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Saiba qual a importância de promover uma gestão humanizada de TI na empresa e como utilizá-la para conquistar profissionais mais produtivos e motivados

Foi-se o tempo em que gerenciar uma equipe significava supervisionar uma série de tarefas mecânicas. Hoje, a gestão de profissionais de TI exige um conjunto de habilidades inerentes à interação humana.

Em um cenário de transformação digital acelerado, a gestão humanizada de TI tem ganhado cada vez mais força, apresentando resultados tangíveis, em relação a motivação e produtividade, que comprovam a sua eficiência.

Para os que questionam se mesmo em modelos operacionais ágeis uma liderança 4.0 se faz necessária, podemos afirmar, pela nossa experiência de mais de 18 anos entregando soluções de TI personalizadas a nossos clientes, que uma boa gestão faz toda a diferença, principalmente nos dias de hoje. 

Já falamos em outros artigos, aqui no blog, como a ressignificação do trabalho, após o momento mais crítico da pandemia, fez profissionais pedirem demissão em massa dos seus empregos, por não verem mais sentido em trabalhar em uma organização que difere dos seus valores e não viam propósito.

Por isso, alinhada às tendências do mercado de tecnologia e às demandas sociais, a Supero investiu na gestão compartilhada de TI e chega muito perto do que hoje os profissionais chamam de integridade na gestão, que significa conduzir um time com responsabilidade, ter clareza na comunicação, cumprir promessas e o mais importante: conhecer seus pontos fortes e reconhecer os fracos, a fim de trabalhá-los.

De uns anos para cá as soft skills de gestores passaram a ser bastante valorizadas no mercado e hoje uma boa liderança costuma ser aquela que envolve coragem e tenacidade, muitas vezes comparada ao heroísmo. Características que antes eram reconhecidas e faziam grandes gestores atualmente são condenadas. Qual profissional de TI em 2022 acharia natural trabalhar com microgerenciamento?

De acordo com o Gartner, líderes que não conseguirem proporcionar uma boa experiência ao funcionário, perderão vantagem competitiva em torno do futuro do trabalho. Segundo o relatório Redesigning Work for the Hybrid World, as organizações estão se esforçando mais do que nunca para criar um propósito compartilhado, mas apenas 41% dos funcionários concordam que a liderança atua em seu melhor interesse.

Neste post, vamos abordar qual a importância de uma gestão humanizada de TI, como promover uma liderança alinhada aos anseios dos profissionais e do mercado e como utilizar a gestão humanizada para conquistar uma força de trabalho mais engajada.

A importância da gestão humanizada de TI nos tempos de hoje

A grande demanda por produtos e serviços digitais, impulsionada pela pandemia, acelerou a corrida das empresas para atrair e reter talentos em TI. A grande oferta de vagas levou os profissionais de TI a criarem expectativas mais alinhadas às suas necessidades, exigindo das empresas desde maior flexibilidade em relação ao local de trabalho até uma postura mais progressiva de cargos gerenciais.

O novo modo de ver o trabalho não é mais uma troca por salário. Profissionais de TI estão focados em sentimentos de propósito, realização e bem-estar. No entanto, a desconexão entre as estratégias de liderança e o sentimento real dos funcionários é grande, causando insatisfação e aumentando as taxas de turnover de TI.

Algumas práticas que melhoram a experiência do profissional, principalmente no ambiente remoto, como o metaverso e ferramentas da gestão ágil estão sendo utilizadas por empresas com um grau mais elevado de maturidade digital.

A cultura people first passou a ser uma prioridade de organizações que entenderam que para a força de trabalho ter resiliência em momentos críticos depende, além das competências digitais, de inteligência emocional. E o líder tem um papel fundamental, como mostra um estudo de tendências do Gartner.

podcast da Supero

Desenvolver habilidades necessárias para os próximos anos é outra atribuição da gestão humanizada que costuma gerar resultados positivos e colocar a organização à frente da concorrência. Afinal, ter um plano de desenvolvimento para o profissional, pensando nos atuais e futuros processos de trabalho, é antecipar as tendências tecnológicas e se preparar para o futuro.

