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Entenda porque a inovação digital é essencial para as empresas continuarem crescendo e quais as melhores práticas para atingir os resultados esperados

A inovação digital sempre fez parte das estratégias de negócios de grandes organizações, antes mesmo da pandemia, pela própria evolução do mercado global. No entanto, as mudanças causadas pela crise do coronavírus acelerou as tendências tecnológicas

No Brasil, 87,5% das empresas agilizaram seus projetos de transformação digital no primeiro ano da crise sanitária, conforme dados do Índice de Transformação Digital Dell Technologies 2020.

Empresas que, antes da COVID-19, estavam satisfeitas com seus investimentos em tecnologia, com a mudança de paradigma, passaram a ver potencial nas tecnologias de automação para aumento na produtividade e assertividade na tomada de decisões.

A estimativa é que a inovação digital ganhe cada vez mais força. O metaverso, por exemplo, deve atingir cerca de U$ 800 bilhões até 2024, segundo relatório da Bloomberg Intelligence.

Inclusive, essa tecnologia é uma das 14 que, de acordo com a pesquisa do Bank of American intitulada To the Moon (shots)! – Future Tech Primer, deve revolucionar a vida da sociedade.

Certamente, outras inovações digitais devem ocorrer pelos próximos anos, ampliando os limites do que se tem conhecimento até o momento e redefinindo as possibilidades para as organizações seguirem evoluindo em seus negócios.  

Para as empresas que buscam vantagem competitiva no mercado, quais as melhores práticas para alcançar as inovações digitais?

Neste artigo, vamos abordar sobre a inovação digital estar em toda parte, como tornar-se uma empresa orientada à inovação e as 4 melhores práticas empresariais para alcançá-la.

Inovação digital está em toda parte. Será?

De acordo com um artigo da IDC, inovação digital é um subconjunto de muitos outros tópicos digitais. Segundo a principal empresa global de inteligência de mercado, um produto ou serviço inovador vai muito além de ser disruptivo, diferenciado e único.

A consultoria norte-americana apresentou algumas perguntas, que relacionamos a seguir, para confirmar se há realmente inovação digital em um produto ou serviço.

  • É um motor de valor? – Uma característica em comum de muitos produtos e serviços digitais inovadores é que eles geralmente criam mais valor além da intenção inicial. Ou seja, trata-se de um produto ou serviço digital que funciona como um motor de valor de software.
  • Tem um impacto significativo no lucro? – Um produto ou serviço digital que não seja inovador pode, em muitos casos, gerar uma receita significativa. Mas se for exclusivo não tem um impacto positivo significativo no resultado final. Nesse caso, é difícil considerá-lo inovador no contexto da empresa.   
  • Tem um impacto notável em seu setor? – Se a entrega do produto ou serviço digital permite que a empresa tenha vantagens competitivas e passe a adquirir clientes da concorrência, pode ser considerado inovador. Assim como se o setor está sendo redefinido por esse produto ou serviço digital.

Nova call to action

Evidentemente, as perguntas acima podem ajudar a descrever o que é ou não é inovação digital, mas, para as empresas, o mais importante é conhecer e colocar em prática as iniciativas inovadoras que funcionem na organização para alcançar os resultados que impactam positivamente os negócios. 

Saiba mais: Como a IoT impulsiona a transformação digital?

Como tornar-se uma empresa orientada à inovação digital

Geralmente, os nativos digitais abordam a inovação digital de forma diferente das empresas que implementaram o digital. Por isso, os impactos nos negócios podem ser muito diferentes. 

De acordo com a pesquisa da IDC, sobre o Futuro da inovação digital, há uma disparidade considerável em termos de práticas de inovação digital empregadas por empresas que não nasceram digitais. Quase 41% dessas empresas disseram que não implementaram nenhuma das iniciativas ou programas de inovação, em comparação com 1% de suas contrapartes nativas digitais.

Além de empregar as práticas de inovação digital, de maneira adequada, para que os impactos gerados nos negócios sejam os esperados, as empresas devem fornecer produtos e serviços digitais inovadores de maneira intencional. Além disso, procurar mecanismos que permitirão a inovação digital. 

