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Saiba como escolher novas tecnologias para a sua organização a fim de que elas atendam as necessidades do seu negócio

Muitas organizações, devido à aceleração da transformação digital impulsionada pela pandemia, vêm investindo em novas tecnologias com o objetivo de se manterem competitivas no mercado, aumentar sua produtividade e reduzir custos.

É o que mostram pesquisas como a do Gartner, em que 82% CFOs entrevistados planejam aumentar os investimentos em tecnologias digitais. 

No entanto, com tantas opções disponíveis no mercado, é comum vermos empresas adotando novas tecnologias baseadas apenas em seu valor tecnológico, modismo e tendências de mercado, sem uma análise mais apurada de como elas devem impactar os negócios e equipes no curto, médio e longo prazos. 

Segundo Alejandra Lozada, analista diretora sênior da prática de finanças do Gartner, “os CFOs veem a tecnologia como um diferencial competitivo que pode ampliar a diferença em desempenho entre seus negócios e os de seus concorrentes”, entretanto não estão certos sobre como as tecnologias devem impactar seus negócios. E, para ela, isso pode ser um desafio. 

“Os CFOs precisam de uma visão e linguagem de digitalização claras para concentrar suas equipes nos principais investimentos e iniciativas necessárias para acelerar a transformação. Essa clareza é fundamental para fazer investimentos coerentes em tecnologia que aprimorem uns aos outros”.

Por isso, ter critérios bem definidos para fazer a escolha certa na hora de escolher novas tecnologias, que devem estar alinhadas aos objetivos e ao propósito da organização, faz toda a diferença. E evita problemas para a empresa que vão desde dívida técnica até conflitos no fluxo de trabalho da equipe.

São os critérios que evitam esses desgastes que veremos neste post. Confira a seguir 12 dicas para evitar que as novas tecnologias, ao invés de solução, se tornem um problema para a organização.

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12 maneiras de evitar que novas tecnologias se tornem novos problemas

Ao planejar adquirir novas tecnologias para aumentar a eficiência do seu negócio, o primeiro passo é se certificar que sua infraestrutura de TI vai suportar a nova aquisição. 

Depois, outros critérios devem ser analisados. Por isso, para auxiliar você nesse processo,  12 pontos devem ser considerados antes da adoção de novas tecnologias.

1. Buscar as motivações para adoção 

Reflita sobre a finalidade da nova tecnologia. Afinal, ela vai resolver o que na organização? A tecnologia está sendo adquirida porque é uma oportunidade para ajustar processos existentes? Vai reduzir erros nos fluxos de trabalho ou melhorar a experiência do cliente? Defina o que a organização precisa e pesquise entre as melhores opções a que melhor atenda às suas necessidades. Esteja ciente das tendências da indústria, mas não siga modismos para tomar a sua decisão.

2. Decidir se vai criar ou comprar 

Em alguns casos pode ser interessante desenvolver certas tecnologias internamente, principalmente quando as que são oferecidas no mercado não atendem às suas demandas. O custo-benefício de criar ou comprar também deve ser levado em consideração. Dependendo da complexidade de uso, pode ser mais barato criar uma solução com a equipe interna. No entanto, se os profissionais da sua equipe de TI já estão sobrecarregados, talvez a melhor alternativa seja mesmo comprar.

Leia também: Software de prateleira ou personalizado qual é o ideal?

3. Verificar outros fornecedores 

Muitas vezes o líder de TI já está certo em desenvolver internamente e nem considera outras opções. No entanto, contar com um fornecedor especializado pode ser uma boa saída, principalmente se for um parceiro que não quer apenas vender a solução, mas sim aconselhá-lo sobre as melhores tecnologias para o seu caso, a fim de ajudar você no processo de decisão. Escolha fornecedores em quem você possa confiar e dê preferências àqueles que entendam a dinâmica do seu negócio.

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4. Envolver o usuário

Se possível, envolva a equipe que vai usar a nova tecnologia a ser adquirida pela empresa no processo de escolha. Geralmente os usuários trazem várias ponderações que devem ser consideradas com atenção, afinal eles serão os mais afetados com a nova aquisição. Pergunte a eles quais são as suas expectativas e deixe-os apresentarem suas ideias e feedbacks a respeito das opções.

5. Considerar as tecnologias já existentes

Ao adotar uma nova tecnologia, é necessário considerar as que já são utilizadas na organização, para que não haja conflitos entre elas, a fim de que você consiga extrair de cada uma delas todos os benefícios que são possíveis. 

6. Verificar necessidades de integração

Certifique-se de que as novas tecnologias a serem adotadas podem se integrar com as tecnologias existentes e futuras. Caso isso não seja possível, você precisará verificar as necessidades de integração para o bom funcionamento das operações.

7. Observar questões de arquitetura no longo prazo

Você deve considerar se a nova tecnologia é escalável e pode acomodar seus requisitos de negócios futuros. 

8. Determinar necessidades de segurança e compliance

A segurança do software deve ser uma consideração para todos os negócios que envolvem novas tecnologias. Afinal, nenhuma organização está livre de ciberataques, portanto é fundamental estabelecer normas de segurança e compliance. 

9. Fazer prova de conceito

Ao fazer uma prova de conceito (PoC) é possível identificar erros que aquela tecnologia pode apresentar ao ser implantada. Além disso, a PoC gera dados que podem embasar a tomada de decisão, evitando uma aquisição equivocada. 

10. Considerar custos com licença e implementação

Fazer uma pesquisa para verificar quanto vai custar, mensal ou anualmente, manter a licença da nova tecnologia é um ponto a ser considerado. Assim como a verificação e avaliação dos custos para implementar e configurar essa tecnologia.

11. Pesquisar o ecossistema da nova tecnologia

Verificar o quão forte e conectada à comunidade de TI é determinada tecnologia é fundamental para poder mensurar sua capilaridade entre profissionais e parceiros, no caso de precisar aumentar a equipe ou necessitar de suporte técnico.

12. Verificar a usabilidade e inovação 

Avaliar o quão intuitiva é a nova tecnologia pode ser bem revelador para a aceitação dela entre os profissionais que irão utilizá-la. Além disso, verificar o quão inovadora é a nova tecnologia que antecipa o que será oferecido no futuro?

Além de todas essas considerações, antes de adquirir uma nova tecnologia, você deve lembrar de reservar um tempo da sua equipe para treinamento. Geralmente, novas tecnologias exigem expertises específicas que o seu time deve aprender para operar. 

Saiba mais: Tecnologias de automação: quais as maiores tendências?

Escolha a tecnologia certa para o seu negócio

Como vimos, investir em novas tecnologias pode trazer inúmeros benefícios para as organizações, entretanto, a escolha daquela que mais se adequa às suas necessidades é fundamental para evitar problemas com a aquisição e fazer com que a solução se torne um pesadelo para os seus negócios.

Adotar critérios para fazer uma escolha inteligente é a maneira mais eficaz de evitar equívocos e tomar a decisão mais acertada.

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