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Veja 13 maneiras de aplicar Inteligência Artificial na logística

Uma vez que o progresso tecnológico na área de IA está se desenvolvendo a um ritmo elevado, acreditamos que temos a obrigação de explorar, junto com nossos clientes e funcionários, como a inteligência artificial moldará o futuro do setor de logística.

A citação acima é de Matthias Heutger, vice-presidente sênior da Divisão de Inovação e Soluções para Clientes da DHL, empresa líder mundial de logística. Em conjunto com a IBM, ela avaliou o potencial da Inteligência Artificial (IA) em logística e em um relatório demonstrou a melhor forma de aplicá-la para transformar o setor, criando uma nova classe de logística inteligente e paradigmas operacionais.

No relatório, a DHL e a IBM concluem que a inteligência artificial se tornará tão onipresente no setor industrial quanto já é no mundo do consumidor. E revelam que a IA transformará o setor de logística em um ramo proativo, previsível, automatizado e personalizado.

Para mostrar a você quais os impactos positivos e aplicações da Inteligência Artificial em transporte e logística, relacionamos, abaixo, 13 mudanças que chegam com a IA que estão revolucionando o mercado de logística e transporte.

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13 aplicações da Inteligência Artificial na logística

1. Mais eficiência na demanda preditiva

A previsão de demanda é um fator de extrema relevância para a logística, devido à necessidade que empresas desse setor têm de estimar demandas atreladas a produtos, quantidades e localidades. Com a Inteligência Artificial é possível coletar e fazer o cruzamento extensivo de dados, de modo a tornar as previsões mais precisas e, a partir disso, programar melhor a frota ou serviços de transportes.

2. Diminuição de falhas nas operações

Com a capacidade de analisar dados de forma minuciosa e em menor tempo do que o ser humano, as ferramentas que contam com o amparo da Inteligência Artificial, como os softwares de gestão de dados, têm a possibilidade de trabalhar com um volume grande de informações, com baixas chances de erros nos cálculos e na execução das tarefas.

3. Otimização logística com análise de big data

Soluções de Inteligência Artificial aliadas aos dados armazenados pelo Big Data têm auxiliado bastante as empresas de logística, principalmente quanto à cadeia de suprimentos, que inclui valores de mercadoria, fretes, fornecedores, estoque e outras variáveis internas e externas.

4. Aumento significativo da produtividade

Devido à automatização das tarefas, os erros são identificados mais facilmente e novas ações podem ser traçadas de forma mais ágil para solucionar o problema. Além disso, a base de dados formada com auxílio da Inteligência Artificial é mais eficiente para o planejamento e a tomada de decisão no dia a dia da empresa.

5. Visão computacional de sistemas artificiais

Esse tipo de tecnologia é capaz de identificar padrões, contar e fazer a classificação de itens, verificar o posicionamento das peças e identificar a presença ou ausência de um produto em determinado ambiente, sendo útil na gestão de estoque para conferência de matérias-primas ou produtos a serem despachados.

6. Melhora na padronização dos processos

Por causa da capacidade de ler e interpretar dados e de chegar à conclusão de qual processo é mais adequado para determinada situação, a Inteligência Artificial contribui para uma produção e operação escaláveis e padronizadas, em conformidade às metas definidas. Além disso, as novas tecnologias também oferecem a vantagem do acesso remoto, fazendo o gestor ter total controle das operações mesmo fora da empresa.

Entenda: Como a Portonave aprimorou processos de logística com as soluções da Supero Tecnologia

7. Redução considerável de gastos

Um dos maiores benefícios da Inteligência Artificial para o setor de transporte e logística é a produção cada vez maior com o mínimo de recursos possível. Há otimização de gastos no planejamento das rotas, no preparo das mercadorias para envio, em uma melhor alocação de cargas no armazém e na distribuição dos produtos dentro dos prazos acordados.

