão dos usuários. Esse trabalho envolve o product design, que parte da ideia inicial do clientes para criar, por meio de técnicas como design sprint, protótipos que serão validados com o público, wireframes e, por fim, MVPs. Na Supero, esse trabalho de discovery é feito por profissionais de UI e UX, mas também envolve engenharia e product managers, para buscar a solução que melhor se adequa às necessidades dos usuários.
Saiba mais: Prototipação de software: por que você deveria fazer mais
2. Consultoria em arquitetura de soluções
Ao desenvolver um software, a organização precisa entender como ele se integra aos sistemas já existentes, como ele deve ser para responder às necessidades atuais e também como preparar essa solução para evoluções futuras. Esse trabalho a Supero entrega seus clientes por meio da consultoria em arquitetura.
3. Outsourcing de profissionais de TI
Esse tipo de serviço é ideal para organizações que já contam com um time interno de tecnologia e precisam de profissionais de TI qualificados para compor essa equipe. Nesse caso, a gestão do projeto fica com a empresa, mas a captação, contratação e gestão de profissionais fica com o fornecedor.
Profissionais alocados geram valor à equipe de TI porque têm expertise e experiências variadas, adquiridas em vários outros projetos.
4. Outsourcing de squads
Nesse caso, a organização contrata uma ou mais squads completas, que contam com um product owner, agile master, tech lead e desenvolvedores. Nesse formato, as equipes, além de desenvolver, também gereciam o projeto de desenvolvimento de software do início ao fim usando metodologias ágeis.
Confira: Squads as a service: o que é, como funciona e quando optar?
5. Desenvolvimento de aplicações em low-code
Utilizado na Supero e no mercado como uma solução alternativa ao desenvolvimento tradicional de software, que demanda bastante recurso por parte das organizações, as aplicações em low-code minimizam a codificação por meio de modelos predefinidos agilizando o processo de entregas e assim reduzindo o custo do desenvolvimento, a partir de técnicas de design gráfico e ferramentas de arrastar e soltar para criar um software.
6. Fábrica de software
Nesse modelo de contratação de escopo fechado, o cliente solicita um projeto sob demanda para a Supero e, como uma fábrica de software, a empresa fornecedora entrega o produto. Entre a solicitação e a finalização, o trabalho é realizado sempre muito próximo ao cliente, afinando sempre as expectativas e alinhando, quando necessário, os objetivos e as entregas, a cada etapa do processo.
7. Sustentação em TI
A sustentação envolve o trabalho de monitoramento até a manutenção, permitindo a continuidade, disponibilidade e qualidade tecnológica da aplicação. Isso se traduz em uma série de tarefas que podem envolver tanto atualização quanto correções de falhas, até evoluções da aplicação. Na Supero, disponibilizamos profissionais ou equipes para os clientes para atender chamados de diversos níveis de criticidade, com um SLA definido.
Como a Supero conecta empresas a profissionais de TI
Quem faz parte do universo da tecnologia sabe que contratar em TI não é uma tarefa fácil, principalmente com a alta demanda de empresas por mão de obra qualificada nessa área e o número de oportunidades oferecidas no mercado.
No entanto, a fim de oferecer profissionais de TI altamente capacitados para organizações parceiras que desejam contar com esses serviços no seu processo de desenvolvimento de softwares, a Supero conta com um modelo próprio de recrutamento e seleção em TI.
Dispondo de diversas formas de contratação, que vão desde outsourcing de profissionais de TI até squads as a service, a Supero conecta os melhores times a projetos que estejam alinhados a esse perfil.
Tudo começa com um consultor entendendo as reais necessidades do cliente. Após é avaliado a melhor forma de contratação e sugerido profissionais com skills e senioridade que atendam aquela demanda. Por último, é negociada a precificação e, em seguida, o serviço já começa a ser prestado.
Dessa forma, a Supero fica à frente do recrutamento e seleção, da contração e da gestão de pessoas, enquanto o profissional atua na sua organização.
Leia também: 5 metodologias ágeis mais usadas em projetos de software
Vantagens de desenvolver software com fornecedor
Assim que as organizações decidem desenvolver softwares personalizados, principalmente as que estão fazendo esse processo pela primeira vez, surge uma dúvida: contratar uma fábrica de software ou formar uma equipe interna?
As duas alternativas apresentam vantagens e desvantagens, no entanto, contar com um fornecedor especializado e experiente garante mais assertividade na sua escolha.
Para ajudar você nessa decisão, relacionamos a seguir 4 vantagens de terceirizar o desenvolvimento de software:
1. Dispensa a necessidade de estruturar um time interno para o processo
Ao contratar uma empresa terceirizada para realizar o desenvolvimento de um sistema ou alocar profissionais de TI para auxiliar a equipe interna nesse processo, a organização não precisa estruturar um time completo de profissionais especialistas para cada uma das funções que um projeto de desenvolvimento de software exige e tudo que isso implica, desde a contratação até encargos trabalhistas.
2. Dispensa a necessidade de fazer a gestão das pessoas e treinamentos
Quando a organização opta pela terceirização de TI, ela fica dispensada de fazer a gestão dos profissionais alocados, sejam eles no modelo body shop ou squads. Nesses casos, o fornecedor fica responsável por aplicar todas as boas práticas em gestão de TI, incluindo a cultura de feedbacks e promovendo a inovação. Além disso, a empresa terceirizada é responsável por cursos de atualização e treinamento dos profissionais alocados na organização.
3. Conta com profissionais especialistas à disposição pelo tempo do projeto
Contar com mão de obra especializada em desenvolvimento de software na sua empresa é aumentar as chances de excelentes resultados. Afinal, profissionais de TI qualificados sabem o que estão fazendo e têm experiência de outros processos de sucesso. Ter talentos que nem sempre estariam disponíveis no mercado atuando no seu negócio, a sua disposição, enquanto o contrato estiver em vigor, tende a gerar valor para a sua equipe e a sua organização.
4. Usufrui da experiência e expertise acumulada da empresa em vários projetos
Um fornecedor de soluções de TI consolidado no mercado conta com profissionais de TI altamente capacitados e com experiência acumulada em outros projetos de sucesso. Estar com equipes autogerenciáveis e preparadas para desenvolver softwares de qualidade é um dos principais benefícios dessa forma de contratação.
Veja ainda: A metodologia waterfall ainda é útil em projetos de softwares?
Supero: uma empresa de desenvolvimento de softwares que tem no sucesso de seus clientes o seu sucesso
Como vimos, contar com uma empresa especializada em desenvolvimento de software, nas mais variadas áreas, certamente auxiliará a sua organização a atingir os objetivos de forma eficiente e assertiva.
Afinal, um fornecedor experiente oferece mais garantias de que todas as etapas do processo de desenvolvimento de software irão acontecer de maneira previsível e segura, a partir da utilização de métodos e técnicas já testadas e aprovadas, muitas vezes, em empresas do mesmo segmento que a sua.
Por isso, para atender as altas expectativas do mercado, a Supero disponibiliza uma gama de serviços especializados que certamente irão auxiliar a sua organização nessa jornada de desenvolvimento de softwares.
Entre em contato com um de nossos consultores especialistas e veja como podemos levar a sua organização pelo caminho do sucesso nesse processo, para que você tenha produtos e sistemas de alto nível e que estejam alinhados ao seu negócio.