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Diante de desafios, causados pela pandemia, empresas de logística investem no outsourcing de TI para ganhar mais agilidade e eficiência nas operações

A pandemia do novo coronavírus trouxe inúmeros desafios para empresas de diversos setores da economia brasileira, que precisaram adaptar seus modos de trabalho para se adequar à nova realidade. 

No setor de logística, uma das principais dificuldades estava relacionada às entregas de produtos e serviços com rapidez e eficiência, sem colocar em risco a segurança das operações e dos profissionais.

Passado algum tempo, desde o início da crise sanitária, o desafio agora é manter os processos logísticos alinhados às demandas atuais, buscando cada vez mais soluções  e aprimorando a cadeia logística e a equipe.

Diante desse cenário, CIOs de empresas de logística, alinhados à inovação e à transformação digital, estão adotando estratégias que favorecem o crescimento dos negócios e abrem vantagem em relação à concorrência.

A adoção de novas tecnologias para a gestão de supply chain, com foco na satisfação do cliente está transformando dados em informações para oferecer entregas cada vez mais ágeis e personalizadas.

Para Rodolfo Eschenbach, líder da Strategy & Consulting da Accenture para América Latina, o aumento do uso de canais digitais pela pandemia fez muitas empresas acelerarem seus processos de transformação digital, principalmente na área de logística:

Quando um produto chega na hora certa, embalado da forma como o cliente quer, ele fica encantado com a experiência. Por isso, é importante entender a jornada de entrega. As empresas que já vinham se preparando conseguiram andar mais rápido.

Neste artigo, vamos abordar como a interação entre as áreas de tecnologia e logística aceleram os resultados no setor logístico, as vantagens do outsourcing de TI e porque a logística inteligente é a nova tendência de mercado.

Nova call to action

Integração entre TI e logística acelera resultados no setor

Diante do cenário atual, com o aumento das demandas de TI e na busca de assumirem uma posição mais firme em relação às suas expertises, CIOS de empresas de logística buscam novas estratégias para se posicionarem cada vez mais alinhados às áreas de negócio.

Assim, o outsourcing de TI no setor de logística se tornou mais do que um investimento no futuro, mas uma necessidade para os dias de hoje, com o principal objetivo de acelerar o processo de recrutamento e seleção de possíveis novos profissionais para a área e contar com a expertise de profissionais que atuaram em diversos projetos em logística.

De acordo com a pesquisa recente da Accenture, sobre os impactos do coronavírus na cadeia de suprimentos, um ciclo contínuo de mobilização contra riscos, percepção, análises, configuração e operação ajudará as companhias a adaptar o supply chain.

Entretanto, para isso, o levantamento aponta que as empresas deverão alavancar plataformas que comportem análises aplicadas, inteligência artificial e machine learning e ainda assegurar transparência de ponta a ponta.

Leia também: Deep Learning vs. machine learning: você sabe as diferenças?

Nesse sentido, o outsourcing de TI e a adoção de novas tecnologias estão entre as principais ferramentas de gestão para acelerar os resultados.

webinar logística pós pandemia

Logística inteligente é a nova tendência do mercado

Com inteligência de negócios, baseada em análise de dados, principalmente com o uso de internet das coisas, em que caminhões, equipamentos, sensores, câmeras e outros dispositivos trocam informações em tempo real, o setor de logística avança para uma nova era digital.

Dessa forma, ao transformar os dados em inteligência, a partir de ferramentas de data analytics, a empresa de logística garante eficiência da cadeia de suprimentos, reduzindo custos, flexibilizando trajetos, entre outras ações que geram valor ao negócio.

No entanto, implantar novas tecnologias no setor de logística pode impactar diretamente na infraestrutura de TI da empresa. Por isso, a organização deve estar preparada para receber todas essas inovações.

Porém, apesar dos desafios na implantação da logística inteligente na empresa, é seguro afirmar que os benefícios alcançados superam as dificuldades.

Assim, as empresas de logística interessadas em criar uma cultura de inovação precisam estar cientes de todas as vantagens de inovar e, acima de tudo, buscar parceiros confiáveis e com a expertise necessária para juntos seguirem nessa jornada.

Saiba mais: Logística digital: por onde começar?

