Veja como o outsourcing de TI cresceu nos últimos dois anos para atender a necessidade das organizações por serviços de mais qualidade, flexibilidade e inovação
Assim como algumas tendências tecnológicas que foram impulsionadas pela pandemia, o outsourcing de TI se mostrou resiliente nesse período e, ao que tudo indica, será cada vez mais solicitado por organizações que buscam aumentar sua eficiência operacional, principalmente em relação às demandas por produtos e serviços digitais.
De acordo com pesquisa do Gartner, executivos de TI veem a escassez de talentos como a barreira de adoção mais significativa para 75% das tecnologias de automação e quase metade das tecnologias digitais no local de trabalho (41%).
A falta de disponibilidade de profissionais de TI com qualificação adequada para atender a demanda das organizações foi citada com muito mais frequência do que outras barreiras, como custo de implementação (29%) ou risco de segurança (7%).
Para Yinuo Geng, vice-presidente de pesquisa do Gartner:
O impulso contínuo para o trabalho remoto e a aceleração dos planos de contratação em 2021 exacerbou a escassez de talentos de TI, especialmente para habilidades de sourcing que permitem nuvem e borda, automação e entrega contínua.
No entanto, apesar da falta de mão de obra especializada em TI, organizações globais continuam aderindo às novas tecnologias para impulsionar a inovação digital. 58% dos entrevistados relataram um aumento ou um plano para aumentar o investimento em tecnologia emergente em 2021, em comparação com 29% em 2020.
Diante desse cenário, o outsourcing de TI se apresenta como uma alternativa altamente eficaz, auxiliando líderes de TI a preencher a lacuna de talentos no setor e oferecendo mão de obra qualificada, mindset ágil e flexibilidade na operação.
Neste artigo, vamos abordar como o body shop de TI cresceu com a aceleração da transformação digital, impulsionada pela pandemia, porque o outsourcing de TI é a aposta de executivos para atender as necessidades das organizações nesse novo normal e quais as principais tendências em terceirização de TI.
Como o outsourcing de TI cresceu com a transformação digital
Com as mudanças de prioridade das organizações, a partir das novas demandas da sociedade, que se estabeleceram no novo normal, a necessidade de implantar estratégias inteligentes de terceirização de TI ficou ainda mais evidente.
Afinal, à medida que as empresas aceleraram a adoção de novas tecnologias, como inteligência artificial e internet das coisas, para manterem-se competitivas no mercado, profissionais de TI com competências digitais específicas são cada vez mais acionados.
Com expertise e experiência em recrutar e selecionar talentos na área de TI, parceiros de negócios como a Supero auxiliam empresas a encontrar e contratar profissionais com perfis adequados para atender demandas em tecnologia.
Com competências técnicas variadas e habilidades comportamentais valorizadas por empresas que buscam eficiência e inovação, os profissionais de TI que atuam em projetos da Supero são autogerenciáveis e altamente produtivos, com uma cultura data-driven e mentalidade ágil.
Segundo dados de uma pesquisa da BCG, durante a pandemia, muitas empresas recorreram a seus provedores de serviços, a fim de obter suporte para gerenciar as transições digitais forçadas pela crise.
Empresas que estreitaram o relacionamento com seus parceiros terceirizados com objetivo de evitar falhas de serviço avançaram no processo de transformação organizacional. Da mesma forma, empresas cujos prestadores de serviços foram afetados pela crise ficaram mais propensas a desacelerar os projetos de transformação.
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Por que o outsourcing de TI é a aposta de executivos?
A pesquisa da BCG, citada anteriormente, revela que 62% das empresas são muito propensas a continuar com contratos de outsourcing de TI. Além disso, executivos estão procurando prestadores de serviços para assumir mais riscos, principalmente quando se trata de manter a continuidade das operações de negócios.
