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Veja quais são e como diminuir os riscos do outsourcing de TI encontrando um parceiro que atenda as necessidades reais do seu negócio

Embora traga muitas vantagens para a organização, como diminuição do tempo de captação de perfis e da necessidade de gestão dos contratos com os profissionais, gestores devem ficar atentos aos riscos do outsourcing de TI que podem comprometer os resultados.

Entre as principais possibilidades de ameaça à efetividade do processo, destacam-se: 

  • baixo desempenho do fornecedor; 
  • aspectos pessoais com profissionais; 
  • estimativas erradas;
  • projeto inadequado;
  • entre outros.

Por isso, ao realizar a contratação de um parceiro para o outsourcing de TI, a empresa deve considerar uma série de aspectos, desde o nível de especialização da empresa contratada até a estruturação adequada para a continuidade das operações, sem afetar o desempenho do projeto.

Neste artigo, vamos abordar quais os principais riscos do outsourcing de TI, como fazer a gestão contínua para o sucesso do seu projeto e como encontrar um parceiro ideal em serviços de terceirização em TI.

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6 principais riscos do outsourcing de TI 

Sempre que um gestor de TI atribui uma responsabilidade a alguém de fora da sua equipe há riscos envolvidos, principalmente no início do projeto, pelo pouco envolvimento do profissional com os processos, o time e a empresa.

No entanto, quando se integra um profissional altamente qualificado e especialista na função a ser desempenhada, os riscos do outsourcing de TI diminuem. Por isso é de extrema importância para o gestor se certificar que o profissional vai atender a sua demanda.

Relacionamos abaixo os 6 principais riscos do outsourcing de TI e o que fazer para superá-los:

1. Perda de controle dos processos

Ao contratar um parceiro para realizar os serviços de outsourcing de TI, a organização contratante pode terceirizar integralmente ou parte da sua equipe de tecnologia de informação e, consequentemente, perde o controle de alguns processos. No entanto, para se manter a par de todas as operações, cabe ao gestor monitorar as atividades e dar o ritmo às entregas, com um cronograma bem definido de todas as etapas e prazos do projeto.

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2. Falta de segurança de dados

No outsourcing de TI, os serviços de computação em nuvem geralmente são compartilhados com empresas e profissionais que precisam das informações armazenadas. Entretanto, apesar de ajudar o setor a reduzir custos e tornar a TI escalável, o compartilhamento de dados faz com que gestores tenham preocupações quanto à segurança de dados. Nesse caso, a solução é fortalecer a confiança da relação, inclusive com contrato de confidencialidade.

3. Baixo desempenho do fornecedor 

Contar com um profissional que não entrega o que a empresa precisa pode implicar em desempenho menor do que o esperado e significar o desalinhamento e até mesmo fracasso do projeto. A solução para tentar garantir a contratação de um profissional que vai atender realmente às suas necessidades é fazer uma escolha bem criteriosa do fornecedor e acompanhar o projeto, constantemente.

4. Perda de informações confidenciais 

Quando se contrata os serviços de outsourcing de TI de empresas sem ou com pouca  credibilidade, algumas informações sigilosas podem ser perdidas ou até roubadas. Isto pode ocorrer sobretudo em organizações em que profissionais de nível mais baixo tenham acesso a informações sensíveis e possam receber algum incentivo monetário para repassá-las.

5. Responsabilidade social afetada

Atividades realizadas de forma inapropriada por profissionais ou pela empresa contratada são de responsabilidade da contratante, ou seja, o outsourcing de TI geralmente não traz qualquer transferência de responsabilidade para a empresa contratada. Para evitar que situações desagradáveis, neste sentido, aconteçam na sua organização, a recomendação é monitorar as ações dos terceirizados.

6. Baixa motivação da equipe interna

Com a contratação do outsourcing de TI e a vinda de novos profissionais para o setor, profissionais internos podem se sentir ameaçados e até mesmo desmotivados com outras pessoas exercendo funções importantes para o andamento do projeto. A solução é envolver a equipe interna no máximo de processos possíveis e deixar claro que os profissionais terceirizados chegam na equipe para somar esforços por melhores resultados.

Entenda: Outsourcing de TI: quando vale a pena?

