Blog

Saiba como funciona a intelligent automation e que vantagens a tecnologia traz para as empresas que a implementam

É fato que as tecnologias de automação, como a intelligent automation, se desenvolveram em um ritmo acelerado nos últimos anos. 

Diante disso, gestores de TI de organizações de diferentes segmentos, estão se preparando para criar novos processos.

Abrangendo toda a jornada de automação, desde a descoberta de falhas até a sua otimização, a intelligent automation torna-se uma importante ferramenta de gestão, uma vez que se aplica a qualquer processo de negócio, combinado-se a humanos.  

Por meio do equilíbrio entre tarefas humanas e tarefas digitais, os líderes alcançam uma força de trabalho vigorosa e comprometida com resultados.

Mas, como funciona de fato a intelligent automation e qual o impacto dessa tecnologia para as empresas?

Neste post, vamos abordar o que é e como funciona a intelligent automation, quais os principais benefícios dessa tecnologia e como utilizá-la como estratégia de negócio.

webinar data science do zero

O que é e como funciona a intelligent automation

Em termos gerais, pode-se dizer que a intelligent automation é uma combinação das tecnologias de Automação Robótica de Processos (RPA) e Inteligência Artificial (IA), que juntas capacitam a automação de processos de ponta a ponta, acelerando a transformação digital nos negócios.

Ao contrário da automação tradicional, que conta com dados estruturados e com instruções predefinidas, a intelligent automation realiza o ciclo de automação, em basicamente 3 etapas:

1. Descoberta

Acontece quando as ferramentas de inteligência artificial observam as atividades de trabalho, identificam as falhas e remontam, automaticamente, fluxos ideais, para então sugerir um caminho de automação.

2. Automação

A automação inteligente aplica a IA para acessar informações não estruturadas, que hoje representam quase a totalidade dos dados empresariais, incluindo conversas humanas por chat, áudio e vídeo, por exemplo.

New call-to-action

3. Análise

A análise da informação conta com a inteligência artificial para identificar padrões no processamento de dados e prever ganhos de produtividade futuros, tendo como resultado o ajuste de qualquer processo de negócios. 

Leia também: Automatização das rotinas do setor financeiro: projetos eficientes com terceirização

Principais benefícios da intelligent automation

A combinação AI + RPA, que resulta na intelligent automation, tornou a automação de tarefas empresariais complexas algo viável, que proporciona mais eficiência às equipes.

Entre os principais benefícios da automação inteligente, destacam-se:

Automatização de qualquer processo de negócios

Todo processo de negócio apto para automação pode operar com automação inteligente. Com a redução da interação humana, a velocidade de processamento fica maior.

Redução de obstáculos e falhas operacionais

A intelligent automation foi criada para processos e dados não estruturados e inconsistentes. Assim, pode navegar em sistemas legados, enfrentar outras barreiras funcionais e ainda conectar operações de front e back-office.

Organização e processamento de dados complexos

A automação inteligente visa configurar processos para serem executados com êxito, independente do tamanho e da complexidade dos dados. Afinal, as ferramentas capturam, armazenam, manipulam e recuperam registros de fontes não estruturadas.

Eliminação de eventuais erros e exceções

A intelligent automation melhora a eficiência e a precisão dos procedimentos, uma vez que utiliza máquinas inteligentes para tarefas complexas. Com o passar do tempo, os bots continuam operando para diminuir as exceções, aprendendo e melhorando o processo.

Fortalecimento da segurança cibernética

A automação inteligente é implementada, principalmente, para analisar redes e estruturas de dados. Além disso, serve para avaliar ameaças e solucionar brechas em potencial na segurança.

Garantia de conformidade às normas técnicas

A automação inteligente possibilita a adoção de requisitos legais, status regulatórios, padrões da indústria e práticas recomendadas por órgãos governamentais.

Empregabilidade inteligente dos profissionais

Com a inclusão das maquinas inteligentes, lidando com tarefas mais complexas e concluindo processos em todas as etapas da operação, os profissionais ficam mais livres para focar em atividades que usam suas habilidades humanas individuais.

Melhoria da experiência e da satisfação do cliente

A intelligent automation tende a melhorar a experiência e a satisfação do cliente, fornecendo tempos de resposta mais rápidos, uma maior precisão na operação e resultados mais consistentes, uma vez que permite a personalização dos serviços.

Saiba mais: Qualidade de dados em projetos em IA

A intelligent automation como estratégia de negócio

Com a crise sanitária causada pelo novo coronavírus seguindo ativa, a intelligent automation ganhou ainda mais força.

Isso porque a adoção do uso inteligente de dados evidenciou falhas óbvias na operação e fez muitas empresas repensarem seus modelos de negócio.

Dessa forma, a pandemia acelerou a automação de processos, especialmente de empresas que ainda dependiam do trabalho manual e das interações humanas para manter a produção ativa.

Para muitas empresas, a intelligent automation foi uma facilitadora da transformação digital, que mudou exponencialmente a estratégia de inovação nos negócios.

Inclusive, a hiperautomação, que consiste em identificar, analisar e automatizar processos de TI está entre as 9 principais tendências de tecnologia estratégica do Gartner para 2021.

De acordo com a consultoria, “organizações que não focarem em eficiência, eficácia e agilidade nos negócios ficarão para trás”. 

Entretanto, para que essa estratégia seja efetiva, tecnologias de automação devem ser planejadas e alinhadas a outras iniciativas da empresa

Confira ainda: Quais as hard skills mais procuradas pelos CIOs 

Intelligent automation: aposte nesta tecnologia

O primeiro passo para um gestor implantar a intelligent automation nas suas operações é criar uma cultura de conscientização organizacional.

O próximo passo é entender em qual nível de automação a empresa se encontra.

Em uma escala de maturidade, no geral, as organizações estão em um dos seguintes estágios:

  • Inicial – Há pouca automação, com esforços individuais. 
  • Repetitivo – Com automação em alguns processos.
  • Definido – Automação está presente, com processos definidos.
  • Gerenciado – Automação está alinhada com os objetivos estratégicos.
  • Otimizado – Automação tem como foco a melhoria contínua.

No entanto, para detectar em qual estágio o negócio se encontra, o gestor precisa ter conhecimento profundo dos processos corporativos e saber priorizar uma gestão baseada em dados

Se esse ainda não é o seu caso, o indicado é contar com profissionais especializados, que reúnam o conhecimento necessário para, junto com você, criar soluções de TI inteligentes e personalizadas para o seu negócio.

Conte com um parceiro na sua jornada de automação

Muitas vezes, a contratação de uma empresa parceira especialista para o desenvolvimento de um projeto de intelligent automation é a melhor forma de garantir qualidade e eficiência em todas as etapas da implantação dessa tecnologia

Entretanto, ao analisar potenciais parceiros, avalie a capacidade de execução dos projetos, desde o atendimento até as entregas, assim como a garantia de poder contar com uma equipe qualificada para cada fase da operação.

Com 18 anos no mercado, a Supero Tecnologia conecta profissionais de TI à sua organização ou executa projetos de ponta a ponta em sua fábrica de softwares.

Agende uma conversa com um de nossos consultores e ganhe mais eficiência em seus processos.

Nova call to action

Procurar

Contato

Sede Florianópolis

Rod. José Carlos Daux, 4190

Sede Blumenau

Rua São Paulo, 3251 – 2º andar

SedeTrento/IT

Via dei Solteri, 38

Posts Relacionados

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Política de privacidade.