Veja quais as principais tendências de mercado em transformação digital, quais os desafios pós-pandemia e que profissional estará à frente desse desafio
Ao longo de 2020, observamos o impacto da pandemia da COVID-19, em todos os seus aspectos: social, ambiental e econômico. As mudanças geradas no modo de vida das pessoas foram sem precedentes na história do planeta.
Nos negócios, diversos segmentos do mercado precisaram se adaptar a essa nova realidade. A resposta foi uma aceleração – também sem precedentes – da transformação digital
De acordo com um estudo encomendado pela Microsoft à The Economist Intelligence Unit, feito com diferentes setores, sobre as mudanças duradouras provocadas pelas ondas de transformação digital impulsionadas pela pandemia, a preparação digital e a resiliência foram chaves de quem navegou pela crise. Alguns dados:
- 62% das empresas privadas se disseram preparadas para o trabalho remoto. No ambiente governamental um pouco menos, 55%.
- Na área da saúde, 60% responderam que a saúde pública e o bem-estar são o principal impacto positivo da transformação digital.
- Na indústria, 56% dos entrevistados disseram que melhorar a eficiência operacional é o principal foco da estratégia de transformação digital de suas organizações.
- Para 49% dos entrevistados de varejo, melhorar a experiência do cliente está impulsionando a transformação digital.
- O setor financeiro relatou ser o mais bem preparado para a pandemia, com empresas que priorizam o digital.
Desses resultados, que impactos duradouros sobre a transformação digital tiramos? É o que respondemos neste artigo.
Principais tendências de transformação digital
Em um mundo cada vez mais digital, as organizações estão sendo pressionadas pelo mercado e pelos clientes a criarem experiências a partir de novas tecnologias, como computação em nuvem, inteligência artificial, blockchain e IoT.
De acordo com pesquisas da Salesforce MuleSoft, há no mercado algumas tendências originadas ou reforçadas pela pandemia que moldaram os projetos de transformação digital em 2021. Entre as que mais se destacam estão:
1. Cultura da digitalização
Impulsionada pela vontade das pessoas de trocarem informação e se conectarem umas com as outras de forma mais rápida e dinâmica, principalmente em tempos de distanciamento social.
2. Democratização da inovação
Pressionados pelos clientes que exigem experiências cada vez mais digitais, as organizações precisaram se adaptar rapidamente para oferecer soluções cada vez mais inclusivas e abrangentes.
3. Infraestrutura composta
Acompanhando as mudanças de mercado, muitas organizações estão migrando aplicações tradicionais para modelos de serviços cloud nativos.
4. Automação
As organizações estão usando cada vez mais a automação para impulsionar a eficiência operacional e melhorar os processos de negócios. A automatização é essencial para impulsionar a transformação digital e aumentar a produtividade.
5. Segurança API
Muitas empresas brasileiras já utilizam APIs, entretanto a segurança é um fator preocupante que precisa da aplicação de mecanismos e procedimentos adequados para evitar os riscos de ameaças que podem ser fatais para as organizações.
6. Microsserviços
Muitas organizações estão recorrendo a microsserviços para criar rapidamente novas experiências de cliente. Essa é uma boa opção quando há necessidade de escalabilidade para suportar grandes quantidades de requisições simultâneas.
7. Manipulação de dados
As organizações estão procurando maneiras mais rápidas de transformar dados em informações relevantes e obter insights. A capacidade de desbloquear, analisar e agir com base nos dados será essencial para o crescimento da empresa.
8. Análise de dados
Investindo em análise de dados, as empresas melhoram as experiências dos clientes. Entretanto, o valor da análise de dados dependerá da qualidade dos dados que são alimentados.
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Investimento em transformação digital, supremacia digital
O impacto causado pela COVID-19 deixou claro que a transformação digital é uma necessidade para a maioria das empresas. E o rumo dessa virada é em direção à supremacia digital.
Segundo dados da Statista, enquanto em 2018 as empresas transformadas digitalmente representavam 13,5 trilhões de dólares do PIB nominal global, em 2023 elas devem representar 53,3 trilhões de dólares, mais da metade do PIB nominal geral.
