Veja como a tecnologia 5G vai impactar as organizações no Brasil e de que forma as empresas preparadas para a próxima revolução digital irão se beneficiar
Não é só uma questão de velocidade. A tecnologia 5G mudará a atual forma de consumo e a relação das pessoas com as novas tecnologias. Além disso, a hiperconectividade habilitada pela nova geração de internet irá impulsionar a automação, fazendo com que máquinas inteligentes estejam cada vez mais presentes no dia a dia.
No mundo corporativo, o 5G representa uma maior eficiência em soluções digitais, com resultados sem precedentes para diferentes setores do mercado – desde saúde à logística – gerarem melhores estratégias de negócios.
De acordo com uma pesquisa da KPMG Brasil, sobre a hiperconectividade que vai mudar o mundo e as perspectivas e investimentos para a adoção da tecnologia 5G no Brasil, 56% da cadeia produtiva nacional já tem a quinta geração de redes como parte da agenda estratégica.
No entanto, apesar de 20% dos representantes das organizações participantes do levantamento, que compõem diferentes segmentos do mercado, afirmarem que já investem na implementação de recursos baseados em 5G, a realização de projetos usando a nova geração da internet ainda está em fase inicial.
Além disso, a falta de perspectivas sobre o tema ainda abarca quase metade dos entrevistados: 52% dos executivos disseram possuir um nível intermediário de conhecimento sobre o 5G, enquanto 29% admitiram repertório insuficiente sobre o padrão. Apenas 28% sinalizaram ter uma ideia consistente do potencial dessa tecnologia.
O fato é que, segundo o levantamento, a maioria das empresas (27%) não tem um cronograma definido para aportes em projetos 5G. Outros 26% projetam um horizonte de mais de dois anos para os investimentos e 19%, entre um e dois anos.
Do ponto de vista das tecnologias habilitadas, a pesquisa aponta que a chegada da conectividade 5G deve viabilizar sobretudo investimentos em big data, Internet das Coisas (IoT), edge computing e inteligência artificial. A consultoria prevê ainda que os segmentos de agronegócio, educação e entretenimento estarão na linha de frente dos impactados pela tecnologia 5G.
Tecnologias que serão integradas ao 5G
Fonte: KPMG
Operacionalmente, a KPMG também entende que apoio estratégico deve ser necessário, Contudo, apenas 21% das organizações esperam esse suporte das operadoras de telecom, de acordo com a pesquisa. Uma fatia um pouco maior (28%) pretende recorrer a empresas especializadas em tecnologia, além de consultorias (13%) e startups (6%). Entre as principais preocupações estão as relacionadas com segurança (23%), custos (20%) e retorno do investimento (18%).
Diante desse cen´ário, quais serão os impactos e os benefícios para as empresas que estão preparadas para a hiperconectividade habilitada pelo 5G?
Neste artigo, vamos abordar como a tecnologia 5G no Brasil vai impactar as organizações e quais os principais benefícios para as empresas que estão preparadas para implementar o 5G.
Como a tecnologia 5G no Brasil vai impactar as organizações?
A implantação total da tecnologia 5G no Brasil promete disponibilizar uma conexão digital mais veloz, de baixa latência e com escalabilidade incomparável às gerações anteriores de internet.
A mudança do 4G para o 5G deve representar um grande avanço tecnológico, principalmente pela sua capacidade de ampliar os negócios em diversos segmentos da economia, principalmente para as empresas que já passaram ou estão em processo de transformação digital.
De acordo com pesquisa da KPMG, citada anteriormente, os recursos para investimento na nova tecnologia já são uma realidade em grande parte das organizações. A pauta sobre as redes 5G está no radar de 56% dos executivos entrevistados, e nas empresas de 71% deles, há um planejamento estabelecido para uso do 5G em um prazo de 5 anos.
