Entenda como a TI impacta na qualidade do atendimento do setor de saúde e pode tornar a gestão hospitalar mais eficiente.
Diversos segmentos vêm adotando ao longo dos últimos anos o uso da tecnologia para tornar a gestão de processos e de recursos mais eficiente. E no setor da saúde, isso tem significado, mais do que melhores resultados, um atendimento melhor.
O impacto da tecnologia na saúde vem demonstrando ser positivo e, segundo uma pesquisa realizada pela IDC, o investimento em tecnologias para o setor na América Latina deve atingir quase US $1,931 bilhão até 2022.
Neste cenário, a importância da TI na gestão do setor se revela cada vez mais em todos os níveis que compõem o atendimento dos pacientes, desde o cadastro, triagem, consulta, diagnóstico e tratamento. E além de otimizar os antigos processos, promove uma experiência de atendimento inovadora e mais completa, pois os profissionais passam a investir mais tempo nas pessoas, diminuindo burocracias.
Mas como os hospitais estão utilizando a força da TI em seus processos? E como isso tem impactado na vida de pacientes e profissionais da saúde? É o que abordaremos nesse artigo.
Benefícios da TI na gestão hospitalar
A chegada da pandemia acelerou a transformação digital nos hospitais, que passaram a utilizar ferramentas tecnológicas para se adaptar e manter a assistência. Aliado a isso, surgiu a telemedicina, que começou necessária para dar apoio às operações, quebrando a barreira logística das consultas especializadas.
No entanto, para garantir o bom atendimento remotamente, foi necessário que os serviços de saúde tomassem novas providências, se atentando não somente ao treinamento de profissionais para essa nova realidade, como também a garantia de um bom projeto de infraestrutura e equipamentos, incluindo softwares de videochamadas com acesso integrado aos prontuários e exames, além de uma conexão de qualidade à internet.
Leia também: Telemedicina: quais as possibilidades em TI?
Exploraremos a seguir benefícios da TI na gestão hospitalar, bem como aplicações e impactos:
1. Atendimentos mais precisos e de qualidade
A tecnologia para a saúde está em crescente evolução e é amplamente utilizada nos hospitais, promovendo atendimentos mais precisos e de alta qualidade. Mas como?
Com todo o processo de entrada e triagem do paciente sendo automatizado por softwares e hiperconectividade, a experiência do atendimento já se transforma positivamente, na medida em que se torna mais ágil, menos burocrático e mais amigável.
Isso porque, ao digitalizar e informatizar os dados do paciente, por exemplo, é possível realizar a integração das informações. Ou seja, com uma gestão eficiente desses dados, os médicos conseguem ter uma visão mais ampla de todo histórico do paciente, baseando-se não somente em dados empíricos, mas também científicos, viabilizando assim uma jornada seamless para um tratamento completo.
2. Menos burocracia, mais atendimento
Automatizar processos manuais e repetitivos por meio de tecnologia garante mais tempo para um atendimento de qualidade. O agendamento e gestão de consultas e exames, por exemplo, podem ser feitos de forma simples e rápida, com pouca ou nenhuma interferência humana; similarmente, é simples obter relatórios detalhados de toda a rotina de atendimentos, melhorando o gerenciamento do serviço.
Sabemos como a papelada pode acarretar desorganização e possíveis falhas humanas de transcrição de informações. Com a digitalização, a organização de documentos – de exames a histórico de pacientes – passa a ser mais rápida, confiável, consistente e simples, desburocratizando esta atividade, reduzindo perda de registros e liberando tempo para sua equipe.
3. Gestão mais eficiente
Por meio de softwares de gestão, a visão dos processos hospitalares ficará mais clara, macro e acessível, uma vez que é centralizada. Obtendo benefícios como:
- Controle de recursos: acompanhamento do fluxo de caixa e outras informações financeiras;
- Organização dos fluxos de trabalho da equipe;
- Gestão de pessoas: auxilia na divisão de tarefas de cada setor;
- Controle de estoque: evitando escassez de material e vencimento de remédios, por exemplo.
Com a visão do macrossistema, os gestores podem prever e aplicar soluções mais efetivas, otimizando todo o processo gerencial e reduzindo custos.
4. Informações conectadas
A TI é capaz de aplicar tecnologias que conectem as informações de forma estratégica para a equipe médica. Acesso ao histórico do paciente é decisivo para a realização de um diagnóstico preciso e correto, por exemplo. Isso é facilitado pelo uso adequado de ferramentas que garantam disponibilidade total e imediata de informações sobre alergias, procedimentos anteriores, tratamentos realizados e outros fatores relevantes. O histórico digital ajuda ainda a estreitar a relação entre médico e paciente e, por consequência, proporcionar um atendimento de qualidade.
A IoT, por exemplo, permite um acompanhamento das condições de saúde dos pacientes fora das dependências hospitalares. É o caso da utilização de dispositivos que transmitem informações para os sistemas do hospital, como nível glicêmico, pressão arterial, batimentos cardíacos entre outros. Em caso de qualquer mudança de quadro acontecer, alertas são emitidos instantaneamente para uma ação emergencial precisa.
5. Equipes interconectadas
A TI permite que todos os profissionais do sistema hospitalar fiquem conectados e atualizados sobre qualquer mudança.
A recepção fica ciente, por exemplo, de quando um paciente já foi atendido, uma vez que o médico pode dar baixa no sistema assim que terminar a consulta – facilitando a gestão de entrada e saída de pessoas.
Analogamente, por meio da IoT, as ambulâncias podem estar conectadas ao hospital, permitindo que a avaliação in loco por parte dos socorristas seja acessada remotamente pela unidade de atendimento. Assim, o hospital que receberá o paciente terá, antes mesmo de ele chegar, uma base de informações, e poderá preparar o atendimento ou informar quaisquer impossibilidades de atendê-lo.
A tecnologia, nesse caso, conecta as equipes e aumenta as chances de salvar vidas, na medida em que o hospital consegue ter uma visão clara de quando e em que condições chegará o paciente, podendo ganhar um tempo precioso em seu tratamento.
A TI como parte da gestão hospitalar
A relevância da tecnologia na gestão hospitalar ficou ainda mais evidente com a pandemia, que exigiu que ferramentas viabilizadas pela TI, como telemedicina, prontuários eletrônicos, agendamentos de consultas online entre outras, fossem rapidamente aplicadas para que o sistema de saúde continuasse seus atendimentos.
A TI é capaz de implementar soluções que perpassam os serviços de saúde da gestão ao diagnóstico, sem deixar de manter o compliance com as regulamentações do setor e a governança.
Os resultados vão muito além da redução de custos, trata-se da orquestração do fluxo de trabalho das equipes, de agilidade no encaminhamento requisições, exames e outras documentações, de um uso inteligente de recursos e de ganho em precisão diagnóstica. Isso levará a um melhor relacionamento melhor com os pacientes e a melhores taxas de recuperação, resultando em mais satisfação.
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