Saiba como funciona a intelligent automation e que vantagens a tecnologia traz para as empresas que a implementam
É fato que as tecnologias de automação, como a intelligent automation, se desenvolveram em um ritmo acelerado nos últimos anos.
Diante disso, gestores de TI de organizações de diferentes segmentos, estão se preparando para criar novos processos.
Abrangendo toda a jornada de automação, desde a descoberta de falhas até a sua otimização, a intelligent automation torna-se uma importante ferramenta de gestão, uma vez que se aplica a qualquer processo de negócio, combinado-se a humanos.
Por meio do equilíbrio entre tarefas humanas e tarefas digitais, os líderes alcançam uma força de trabalho vigorosa e comprometida com resultados.
Mas, como funciona de fato a intelligent automation e qual o impacto dessa tecnologia para as empresas?
Neste post, vamos abordar o que é e como funciona a intelligent automation, quais os principais benefícios dessa tecnologia e como utilizá-la como estratégia de negócio.
O que é e como funciona a intelligent automation
Em termos gerais, pode-se dizer que a intelligent automation é uma combinação das tecnologias de Automação Robótica de Processos (RPA) e Inteligência Artificial (IA), que juntas capacitam a automação de processos de ponta a ponta, acelerando a transformação digital nos negócios.
Ao contrário da automação tradicional, que conta com dados estruturados e com instruções predefinidas, a intelligent automation realiza o ciclo de automação, em basicamente 3 etapas:
1. Descoberta
Acontece quando as ferramentas de inteligência artificial observam as atividades de trabalho, identificam as falhas e remontam, automaticamente, fluxos ideais, para então sugerir um caminho de automação.
2. Automação
A automação inteligente aplica a IA para acessar informações não estruturadas, que hoje representam quase a totalidade dos dados empresariais, incluindo conversas humanas por chat, áudio e vídeo, por exemplo.
3. Análise
A análise da informação conta com a inteligência artificial para identificar padrões no processamento de dados e prever ganhos de produtividade futuros, tendo como resultado o ajuste de qualquer processo de negócios.
Leia também: Automatização das rotinas do setor financeiro: projetos eficientes com terceirização
Principais benefícios da intelligent automation
A combinação AI + RPA, que resulta na intelligent automation, tornou a automação de tarefas empresariais complexas algo viável, que proporciona mais eficiência às equipes.
Entre os principais benefícios da automação inteligente, destacam-se:
Automatização de qualquer processo de negócios
Todo processo de negócio apto para automação pode operar com automação inteligente. Com a redução da interação humana, a velocidade de processamento fica maior.
Redução de obstáculos e falhas operacionais
A intelligent automation foi criada para processos e dados não estruturados e inconsistentes. Assim, pode navegar em sistemas legados, enfrentar outras barreiras funcionais e ainda conectar operações de front e back-office.
Organização e processamento de dados complexos
A automação inteligente visa configurar processos para serem executados com êxito, independente do tamanho e da complexidade dos dados. Afinal, as ferramentas capturam, armazenam, manipulam e recuperam registros de fontes não estruturadas.
Eliminação de eventuais erros e exceções
A intelligent automation melhora a eficiência e a precisão dos procedimentos, uma vez que utiliza máquinas inteligentes para tarefas complexas. Com o passar do tempo, os bots continuam operando para diminuir as exceções, aprendendo e melhorando o processo.
Fortalecimento da segurança cibernética
A automação inteligente é implementada, principalmente, para analisar redes e estruturas de dados. Além disso, serve para avaliar ameaças e solucionar brechas em potencial na segurança.
Garantia de conformidade às normas técnicas
A automação inteligente possibilita a adoção de requisitos legais, status regulatórios, padrões da indústria e práticas recomendadas por órgãos governamentais.
Empregabilidade inteligente dos profissionais
Com a inclusão das maquinas inteligentes, lidando com tarefas mais complexas e concluindo processos em todas as etapas da operação, os profissionais ficam mais livres para focar em atividades que usam suas habilidades humanas individuais.
Melhoria da experiência e da satisfação do cliente
A intelligent automation tende a melhorar a experiência e a satisfação do cliente, fornecendo tempos de resposta mais rápidos, uma maior precisão na operação e resultados mais consistentes, uma vez que permite a personalização dos serviços.
Saiba mais: Qualidade de dados em projetos em IA
A intelligent automation como estratégia de negócio
Com a crise sanitária causada pelo novo coronavírus seguindo ativa, a intelligent automation ganhou ainda mais força.
Isso porque a adoção do uso inteligente de dados evidenciou falhas óbvias na operação e fez muitas empresas repensarem seus modelos de negócio.
Dessa forma, a pandemia acelerou a automação de processos, especialmente de empresas que ainda dependiam do trabalho manual e das interações humanas para manter a produção ativa.
Para muitas empresas, a intelligent automation foi uma facilitadora da transformação digital, que mudou exponencialmente a estratégia de inovação nos negócios.
Inclusive, a hiperautomação, que consiste em identificar, analisar e automatizar processos de TI está entre as 9 principais tendências de tecnologia estratégica do Gartner para 2021.
De acordo com a consultoria, “organizações que não focarem em eficiência, eficácia e agilidade nos negócios ficarão para trás”.
Entretanto, para que essa estratégia seja efetiva, tecnologias de automação devem ser planejadas e alinhadas a outras iniciativas da empresa.
Confira ainda: Quais as hard skills mais procuradas pelos CIOs
Intelligent automation: aposte nesta tecnologia
O primeiro passo para um gestor implantar a intelligent automation nas suas operações é criar uma cultura de conscientização organizacional.
O próximo passo é entender em qual nível de automação a empresa se encontra.
Em uma escala de maturidade, no geral, as organizações estão em um dos seguintes estágios:
- Inicial – Há pouca automação, com esforços individuais.
- Repetitivo – Com automação em alguns processos.
- Definido – Automação está presente, com processos definidos.
- Gerenciado – Automação está alinhada com os objetivos estratégicos.
- Otimizado – Automação tem como foco a melhoria contínua.
No entanto, para detectar em qual estágio o negócio se encontra, o gestor precisa ter conhecimento profundo dos processos corporativos e saber priorizar uma gestão baseada em dados.
Se esse ainda não é o seu caso, o indicado é contar com profissionais especializados, que reúnam o conhecimento necessário para, junto com você, criar soluções de TI inteligentes e personalizadas para o seu negócio.
Conte com um parceiro na sua jornada de automação
Muitas vezes, a contratação de uma empresa parceira especialista para o desenvolvimento de um projeto de intelligent automation é a melhor forma de garantir qualidade e eficiência em todas as etapas da implantação dessa tecnologia.
Entretanto, ao analisar potenciais parceiros, avalie a capacidade de execução dos projetos, desde o atendimento até as entregas, assim como a garantia de poder contar com uma equipe qualificada para cada fase da operação.
Com 18 anos no mercado, a Supero Tecnologia conecta profissionais de TI à sua organização ou executa projetos de ponta a ponta em sua fábrica de softwares.
Agende uma conversa com um de nossos consultores e ganhe mais eficiência em seus processos.