Entenda como essas tecnologias promovem análise de dados eficiente e tomadas de decisão automatizadas para uma logística inteligente
A competitividade força as empresas a buscarem alternativas inovadoras para se diferenciarem. No setor logístico, particularmente, ela tem levado a busca de uma logística inteligente, turbinada com tecnologias como IoT, big data e IA.
Aliás, só assim para atender os desafios do segmento, que de acordo com o estudo Next-Generation Wireless in Logistics, da DHL, são:
- Alcançar uma verdadeira visibilidade de ponta a ponta;
- A falta de uma única plataforma centralizada para impulsionar as iniciativas de IoT;
- Coleta fragmentada de dados de cadeias de suprimentos inerentemente heterogêneas.
Frente a esses obstáculos, o uso de Big data, Inteligência Artificial (IA) e Internet of Things (IoT) tem levado ao setor logístico mais agilidade, rastreabilidade, visão ampla dos processos, flexibilidade e redução de custos nas cadeias de suprimentos.
Suas aplicações permitem obter dados de qualidade para tomadas de decisão assertivas, visão computacional, acompanhar a produtividade de máquinas, receber análises preditivas internas e externas, rastrear veículos de entrega, entre outros – integrando parceiros, fornecedores e clientes.
Neste artigo, vamos explorar como o setor logístico poderá automatizar seus processos recorrendo às tecnologias da hiperconectividade, entender os principais gargalos e possíveis soluções por meio da tecnologia, e finalmente, como é possível reduzir custos com seus usos.
Integração na Logística Inteligente com hiperconectividade
A IoT, o big data e a IA formam um combo de tecnologias que permite a integração da captação de dados, análise e tomada de decisão em tempo real.
Assim, os gestores de supply chain poderão acompanhar instantaneamente as transações e operações recorrentes das tomadas de decisões da IA, que são baseadas em dados integrados com todo o ecossistema criado pelas tecnologias – sistema interno, clientes e fornecedores.
Por meio de dispositivos, dados e sensores inteligentes, o sistema saberá calcular a quantidade exata de produtos necessários para cada cliente, por exemplo, uma vez que os sistemas de fornecimento e estoque estarão conectados e alinhados com o nível de estoque interno e externo. Isso eliminará a necessidade de manter estoques de segurança e os temidos chicotes de demanda.
Sabemos que existem outras situações que acarretam imprevistos e obstáculos no setor logístico, como o transporte de cargas, bem como a estruturação da troca de informações entre departamentos. A seguir, entenda como o combo tecnológico pode amenizar alguns inconvenientes comuns e oferecer melhor visibilidade de negócio.
Gargalos e visibilidade de ponta a ponta
O gerenciamento da cadeia de suprimentos é complexo porque envolve muitas relações: desde o monitoramento do fluxo de aquisição de matérias-primas até a distribuição do produto final aos clientes.
Logo, tem potencial elevado de apresentar gargalos. Mapear e identificar esses gargalos pode ser muito difícil por meio de telefonemas e e-mails, e requer monitoramento de ponta a ponta para solucioná-los.
Transporte de cargas: trânsito, baixa infraestrutura das rodovias, fiscalização, condições climáticas e acidentes são problemas comuns em transporte. A aplicação de IA, IoT e Big Data otimizam essa etapa por meio de soluções como captação de informações em tempo real sobre as condições das estradas e o clima, bem como o cálculo da melhor rota. Além disso, ajudam a manter documentação atualizada e digital para agilizar o processo de fiscalização.
Controle de estoque: chicotes de demanda, estoque de segurança, falha de comunicação entre os departamentos envolvidos e perda de mercadoria podem ser minimizados por meio de análises preditivas e até mesmo de soluções como o acionamento automático de pedidos recorrentes de clientes.
Visibilidade ampla do negócio: existência de silos entre pessoas, tecnologias e processos causam uma visão deturpada das necessidades de demandas e prejudicam a resposta rápida a riscos. Com big data e IoT, informações são captadas e analisadas em tempo real, oferecendo um diagnóstico dos processos integrados aos outros setores envolvidos nas operações.
Menos falhas humanas e mais produtividade
A IA vem para diminuir falhas humanas em operações repetitivas e rotineiras. Com isso, os gerentes poderão focar suas especialidades nas atividades estratégicas e não na remediação de falhas e retrabalhos, otimizando tempo e ganhando mais eficiência.