Como podemos prever, muitas tarefas serão automatizadas com o avanço de novas tecnologias, como o RPA, com isso, ter capacidades analíticas e saber interpretar dados será fundamental para ser bem sucedido no universo corporativo, nos próximos anos.

Se as hard skills procuradas por CIOs serão voltadas para dados, as habilidades comportamentais irão gerar em torno da comunicação assíncrona, criatividade, empatia e propensão à inovação.

No entanto, além de desenvolver profissionalmente seus liderados e acompanhar o desempenho de cada um deles de forma personalizada, uma gestão humanizada se preocupa com a saúde mental no trabalho e o bem-estar dos profissionais de TI, afinal fatores como esses estão diretamente relacionados à motivação e à produtividade.

Saiba mais: Trabalho híbrido: 7 mitos sobre essa tendência

Gestão humanizada de TI: como promover e usufruir dos benefícios?

As mudanças em torno do trabalho no setor de tecnologia, enfatizadas pelas necessidades e anseios atuais da força de trabalho, motivam cada vez mais empresas a antecipar tendências e adaptar suas estratégias para se alinhar às expectativas dos profissionais.

Na Supero, promovemos a gestão compartilhada de TI a fim de oferecer aos nossos clientes parceiros serviços de alto nível realizados por profissionais capacitados, motivados e engajados em oferecer as melhores soluções.

Entre as principais ações e iniciativas realizadas por gestores da Supero para que as organizações com seus profissionais alocados usufruam de todos os benefícios de uma gestão humanizada de TI, podemos destacar:

Comunicação bidirecional

Ouvir o que os profissionais têm a dizer em relação a melhor forma de se comunicar com e entre o time e basear-se no que estrategicamente funciona melhor para realizar comunicações futuras.

Feedback frequente

Criar um ciclo estruturado e contínuo de trocas abertas entre líder e liderado, fortalecendo a cultura de feedback a fim de detectar problemas desde o início e assim moldar ações de acompanhamento.

Planos de desenvolvimento 

Promover planos de desenvolvimento do profissional de forma clara e transparente, com objetivo de expandir seus conhecimentos e aprimorar suas habilidades, estimulando o seu crescimento na carreira.

Reconhecimento just-in-time

Incentivar o envolvimento dos liderados em atividades não relacionadas ao trabalho e a capacidade de se desconectar das tarefas profissionais Isso costuma ajudar na mitigação do estresse.

Segurança psicológica

Construir um clima organizacional saudável para que o profissional tenha segurança psicológica para desenvolver suas funções com motivação e produtividade, promovendo o bem-estar e a resiliência.

Capacitação e treinamento

Capacitar e treinar constantemente os liderados é papel do líder que deseja contar com profissionais sempre atualizados com as novidades do mercado e alinhados à cultura da organização.

Novas métricas de avaliação

Revisitar de tempos em tempos os KPIs de desempenho e motivação, validar com os próprios profissionais, clientes e executivos se as métricas fazem sentido para a evolução dos resultados.

Diversidade, equidade e inclusão

Incorporar práticas que promovam a diversidade, abordando temas relacionados à equidade e inclusão nas discussões com a equipe a fim de promover o tema e se alinhar com programas da Agenda ESG.

Leia também: Consultores externos de TI: a nova aposta dos CIOs

Por uma gestão mais humanizada e colaborativa

Adiar a implementação da gestão humanizada de TI não é mais uma opção para organizações que desejam estar com seu time de tecnologia alinhados às tendências do futuro do trabalho.

Como vimos, o avanço das transformações digitais dos últimos anos e a mudança de mentalidade dos profissionais exige uma liderança mais colaborativa, permitindo um modelo horizontal, com equipes de TI autogerenciáveis.

Com uma visão estratégica de empresa orientada a dados, a Supero adota a gestão humanizada e assegura-se de que os resultados estão de acordo com as expectativas de seus clientes.

Nosso principal objetivo é entender as demandas de nossos parceiros e atender com o melhor serviço, oferecendo sempre uma solução eficiente, de alta qualidade. Por isso, a Supero promove uma abordagem consultiva, fazendo com que nossos profissionais entreguem números realmente tangíveis.

Entre em contato com um de nossos consultores especializados e veja como a gestão humanizada de TI pode fazer diferença nos resultados da sua equipe.

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