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Veja como a Supero redesenhou seu modelo de negócio e adaptou o trabalho de seus profissionais na alocação de TI 

Em 2020, a pandemia da COVID-19 forçou muitas empresas a adotarem o home office como modalidade principal de trabalho. Com a maior parte dos estabelecimentos fechados e a restrição de serviços presenciais, as organizações precisaram se adaptar ao trabalho remoto e, para isso, muitas tiveram que redesenhar seus modelos de negócio. 

Nos serviços de outsourcing ou alocação de TI, contar com equipes em home office já era uma prática-padrão, antes mesmo da crise do coronavírus. No entanto, em muitas organizações em que os profissionais trabalham alocados no cliente, como é o caso da Supero Tecnologia, as rotinas precisaram ser alinhadas.   

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De acordo com Fernando Luiz da Silva, diretor de operações na Supero, a mudança na empresa foi muito rápida e sem impactos. Os clientes que precisaram de algum apoio ou ajuste foram rapidamente atendidos.

Os nossos profissionais que estão alocados seguem a orientação do cliente. Já aqueles  profissionais que estão atuando em projetos trabalham de acordo com a necessidade do projeto e de suas entregas.

Para saber como foi o processo de redesenho do modelo de trabalho da Supero Tecnologia nos serviços de outsourcing de profissionais de TI e como será a partir de agora, continue a leitura deste artigo.

Nova call to action

A ida para o home office 

Passado pouco mais de um ano do início da pandemia no Brasil, um estudo da Fundação Dom Cabral em parceria com a Grant Thornton revela a percepção de profissionais em relação ao home office.

De acordo com os dados, mais de 58% dos entrevistados responderam que são mais produtivos em home office. No entanto, para 93%, falta ação das empresas em relação à saúde mental dos funcionários.

A pesquisa, que contou com 1.075 respondentes, também buscou saber os receios dos profissionais em continuar com o trabalho remoto. Entre os motivos apontados estão:

  1. Maior volume de horas trabalhadas (24%);
  2. Perda de convívio social (20,6%);
  3. Dificuldade de relacionamento (16%);
  4. Dificuldade de comunicação (16%);
  5. Maior carga de trabalho (15,5%);
  6. Equilíbrio com demandas pessoais (14%).

Segundo Fernando, alguns desses apontamentos também foram relatados na Supero, entretanto, como o modelo de trabalho atual é o híbrido, há uma liberdade para o profissional escolher onde quer trabalhar: em casa, no cliente, na Supero ou em outro local adequado para o trabalho.

No começo da pandemia todos os profissionais foram para home office, nosso objetivo foi preservar os profissionais. Assim, no primeiro momento, a Supero e seus clientes acordaram isso como padrão e houve essa mudança. Passado algum tempo, alguns clientes foram optando por ficar remotos, definitivamente, e outros passaram a trabalhar em modelo híbrido. De qualquer forma, qualquer movimento deste é acordado entre a Supero, o cliente e o profissional.

Saiba mais: Outsourcing de TI: quando vale a pena?

Gestão de profissionais alocados remotamente

Saber gerenciar profissionais de TI remotos, em tempos de pandemia, tornou-se uma necessidade para as organizações. 

No entanto, para o trabalho remoto ser realmente produtivo é necessário haver uma gestão que ofereça as ferramentas certas para uma comunicação fluida e que garanta a execução eficiente do que foi planejado.

Segundo mostra o relatório Workana 2020, realizado com 2.810 profissionais de empresas da América Latina, sobre os principais desafios na rotina de trabalho a distância, mesmo quando a pandemia cessar, a intenção de 84,2% dos entrevistados é continuar com o trabalho remoto.

Além disso, a pesquisa mostra as habilidades que as empresas precisarão ter no futuro pós-pandemia, para se manter competitivas no mercado: 

  • Pensamento ágil focado em soluções: 19,2%
  • Rápida adaptação às mudanças: 16,9%
  • Compromisso com as suas tarefas, apropriação da responsabilidade: 15,9%
  • Inovação: 14,7%
  • Gestão de tempo e tarefas: 13%
  • Autonomia: 11,9%
  • Liderança: 8,5%

O levantamento aponta ainda que a modalidade remota de trabalho levará a um trabalho mais orientado a objetivos e metas do que ao cumprimento de jornadas de trabalho fixas. 