8. Agilidade na fiscalização em aduanas e postos fiscais

O crescente emprego da Inteligência Artificial nos sistemas utilizados nos processos de fiscalização aduaneira e tributária vem oferecendo maior velocidade e precisão nesses trâmites, trazendo benefícios para as empresas que operam nesse ramo no Brasil.

9. Melhora nos processos de armazenagem

Outra vantagem da IA que afeta diretamente o segmento de logística diz respeito aos processos de armazenamento, estocagem e inventário. Isso porque os softwares inteligentes são capazes de personalizar as atividades de acordo com as necessidades do negócio e especificidades da operação de cada cliente.

10. Utilização de robótica nas operações

Os robôs já participam da cadeia de suprimentos de muitas empresas do setor de transporte e logística, especialmente, na automação de armazéns. Esse tipo de solução aliada à Inteligência Artificial conta com algoritmos que fazem essas máquinas terem a capacidade de reconhecer pacotes, mercadorias e materiais.

Veja: Compliance em transporte e logística: entenda como gerar valor

11. Aumento da satisfação dos clientes

A incorporação de ferramentas de Inteligência Artificial no setor logístico aumenta o potencial de prestação de um serviço de excelência, e isso reflete diretamente no nível de satisfação do cliente. Quando a empresa oferece prazos de entregas menores, preços atrativos e rastreamento de pedidos, além da entrega do produto em condições perfeitas, a fidelização e o engajamento do público são fortalecidos.

Saiba: Como usar IA no relacionamento com clientes?

12. Logística reversa

Para elevar ainda mais o patamar diante dos clientes, muitas empresas do setor logístico e de transporte vêm adotando a logística reversa como uma boa prática.

Quando uma empresa promove o retorno de produtos aos fabricantes e faz a destinação correta dos resíduos, a tendência é que ela seja melhor vista.

Afinal, passamos a dar mais valor a uma organização que está alinhada com a preservação do meio ambiente e com o cumprimento da Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

De acordo com a Associação Brasileira de Logística (Abralog), o que define o conceito de logística reversa no Brasil são os processos de planejamento, implementação, controle de fluxo e armazenagem de matérias-primas, estoque em processo, produto acabado e informações relacionadas – desde o consumo até o ponto de origem.

No entanto, fazer com que um produto retorne às origens é uma tarefa mais difícil do que imaginamos. Não é por acaso que a tendência da logística reversa aponta para investimentos cada vez maiores em tecnologia que melhoram o controle de estoque e agilizam o retorno de produtos.

Outro ponto importante nessa área, que também deve contar com o avanço da inteligência artificial, é a geração de rotas inteligentes, por meio de metodologias aplicadas, que encurtam distâncias e promovem mais segurança para os objetos transportados.

Confira: Como aliar logística e sustentabilidade a partir de soluções Cloud

13. Inovação no transporte aéreo

Entre os transportes, o aéreo é o que mais avança tecnologicamente, segundo a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), que criou o relatório Vision 2050, com as principais inovações que serão tendências no setor.

Segundo os dados levantados, a forma de gerar energia para os aviões mudará nos próximos anos. Os combustíveis fósseis serão menos utilizados, dando espaço para o biocombustível e até energia solar.

Já o número de aviões no céu deve aumentar com o passar dos anos e com isso o que se espera é um tráfego crescente.

Em sinergia a essa nova realidade, as empresas de transporte aéreo planejam criar uma rede de informação via satélite para aumentar a flexibilidade e facilitar o controle das aeronaves.

Saiba mais: Outsourcing de TI no setor de logística: a nova estratégia dos CIOs

IA na logística: uma tecnologia, muitas aplicações

Como vimos, possibilidades em inteligência artificial para organizações que desejam dar a largada em sua transformação em logística digital não faltam. Mas a aplicação dessa tecnologia não se dará sozinha.

Leia mais: Logística pós pandemia: tendências em gestão da cadeia de suprimentos

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