Sobre o futuro da inovação digital, a pesquisa da IDC inclui entre os elementos fundamentais:

Plano

O desenvolvimento de software deve ser totalmente integrado e conduzido por planos de negócios da organização, que, por sua vez, precisam abordar recursos, fornecimento, arquitetura e opções de implantação, distribuição, licenciamento e preços, governança e conformidade.

Fonte

As organizações reduzirão o tempo de desenvolvimento e criarão maior escalabilidade procurando e usando código de origem externa ou componentes pré-montados, como o desenvolvimento low-code.

Desenvolvimento

As organizações usarão métodos ágeis e opções de implantação mais automatizadas e de alta velocidade à medida que avançam para ciclos de hipervelocidade de implantação para produção. Os aplicativos serão desenvolvidos em arquiteturas mais modulares, na forma de microsserviços.

Distribuição

As empresas escalarão a distribuição de suas inovações digitais por meio da entrega direta de serviços e experiências de suas próprias ofertas e entrega indireta nas cadeias de suprimentos digitais de outros por meio de ecossistemas de desenvolvedores terceirizados baseados em API abertos.

Leia também:  7 passos para ter uma empresa orientada a dados

4 melhores práticas empresariais para alcançar a inovação digital

À medida que as organizações percebem que a inovação digital aplicada a produtos e serviços têm um papel fundamental no aumento de receita, desbloqueando novas oportunidades e facilitando a entrada em novos mercados, os investimentos em tecnologias emergentes começaram a subir e algumas práticas em comum vão se desenhando.

Entre as 4 melhores práticas de empresas bem-sucedidas no alcance de resultados podemos destacar:

1. Prepare o ambiente corporativo para a inovação

Identifique camadas de fundações tecnológicas que valem a pena investir para liberar equipes para focar em inovação. Depois, construa fortes relações com fornecedores para influenciar seus roteiros de desenvolvimento de produtos. Por fim, não tenha medo de  mudar se uma tecnologia fundamental não estiver atendendo às necessidades da equipe.

2. Crie uma oferta comercial para o mercado

Antes de mais nada, dê uma olhada de perto no software a ser construído e considere como torná-lo acessível ao mercado para impulsionar novas oportunidades de negócios. Considere diferentes abordagens para torná-lo acessível, bem como os benefícios potenciais para cada uma das abordagens. 

3. Impulsione a cultura e o pensamento inovador

Adote algumas táticas que foram bem sucedidas em outras empresas, como hackathons, e a alocação de profissionais para oferecer tempo livre para outros profissionais trabalharem em novos projetos. Criar uma cultura de inovação requer apoio de C-levels, por isso, a influência de líderes seniores sobre a importância da inovação digital é importante.

4. Estabeleça processos e objetivos claros

Certifique-se de trabalhar com as partes interessadas em todo o negócio no início do processo, uma vez que membros de uma variedade de equipes como finanças, jurídico e marketing podem contribuir trazendo ideias inovadoras para o mercado. No entanto, não esqueça de formalizar um processo multifuncional para rastreamento e emissão de relatórios, incluindo o desenvolvimento de KPIs e métricas apropriadas.  Isso  deve ajudar a manter os projetos dentro do escopo e dentro do cronograma.

De toda forma, essas são algumas práticas semelhantes em empresas bem-sucedidas em inovação digital, mas nem todas funcionam da mesma maneira para as organizações. Os executivos e líderes devem encontrar as que mais se adequam aos seus negócios. 

Entretanto, um fato é certo: não fazer nada diferente do que se vem fazendo não produzirá inovação.

Veja: 4 competências tecnológicas estratégicas para líderes de TI

Inovar é preciso!

Como vimos, muitas organizações no Brasil ainda estão em processo de transformação digital, buscando acompanhar as novas tecnologias para inovar nos negócios e conseguir usufruir de todos os benefícios que sua adoção implica. Afinal, empresas que não estiverem prontas para inovar, certamente perderão o potencial de evoluir nos negócios.

Entretanto, por ser algo muito novo e um campo desconhecido para a maioria das empresas, essa busca leva a uma lacuna cada vez maior de um conjunto de habilidades e necessidades que só pode ser superada de forma eficiente por empresas que atuam como parceiras de tecnologia.

Para as organizações que precisam de apoio e suporte nessa jornada, parceiros digitais, que são especialistas no domínio de tecnologias e podem auxiliar na integração de soluções digitais mais adequadas e eficazes para a organização, são essenciais neste processo. 

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