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Saiba que comportamentos podem influenciar negativamente no desempenho dos profissionais de TI e o que fazer para evitar equipes tóxicas

Contar com um ambiente de trabalho saudável, que se preocupa com o profissional e promove a sua satisfação, é uma regra básica para elevar a performance da equipe. No entanto, o contrário também é verdadeiro: maus comportamentos que geram um ambiente tóxico podem causar sérios problemas à equipe e, consequentemente, aos negócios.  

De acordo com um estudo realizado pela Harvard Business School, quase metade dos funcionários que experimentaram um ambiente tóxico no local de trabalho reduziram seus esforços, sendo que 38% diminuíram intencionalmente a qualidade de suas atividades laborativas

Em outra pesquisa, três em cada 10 entrevistados disseram que sua cultura de trabalho tóxica os torna mais irritados em casa. Além disso, o levantamento revelou que quase 55% dos profissionais admitiram que trabalham em um ambiente tóxico de trabalho, ou seja, um ambiente onde impera a indiferença e, em alguns casos, até bullying ou assédio de outros membros da equipe.

Com isso, o que podemos constatar é que locais de trabalho desfavoráveis são ruins para o moral e a saúde mental dos funcionários, e quem perde com isso é a organização. Mas que maus comportamentos dos profissionais podem gerar ambientes desse tipo e afetar a performance da equipe?

Neste artigo, vamos abordar as principais atitudes que indicam que o ambiente de trabalho é tóxico e qual o papel do líder para reparar os erros e colocar a equipe de volta nos trilhos.

Saiba mais: 9 sinais que a relação de confiança entre CIOs e liderados está fraca

Comportamentos ruins que membros da equipe podem mostrar 

Contar com um time em que há divergências e conflitos pontuais não significa ter um ambiente de trabalho tóxico que leve a uma baixa performance da equipe

No entanto, se esses conflitos forem constantes e resumiram-se a picuinhas comportamentais ao invés de discussões profissionais, pode significar um problema que dificulta a colaboração entre os colegas, o que pode ter como consequência a diminuição da produtividade e atrapalhar o alcance de metas e resultados.

Relacionamos, abaixo, 9 comportamentos ruins de profissionais que podem afetar de maneira negativa toda a equipe. 

1. Não dar crédito ao trabalho do colega

Apesar da máxima de que ninguém trabalha sozinho e, portanto, de que as conquistas no ambiente de trabalho dependem da colaboração entre as equipes e das habilidades coletivas, ainda existem profissionais que querem levar todos os créditos sozinhos e não sabem valorizar o trabalho do colega. Isso gera desconforto e insatisfação entre o grupo.

2. Excluir colegas e montar “panelinhas”

Fazer amizades no ambiente de trabalho pode ser algo bastante positivo para o desempenho da equipe, porém excluir colegas e manter círculos fechados em panelinhas pode criar um ambiente tóxico e até reduzir a lucratividade dos negócios. Isso porque a falta de colaboração inibe a participação e as trocas com aquele que está sendo excluído. 

3. Não considerar a visão do outro

O excesso de ego no ambiente profissional, chegando ao ponto de a pessoa se achar tão independente e autossuficiente que não precisa da ajuda ou opinião alheia, é bastante prejudicial aos negócios, visto que as relação com a equipe por meio de interações saudáveis tendem a promover transformações valiosas em termos de comportamento.

4. Fofoca no ambiente de trabalho

A fofoca pode ter um poder devastador no ambiente de trabalho quando não controlada devidamente. Além de atrapalhar a produtividade, conversas com intenções maldosas sobre colegas de trabalho ou a empresa podem gerar insatisfação nos profissionais, prejudicando o clima organizacional e podendo até mesmo destruir carreiras.

5. Falta de engajamento com o time

Quando há membros da equipe que não cumprem os processos e prazos previamente estabelecidos ou não se preocupam em dar uma satisfação para o restante do time e nem mesmo tentam melhorar seu desempenho para aumentar a performance da equipe é um sinal claro de mau comportamento que pode ter como consequência um ambiente ruim.

6. Não dar retorno às solicitações

Demorar para dar retorno ou simplesmente não realizar o que foi combinado com o time é um péssimo comportamento para um profissional de TI, afinal muitas das atividades têm efeito cascata e as tarefas se interligam em vários momentos. Ter um profissional no time que não se pode contar é desmotivador e contraproducente

7. Pessimismo exacerbado

Geralmente, o excesso de pessimismo no ambiente de trabalho dá espaço para a apatia, inércia e resignação, características que qualquer líder de TI quer ver passarem longe da sua equipe. Ter alguém negativo o tempo inteiro no time causa desconforto e acaba inibindo a troca de ideias e a criatividades dos demais membros da equipe.

8. Inveja de colegas da empresa

Identificar sentimentos tóxicos no ambiente de trabalho como a inveja de um colega é algo que atrapalha o espírito de equipe e o senso de coletividade. O crescimento profissional ou reconhecimento da chefia costuma ser um gatilho para despertar sentimentos como esse, que podem gerar conflitos, brincadeiras nocivas e até bullying.