Vantagens do outsourcing de TI no setor de logística

Com o objetivo principal de auxiliar na competitividade das empresas de logística, o outsourcing de TI oferece suporte nas operações, de modo que isso possa gerar valor aos serviços oferecidos pela organização.

Entre as 5 principais vantagens de implantar a estratégia de outsourcing de TI no setor de logística, estão:

1. Estrutura de TI mais enxuta 

Quanto mais enxuta e sem desperdícios é uma operação, mais eficiente a empresa de logística é e mais lucro ela obterá com seus serviços. Assim também funciona em relação a equipe. Contar com profissionais especializados alocados no setor de TI, atuando junto ao time interno é um reforço em relação a mão de obra, sem precisar se preocupar com recrutamento, seleção e todo o suporte de recursos humanos.

2. Redução de custos 

O outsourcing de TI traz para a empresa de logística uma redução de custos bastante significativa, uma vez que reduz drasticamente seus investimentos em formação de profissionais, e até mesmo em um departamento de recursos humanos especializado em contratar para a TI, assim como investimentos em estratégias de retenção desses profissionais.

3. Maior eficiência nas operações

Um aumento na eficiência nas operações é com certeza uma das principais vantagens do outsourcing de TI no setor de logística, pois, parte da responsabilidade dos resultados desta área fica, contratualmente, com o fornecedor.

4. Mais qualidade nos serviços 

Uma empresa parceira, especializada em soluções de TI, tem expertise e experiência nas  atividades do setor de tecnologia, proporcionando à empresa de logística maior qualidade nos serviços.

5. Maior foco no negócio 

Com as atividades complementares do setor de TI sendo entregues para uma empresa terceirizada, as atividades principais do setor ganham mais atenção da equipe interna, que passa a focar em estratégias e soluções para geração de valor à empresa de logística, para uma melhor tomada de decisão do gestor.

No entanto, se você é CIO de uma empresa de logística, lembre-se: escolha um parceiro de outsourcing de TI que se encaixe às suas necessidades. Se gestão de risco for algo fundamental para sua operação, por exemplo, procure empresas de soluções de TI com expertise nessa área.

Veja: Como aliar logística e sustentabilidade a partir de soluções cloud

Escolha o melhor parceiro em soluções de TI para logística

Agora que você já sabe como o outsourcing de TI no setor de logística pode tornar uma empresa mais produtiva, é preciso saber como escolher o melhor parceiro para auxiliá-lo nas melhores soluções para o seu negócio.

Confira, a seguir, 5 dicas que devem ser consideradas para uma melhor tomada de decisão.

1. Qual a necessidade do setor.

Avalie qual a sua demanda e faça um levantamento das principais carências do setor de TI da empresa, principalmente no que diz respeito a novas tecnologias. 

2. Faça uma pesquisa detalhada.

Procure na internet, por meio de ferramentas e sites de busca, parceiros de soluções de TI capazes de atender a sua demanda em tecnologia da informação.

3. Busque por referências da área.

Peça indicação de amigos ou empresas que também utilizam serviços de outsourcing de TI. Vale também checar avaliações de clientes, pessoalmente ou pela internet.

4. Procure por cases de sucesso.

Geralmente, empresas parceiras que oferecem outsourcing de TI atestam sua competência por experiências relatadas. Essa é uma boa alternativa para avaliar como a empresa em questão trabalha. 

5. Estude os objetivos do parceiro.

Pesquise empresas que ofereçam soluções de TI focadas na sua área de atuação e busque parceiros alinhados às necessidades do seu negócio.

Se possível, verifique se o fornecedor já atuou com outras empresas do mesmo segmento que o seu e procure saber os resultados dessa parceria.

Parcerias de sucesso em TI

Apoiados nas melhores práticas de recrutamento e seleção em tecnologia para atender o setor de logística, a Supero Tecnologia entrega profissionais com fit adequado ao seu projeto.

Um dos cases de sucesso famosos da Supero na área de logística é a parceria com a Portonave, que se iniciou com o desafio de aumentar a eficiência dos processos logísticos. 

Assista ao vídeo, abaixo e veja em detalhes a evolução dessa parceria, que contou com a alocação de profissionais de TI da Supero:

Agende com um dos consultores e conte com um time de profissionais altamente capacitados com foco em atender as necessidades do seu negócio.

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