Sobre desenvolver profissionais internos, muitas empresas disseram estar dispostas, no entanto admitem que atrair talentos em TI é um obstáculo muito difícil. 89% das organizações pesquisadas acreditam que o acesso ao talento digital será um dos maiores desafios que enfrentarão nos próximos dois anos.
Da mesma forma, uma proporção quase igual de empresas prevê uma maior dependência de provedores de serviços de TI no mesmo período. Isso é particularmente verdadeiro para empresas que aceleram ou repensam as agendas de transformação digital.
As empresas geralmente gastam a maior parte de seus orçamentos de terceirização em áreas críticas, onde geralmente falta mão de obra especializada. Muitas das empresas pesquisadas esperam aumentar seus investimentos em centros de entrega com foco em áreas especializadas, como arquitetura e engenharia de software (51%), desenvolvimento de aplicativos (59%), manutenção de aplicativos (55%), testes (53%), design de produto (52%) e processos de negócios (52%).
O levantamento ainda revela que quase metade das empresas pesquisadas pretende no futuro terceirizar mais trabalho do que fazer internamente. Isso indica que os serviços de outsourcing irão ser cada vez mais relevantes para as empresas, principalmente para aquelas que focam em qualidade, flexibilidade e inovação.
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Principais tendências em outsourcing de TI
A Santista prevê que o serviço de outsourcing de TI mostrará uma taxa anual de crescimento de receita de 8,20% em 2022-2027, resultando em um volume geral de mercado de US $587,60 bilhões até 2027.
Estatísticas da Santista mostram também que 50% das empresas irão investir em suas infraestruturas de TI, nos próximos 12 a 18 meses, a fim de permitir que uma parcela maior da força de trabalho híbrida trabalhe remotamente e de muitos locais diferentes de maneira colaborativa, proporcionando mais acesso a profissionais terceirizados.
Além dessa tendência, outras movimentações de empresas, alinhadas à crescente expansão do outsourcing de TI, tendem a prosperar nos próximos anos. Entre as que se destacam, podemos citar:
- Serviços de computação em nuvem: A terceirização na nuvem é essencial para acessar outras tecnologias, como IA, RPA e aprendizado de máquina. Também capacita uma empresa a coletar, armazenar e acessar seus recursos na nuvem.
- Maior foco em segurança cibernética: Profissionais especialistas em segurança cibernética e soluções avançadas irão auxiliar empresas a manterem os invasores longe dos dados internos e das informações privadas.
- Integração da IA nas operações: Empresas de negócios e terceirização usam a IA para a automação de tarefas repetitivas, como cálculos ou resposta a mensagens, ajudando a melhorar o atendimento ao cliente.
- Contratação de talentos por nicho: Ao terceirizar um serviço para um fornecedor qualificado, uma empresa pode acessar instantaneamente a experiência e a expertise que não possui internamente e ainda aprender com essa vivência.
- Ascensão da terceirização nearshore: A terceirização nearshore envolve a contratação de um terceiro de um país vizinho para concluir uma tarefa comercial. No mundo pós-pandemia, as empresas estarão mais nearshoring.
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Outsourcing de TI: um mercado promissor
Ao passo que o movimento people first avança, com as pessoas assumindo o papel cada vez mais de protagonistas, tanto no trabalho quanto como clientes, fornecer uma boa experiência ao usuário, com produtos e serviços que atendam às suas necessidades oportuniza vantagem competitiva às empresas.
Por isso, como vimos, o outsourcing de TI é um serviço que foi impulsionado pela pandemia, com a aceleração da transformação digital e a crescente demanda por profissionais de TI especializados, e, de tendência, passou a ser uma prioridade das organizações que buscam mais eficiência nas suas operações.
Portanto, se você é líder de uma empresa que deseja evoluir nos seus processos de transformação, reduzindo custos e praticando a transparência nos fluxos de trabalho, entre em contato com um de nossos consultores especializados e veja como a Supero pode atender a sua demanda de forma personalizada com serviços de terceirização de TI.