9. Arrogância por ter conhecimento

Para alguns profissionais, o conhecimento gera arrogância. No entanto, essa característica no ambiente de trabalho pode prejudicar, e muito, a performance da equipe, pois ao contrário de um ambiente colaborativo, a arrogância de alguns vai gerar um ambiente de trabalho hostil e de pouca harmonia, com muitas discordâncias e afrontas até mesmo pessoais.

Leia também: Saúde mental no trabalho de TI: 5 formas de CIOs atuarem

Causas e impactos de comportamentos ruins sobre a equipe

É fato que produzir resultados faz parte da gestão de um negócio sustentável. Entretanto, não olhar para as pessoas é um erro que, como já mencionamos, pode gerar consequências desastrosas para a organização. São as pessoas que produzem os resultados e, para que elas alcancem os objetivos, os profissionais precisam estar felizes e motivados.

Uma cultura organizacional tóxica em uma empresa de TI, decorrente de maus comportamentos de profissionais pode gerar os seguintes problemas para a equipe:

1. Falta de responsabilidade com os valores

A falta de uma política clara de regras dentro de uma equipe faz com que cada profissional aja por conta própria, dando espaço para que os maus comportamentos se proliferam e as pessoas percam a responsabilidade com os valores da equipe.

2. Falta de posicionamento perante o time

Conviver com profissionais com maus comportamentos faz com que o profissional que tem um comportamento adequado perca a vontade de se posicionar perante o time e se afaste cada vez mais dos colegas e da organização, podendo inclusive pedir demissão.

3. Falta de confiança nos colegas de equipe

Quando um ou mais profissionais da equipe têm atitudes em desalinhamento as boas práticas do profissional de TI, os colegas mais afinados com as regras básicas para um ambiente de trabalho saudável perdem a confiança nos colegas e passam a não vê-los mais como uma equipe que precisa andar junta para alcançar objetivos em comum.

4. Falta de reconhecimento de um líder 

Admirar o líder e sentir que ele tem empatia e liderança pelos membros do time faz com que o profissional se esforce para jogar com a equipe. No entanto, quando maus comportamentos são tolerados, o líder perde a credibilidade, e o time, o sentimento de pertencimento do profissional, ocasionando um distanciamento entre a equipe. 

5. Falta de um objetivo claro e comum a todos

A falta de direcionamento e segurança de um objetivo claro e comum a todos da equipe faz com que o profissional sinta-se perdido diante de tantos maus comportamentos. Profissionais tóxicos tendem a contaminar os outros e, caso esse comportamento não mude, pode afetar a performance da equipe, que fica sem um direcionamento.

Veja: 6 mitos sobre a terceirização de TI

Como lidar com comportamentos ruins sem apelar para a demissão

O primeiro passo para um gestor lidar com comportamentos ruins de profissionais no ambiente de trabalho é identificar a causa daquele comportamento. 

Questionamentos como: “será que o profissional está feliz na empresa?”, “isso pode ser reflexo da vida pessoal?” e “há algum problema com os colegas?” podem ajudar a examinar mais a fundo essa questão.

Se um motivo for encontrado, é papel do líder oferecer ajuda e tentar contornar a situação para que a equipe volte a performar bem. Também é responsabilidade do gestor informar o que está acontecendo para o profissional.

Muitas vezes, pessoas com comportamentos tóxicos no trabalho não percebem o mal que estão fazendo para o seu time e, consequentemente, para toda a organização. 

Explicar objetivamente o comportamento e seus efeitos, usando exemplos específicos e concretos pode ajudar o profissional a melhorar.

Há aqueles que se envolvem nesse tipo de comportamento porque acham divertido e acreditam que possam ficar imunes de retaliação por parte dos líderes. Ter uma postura firme em momentos como esse é fundamental para mostrar liderança.

Se houver resistência para mudança imediata, é indicado separar o profissional com maus comportamentos do restante da equipe, para que ele não afete negativamente os demais.

Um líder sensato jamais levará a situação como fofoca para os outros membros da equipe ou ficará tão envolvido com essa questão que ignore trabalhos importantes.

Pois, no momento que o líder perceber que não foi possível, mesmo com várias conversas e esforços para que o profissional mudasse seu comportamento, talvez seja o caso de demissão

Porém, se essa for a decisão, é indicado que o líder documente tudo, para sua própria segurança e proteção como profissional. 

Entenda: Como recrutamos profissionais de TI?

Agregando mais valor às equipes

Como vimos, profissionais de TI infelizes e desmotivados tendem a ser menos eficientes, inovadores e produtivos. Por isso, identificar os maus comportamentos que podem afetar a performance da equipe é fundamental para não deixar que o ambiente de trabalho se torne tóxico e influencie negativamente nos resultados da organização.

Contar com metodologias ágeis na gestão é outra forma de minimizar os maus comportamentos de profissionais de TI e aumentar a produtividade e a performance da equipe.

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