Gestão contínua para o sucesso do outsourcing de TI

A gestão de pessoas e conflitos, assim como o acompanhamento do projeto a ser realizado são dois pontos que precisam estar sempre no radar do gestor de TI para o sucesso do outsourcing.

Por isso, a fim de auxiliar gestores nessa abordagem estratégica, selecionamos algumas dicas de ações a serem seguidas, visando um aumento na qualidade dos serviços prestados pelos profissionais contratados.

1. Atenção ao projeto de transição

Antes mesmo de iniciar os trabalhos com a equipe de outsourcing de TI, o gestor deve elaborar um projeto de transição, a fim de evitar choque entre os profissionais e comprometer a continuidade do processo.

2. Foco no planejamento 

Logo no início das operações com os terceirizados, devem ser estabelecidos e compartilhados os objetivos do projeto e, na sequência, elaborado um cronograma para gerenciamento das atividades, inclusive com métricas e indicadores de desempenho.

3. Adequação da estratégia

A equipe terceirizada deve estar bem alinhada às metas e estratégias da operação e também da organização, no geral, conhecendo a fundo, inclusive a cultura da empresa, a fim de reduzir a possibilidade de erros.

4. Análise de custo x desempenho

Para que o impacto da terceirização seja positivo, o gestor deve levar em consideração os custos do outsourcing de TI e o que a empresa contratada se propõe a fazer em um determinado período de tempo.

5. Seleção dos profissionais

O processo de seleção dos profissionais para exercer determinadas funções dentro do setor de tecnologia deve ser criterioso. Afinal, muitas vezes, a parceria de terceirização é de longo prazo e quanto antes encontrar a pessoa certa, melhor.

6. Gerenciamento das relações

Para o processo de gerenciamento da relação com a empresa e os profissionais contratados, o gestor deve fazer reuniões frequentes e feedbacks constantes, para o monitoramento dos resultados.

No entanto, mesmo seguindo essas dicas e realizando uma gestão adequada dos processos e das pessoas, os riscos do outsourcing de TI existem e precisam ser considerados para que possam ser minimizados.

Veja: Como aumentar o ROI do outsourcing de TI

Diminua os riscos de outsourcing de TI com governança

É fato que, hoje em dia, pequenas e grandes empresas optam pelo outsourcing de TI por todos os benefícios que essa prática oferece.

Apesar dos perigos, as vantagens ainda prevalecem, principalmente se o gestor conseguir atenuar os riscos de outsourcing de TI com boas práticas de gestão.

O gerenciamento de riscos é justamente uma política de gestão voltada para diminuir os fatores que podem levar o negócio a ter prejuízos financeiros e comerciais.

Na área de tecnologia, a gestão de riscos impede vulnerabilidades de segurança e uma possível queda na disponibilidade de infraestrutura de TI.

Desse modo, estar preparado para os riscos, torna a empresa mais eficiente para lidar com possíveis falhas, como problemas na qualidade do serviço ou problemas na integração dos profissionais terceirizados com o time, no caso do outsourcing de TI.

Aliás, a gestão de risco é um dos componentes da governança de TI, política bastante valorizada pelas empresas de tecnologia, justamente por realizar a gestão, controle, monitoramento e manutenção de toda a infraestrutura de hardware e software do negócio.

Dessa forma, a governança de TI garante que a equipe tenha o máximo de performance, de modo contínuo, garantindo ao gestor entregar bons resultados, utilizando soluções inovadoras e alinhadas com os objetivos da empresa, contando com o outsourcing de TI.

Por isso, é fundamental que o gestor de TI avalie os riscos do outsourcing de TI levando em consideração questões de governança, para conseguir atingir resultados sólidos, com mais segurança e qualidade.

Leia também: Como acertar no outsourcing de TI?

Encontre um bom fornecedor para o outsourcing de TI

Um bom fornecedor de soluções de TI reduz drasticamente as chances de riscos do outsourcing de TI.

É fundamental para o sucesso das suas operações poder contar com um parceiro de credibilidade no mercado, que oferece profissionais especialistas para atender as reais necessidades do seu negócio.

Com 18 anos de experiência em outsourcing de TI, a Supero tecnologia se compromete inteiramente com você e seus objetivos, recrutando os melhores profissionais para integrar o seu time.

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