Os líderes de empresas também destacam que outro fator no qual deverão trabalhar é a melhoria da tecnologia e a conectividade dos funcionários que trabalham remotamente.

De acordo com o diretor de operações da Supero, conexão e colaboração são duas peças-chaves para fazer os profissionais se sentirem conectados ao resto da equipe e encontrar motivação para participar de projetos importantes.

A Supero possui um programa de gestão humanizada muito forte e estruturada. Nossos líderes mantêm contatos semanais com os profissionais e também com os clientes que recebem esses profissionais. Além disso, promovemos encontros e cafés virtuais para jogar papo fora. Nossos profissionais são assistidos na área pessoal, orientados no âmbito profissional e recebem feedbacks constantes sobre o andamento de seus trabalhos e comportamentos.

Fernando da Silva comenta ainda que em momentos de crise é fundamental envolver o time para resultados eficientes. Nesse sentido, ele considera fundamental que gestores orientem seus profissionais pensando nos objetivos que eles têm a alcançar, e não apenas nas horas que precisam cumprir. Embora fazer isso remotamente possa ser um desafio, segundo ele é possível sabendo usar as ferramentas e metodologias certas. Dessa forma, o diretor de operações garante: vale a pena!

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O retorno parcial ou total para o escritório

Com o início da vacinação em massa no Brasil, as organizações têm começado a repensar o retorno para o modelo presencial de trabalho. 

As dúvidas são muitas. Até que ponto faz sentido voltar para o escritório? Qual o melhor modelo para o meu negócio? O que a empresa ganha e o que perde com os profissionais em home office?

Na Supero Tecnologia, Silva conta que o modelo adotado irá permanecer o híbrido, com total atenção para uma boa comunicação, seja ela remota ou não. O importante é que ela chegue clara e objetiva para todos os profissionais. 

Aqui, o profissional tem a opção de trabalhar remotamente. Quando precisamos fazer algo presencial, combinamos com ele e, então, respeitamos a decisão que ele toma. Se o profissional desejar fazer 100% presencial no escritório também é possível. 

O diretor de operações afirma que esse modelo está funcionando bem na Supero, visto o crescimento da empresa. Mas considera que sempre estão aprendendo para melhorar a gestão, as ações e a comunicação, de forma a levar aos profissionais todo o apoio necessário e aos clientes, uma Supero diferenciada e parceira para os negócios.

No caso de profissionais alocados, como há clientes que estão retornando ao trabalho na forma presencial, sempre há um acordo com nossos profissionais. Nada é feito de forma arbitrária, visto que, além do momento, a Supero possui muitos profissionais fora das cidades de suas unidades e das unidades do cliente. Assim, acreditamos que o trabalho remoto continuará a ser executado, mesmo com o fim do isolamento social, e isso ainda deve se estabelecer por bastante tempo.

Veja: Quais os principais riscos do outsourcing de TI

Presencial, híbrido ou remoto: o modelo é você que escolhe 

Com uma experiência de 17 anos no mercado de tecnologia, a Supero investe no recrutamento de profissionais de TI a fim de contar com os melhores times para seus clientes.

Nosso outsourcing de TI está preparado para atender todos os modelos de trabalho, seja  presencial, híbrido ou 100% remoto. Com profissionais altamente capacitados, a Supero conta com times engajados em fazer parte da rotina das equipes internas para entregar resultados que as organizações precisam.

De acordo com Fernando da Silva, a Supero busca sempre entender a necessidade do cliente para oferecer o profissional ideal para os projetos que ele demanda no menor tempo possível. 

Além disso, a performance dos profissionais alocados é observada de perto, com acompanhamento de KPIs, constantes feedbacks e investimento no desenvolvimento dos times.

Sempre tivemos muito forte o relacionamento com nossos clientes. A pandemia não mudou isso, até porque não tivemos que inventar nada, além do que já entregamos. Na verdade, serviços personalizados sempre fizeram parte do nosso DNA.

Quer conhecer como funciona o outsourcing de TI da Supero? Entre em contato com um de nossos consultores especializados e escolha a melhor solução para a sua empresa.


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