Isso significa que o impacto da pandemia sobre a transformação digital não levou apenas à busca de processos mais eficientes, mas a uma mudança completa do modelo de negócio. Não se trata de arrumar aqui e ali, mas de alterar profundamente as operações.
A certeza sobre o caminho, no entanto, não significa que ele será fácil. No caso da transformação digital é o contrário.
Desafios da transformação digital pós-pandemia
Apesar dos impactos financeiros expressivos, a implementação da transformação digital pode gerar alguns desafios que impedem os bons resultados. Entre eles, podemos destacar:
- Falta de clareza na estratégia de transformação digital
- Alinhamento insuficiente entre os setores da organização
- Choque cultural no momento de mexer em processos e valores enraizados
- Falta de apoio dos líderes da organização
- Problemas com silos, quando há desconexão entre as divisões de negócio
- Uso aleatório de novas tecnologias sem alinhamento prévio
- Falta de alinhamento entre as expectativas e os resultados esperados
- Demora na escala e no ritmo de aceleração digital
- Déficit de talentos e pessoas especializadas e preparadas e
- Falta de continuidade no processo de transformação digital.
Boa parte das dificuldades das organizações estão relacionadas à falta de alinhamento da transformação digital com os pilares do processo, como a estratégia, a cultura e as pessoas.
Chances de sucesso em transformação digital
De acordo com uma pesquisa da BCG sobre a taxa de sucesso das empresas na transformação digital, 70% das iniciativas ficam aquém de seus objetivos, muitas vezes com consequências profundas.
Desse modo, muitos líderes de negócios se perguntam: como garantir que minha organização esteja entre os 30% dos transformadores de sucesso?
De acordo com a BCG, as 6 iniciativas essenciais de sucesso, confirmadas pela pesquisa, são:
1. Ter uma estratégia integrada com objetivos claros de transformação.
2. Garantir o compromisso do CEO por meio da média gestão.
3. Atrair talentos capazes de conduzir o programa de transformação.
4. Manter uma mentalidade de governança ágil que impulsiona a transformação.
5. Monitorar de forma eficaz o progresso em direção aos resultados definidos.
6. Contar com uma tecnologia modular conduzida por negócios e plataformas de dados.
Confira: Transformação digital em vendas B2B: tendências que vieram para ficar
Transformação digital: quem está à frente dela
Segundo a sexta pesquisa anual de Chief Data Officer do Gartner, 72% dos executivos de dados e análises lideram ou estão fortemente envolvidos em iniciativas de transformação digital.
O CDO está se tornando cada vez mais importante para as empresas. Em 2021, em 75% das grandes organizações, o escritório do CDO será visto como uma função de missão crítica, comparável a TI, operações de negócios, RH e finanças.
Por outro lado, de acordo com o Gartner, os CDOs menos bem-sucedidos são aqueles que não conseguem mostrar uma ligação entre dados e análises e valor de negócios e que tendem a se concentrar na tecnologia em vez de nas pessoas.
Afinal, com o avanço tecnológico, decorrente da transformação digital, as empresas irão precisar de profissionais cada vez mais capacitados.
E, segundo o Gartner, a hora de se planejar é agora. Em 2023, metade das empresas que hoje não têm um gestor de dados exigirão um CDO. Segundo a consultoria:
Em 2024, 40% das organizações implantarão o aprendizado contínuo para melhor apoiar as mudanças organizacionais em direção ao desempenho em tempo real, feedback e treinamento.
Neste cenário, as organizações que já contam com profissionais direcionados a dados levam vantagem perante a concorrência.
Inclusive na pandemia, os líderes digitais que conduziram suas equipes para a promoção da cultura da inovação e melhoria contínua tiveram mais entregas de soluções tecnológicas que realmente mudaram o negócio para melhor.
Veja: A inovação diminui no home office?
Tirando do papel projetos de transformação digital
Com o aumento acelerado da transformação digital nos negócios impulsionado pela pandemia do novo coronavírus, organizações que contam com recursos e times ágeis estão na frente.
Afinal, além de inserir as novas tecnologias nos processos, incluir pessoas experientes e altamente capacitadas faz toda a diferença na eficiência operacional, impactando diretamente na produtividade.
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