Ou seja, a IA oferece uma produção e operação escalável e padronizada. De acordo com os objetivos e metas definidos pelo gestor, ela interpretará dados e conseguirá encontrar autonomamente quais são os processos mais adequados para alcançar esses objetivos.
Além de funcionarem 24X7, as análises podem ser acompanhadas remotamente.
Com o gestor focado nas estratégias mercadológicas e tendo ampla visibilidade do fluxo, ele pode tornar sua operação mais data-driven.
Por exemplo, no processo de decisão de qual veículo e motorista atenderá uma demanda, é necessário pensar em pontos importantes: quais veículos possuem capacidade de peso e volume adequados, qual está mais próximo ao local de coleta, quais motoristas possuem os requisitos necessários e disponibilidade, entre outros.
Com IA, essa tomada de decisão pode ser realizada mais rapidamente baseada nas informações disponíveis no sistema comparada à maneira tradicional.
A máquina não cansa e pode trabalhar em dados ininterruptamente, sem sofrer desgaste. Assim, menos falhas ocorrem nos processos rotineiros e repetitivos.
Isso mostra o lado dos ganhos financeiros que a tecnologia pode proporcionar ao setor logístico, já que retrabalhos e ações reparativas geram mais custos.
Redução de custos por meio da IoT, big data e IA
Indo direto ao ponto, a IA minimiza custos operacionais ao passo que trabalha no centro das decisões do setor logístico. No processo do transporte pode-se traçar rapidamente as melhores rotas para os veículos, diminuindo o consumo de combustível. Atividades internas repetitivas são automatizadas, diminuindo retrabalhos e otimizando o tempo da equipe.
Sensores instalados em maquinários e equipamentos promovem análises preditivas, reduzindo custos dos processos de reparação.
O setor de estocagem pode ser monitorado e controlado de acordo com as quantidades exatas demandadas pelos clientes, evitando desperdícios e tornando a cadeia produtiva mais enxuta.
Logicamente, a implantação das tecnologias na logística industrial enfrenta alguns desafios para tornar-se parte natural das empresas.
Gerentes e CIOs necessitam olhar para suas necessidades e encontrar as melhores práticas para começarem a inserir tecnologias disruptivas em suas equipes. É preciso planejamento, equipe de suporte especializada e tempo de adaptação.
Desafios para implementação de IA, big data e IoT na Indústria
Grande parte das empresas encontram dificuldades para implementar novas tecnologias. E os principais desafios levantados são:
1. Falta de conhecimento: As indústrias brasileiras ainda esbarram na falta de familiaridade com as inovações tecnológicas da Indústria 4.0. A falta de cultura digital e incentivo à modernização por parte das empresas atrasam seus avanços e perdem competitividade.
2. Alto custo de implementação: uma das principais queixas da indústria é a falta de disponibilidade de linhas de investimento específicas para implementação tecnológica por parte das instituições financeiras e órgãos públicos.
3. Profissionais qualificados: o aumento de dados e conectividade trazidos pela IoT, big data e IA exigem conhecimento aprofundado em data science, para levar a novas aplicações. A cultura digital ainda não atingiu elevados níveis dentro das organizações, demandando ações para captar profissionais.
Uma das soluções para enfrentar estes desafios é encontrar empresas especializadas para auxiliarem os gerentes e CIOs a disseminarem o conhecimento tecnológico dentro dos seus times. Saiba como a Supero faz esse trabalho.
Conte com a Supero para transpor os desafios da indústria
A transformação digital na logística está levando o segmento a processos mais ágeis e eficientes. Logo, o cenário próximo é de elevada competitividade – o que torna a aplicação de tecnologias uma necessidade de sobrevivência, e não mais uma opção.
Os gestores e líderes que acompanharem os desdobramentos digitais e começarem o quanto antes a incorporar essas tecnologias e conceitos do setor de logística inteligente, com certeza, ganharão mais valor.
A Supero é especialista em soluções de TI e conta com serviços personalizados para a sua empresa, como a implantação de soluções em infraestrutura e engenharia de dados, que podem auxiliar o setor de logística em uma jornada junto à tecnologia. Veja como podemos ajudar você.