O leilão do 5G, realizado em novembro de 2021 pelo governo federal, movimentou R$ 46,7 bilhões entre as dez empresas ganhadoras da negociação. Além do volume financeiro significativo obtido com a concessão das faixas de frequência dessa rede, outro destaque foi a exigência de implementação da tecnologia 5G em todas as capitais brasileiras até julho de 2022. Na ocasião, o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, declarou:
Vamos ter o primeiro 5G da América Latina e vamos mostrar ao mundo que o Brasil está, agora, na economia digital. O Brasil está, agora, cuidando da transformação digital. Que o Brasil é, agora, um player e vai virar um hub de inovação para que esse grande país possa receber empresas, investimentos de inovação, de tecnologia, empresas que vêm da Ásia, empresas que vêm da Europa, que possam se instalar no Brasil.
Em relação à aplicação, o levantamento da consultoria indicou que 20% dos entrevistados têm a intenção de direcionar recursos para a área de infraestrutura de TI e cloud, o que indica o interesse em investir em computação em nuvem descentralizada.
Aprimorar experiências mais imersivas aos clientes também é a demanda de 14% dos executivos consultados no estudo, com iniciativas de UX e UI. Até porque, com as redes 5G, ficará mais viável as empresas explorarem o uso de realidade virtual para encantar o consumidor.
Onde pretende aplicar a tecnologia 5G
Fonte: KPMG
Saiba mais: Efeitos do 5G na logística: o que esperar?
Benefícios para as empresas que estão preparadas para o 5G
A velocidade das conexões e o desenvolvimento de novas aplicações em diversos setores da economia, desde o agronegócio até a indústria, abrirá novas oportunidades para o crescimento e a evolução das empresas que estão preparadas para receber a tecnologia 5G, em seus mais variados campos de atuação.
Afinal, o crescimento da inovação nos modelos de negócios e soluções já é previsto pelas organizações, à medida que as redes 5G são implementadas. 36% dos entrevistados pela pesquisa esperam que suas empresas comecem a usufruir dos benefícios entre 13 e 24 meses.
Além do impacto nas atividades econômicas, os princípios de ESG (Environmental, Social and Governance) também enfrentarão mudanças com a nova tecnologia, conforme acreditam 25% dos executivos que participaram do estudo.
Quais princípios ESG são impactados pelas mudanças geradas pelo 5G
Fonte: KPMG
No entanto, além das oportunidades, o 5G traz também para as organizações novos desafios e preocupações relacionados à cibersegurança. Não à toa, esse é um dos principais receios sobre a nova tecnologia, uma vez que o 5G realiza um roteamento digital distribuído e definido por software, diferente do processo das redes anteriores, centralizado e baseado em hardware.
Com a descentralização de rede e as aplicações nas empresas, os riscos cibernéticos devem impor um novo direcionamento e adaptação nas estratégias de segurança digital, por meio de boas práticas em ambientes empresariais, fortalecendo a integridade corporativa.
Leia também: 5G na indústria: impactos, desafios e boas práticas em conectividade
O papel de especialistas em tecnologia na implementação do 5G
Como vimos, a tecnologia 5G veio para desenvolver organizações que almejam evoluir e crescer pelos próximos anos, apoiadas na transformação digital, e revolucionar o consumo de clientes de diferentes setores do Brasil, através de tecnologias emergentes.
Por isso, as empresas que prestam serviços especializados na área de tecnologia terão um papel fundamental com o avanço do 5G no Brasil, auxiliando organizações a enfrentar desafios dessa jornada.
O suporte e apoio de especialistas em tecnologia será um recurso valioso para implementação das redes 5G no país. Sendo assim, os serviços de agile squads e squads as a service devem ser bastante requisitados.
Além disso, outros tipos de alianças estratégicas serão formadas com empresas que prestam serviços de consultores externos de TI.
Presente no mercado de soluções de TI há mais de 18 anos, a Supero é uma empresa especialista em desenvolvimento de softwares e body shop de TI, que conta com profissionais altamente qualificados e com experiência nas mais diversas tecnologias.
Entre em contato com um de nossos consultores especializados e veja como podemos ajudar a sua organização a estar preparada e usufruir de todos os benefícios da implementação do 5G no Brasil.